Como recuperar fotos de um celular roubado

Como recuperar fotos de um celular roubado

O roubo de aparelhos celulares é, infelizmente, muito comum no Brasil - no estado de São Paulo, por exemplo, 13 celulares são roubados por hora[1], segundo dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados pela Folha de São Paulo. Caso você tenha sido vítima dessa prática, nos solidarizamos e estamos aqui para lhe ajudar a, pelo menos, recuperar suas fotos que foram perdidas. Neste post do umCOMO te explicamos como recuperar fotos de um celular roubado.

Como recuperar fotos do celular roubado

Fotos são os registros em imagem dos momentos que vivemos, então é natural nossa vontade de preservá-las. Mas como recuperar fotos de um celular roubado? Existem diversos meios que tornam o acesso a essas fotografias possível, a maioria deles envolvendo algum sistema de nuvem ou backup como, por exemplo, o Google Photos.

Entenda, a seguir, como recuperar fotos de celular roubado de diferentes maneiras:

Como recuperar fotos do celular roubado pelo Google

Se o seu celular roubado era de sistema Android, é bem possível que as fotos que você tirou tenham sido salvas automaticamente no Google Photos, uma ferramenta de backup - isto é, que mantém as fotos seguras na nuvem. Veja como acessar o Google Photos:

  1. Entre no site do Google Photos;
  2. Clique em "Acessar o Google Photos";
  3. Informe seu endereço de e-mail e senha do Gmail (essa é uma das maneiras de como recuperar fotos de celular roubado pelo Gmail);
  4. Pronto! Se seu celular estiver configurado para o backup, é possível que você encontre todas as fotos que tirou até seu aparelho ser roubado lá.

Se acredita que conseguirá reaver seu aparelho, confira nosso artigo Como localizar um celular Android.

Dica: verifique sempre se seu celular está fazendo backup para o Google Photos, dessa forma você garante que elas estarão seguras e que não vai as perder em caso de perda, dano ou roubo. Se possível, salve as mais importantes (como as de uma viagem, por exemplo) em mais de um lugar!

Como recuperar fotos de celular roubado pelo Gmail

Se você tem um e-mail Gmail, pode ser que tenha feito o upload de algumas fotos para o Google Drive, o sistema de armazenamento das contas Google. Para acessar o Google Drive e ver se há alguma foto do seu celular roubado por lá, confira as instruções a seguir:

  1. Já tendo feito login no Gmail, acesse o portal drive.google.com;
  2. Você vai ter acesso ao painel "Meu Drive";
  3. Lá, procure por fotos do seu celular antigo. Geralmente o backup para o Google Drive não é automático, mas você pode tentar! Você pode encontrar fotos que tenha salvo.

Como recuperar fotos de iPhone roubado

O iPhone tem seu sistema de backup próprio, que é o iCloud, especialmente desenvolvido para os usuários de aparelhos com o sistema iOS. É o iCloud que você deverá acessar para ter acesso as suas fotos. Confira:

  • Acesse o site do iCloud e faça seu login com a ID Apple;
  • Escolha o item "Fotos";
  • Pronto! Você conseguiu recuperar as fotos do seu celular roubado.

Para reaver seu iPhone, confira as dicas do nosso artigo O que fazer se me roubarem o iPhone.

Atenção: as dicas acima valem para fotos de celular perdido e também para como recuperar fotos de outro celular quebrado.

É possível recuperar fotos pelo chip?

Infelizmente, não é possível recuperar fotos do seu celular pelo chip - no máximo, é possível recuperar os contatos. Isso acontece porque esse tipo de informação (fotos) fica retida na memória do celular e/ou na nuvem em backup, nunca no chip do celular.

Roubaram meu celular, o que fazer?

Se você teve seu celular roubado, é necessário seguir um certo protocolo para evitar que terceiros tenham acesso aos seus dados pessoais. Afinal, hoje temos até dados bancários em nossos smartphones. Bloqueando seu celular pelo IMEI, você o torna inútil para quem roubou. Veja como proceder a seguir:

  • Anote seu IMEI em um local seguro. Em geral, você pode achá-lo na nota fiscal do aparelho, na caixa, acima da bateria ou discando *#06#. O IMEI é um número de 15 dígitos;
  • Procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência, seja para roubo (quando há violência) ou furto (sem violência). O boletim de ocorrência é fundamental tanto para os trâmites dentro da operadora quanto para o registro desse tipo de delito;
  • Entre em contato com a sua operadora de telefone celular e informe o código de IMEI e também os dados relativos ao boletim de ocorrência (viu só? é por isso que você precisa fazê-lo). Isso irá inutilizar seu aparelho, provocando frustração em quem o subtraiu para si.

Confira o número das principais operadoras:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057 ou *144
  • TIM: 1056 ou *144
  • Vivo: 1058 ou *8486

Lembre-se que você também pode procurar uma loja física da sua operadora para resolver esse problema!

Atenção: evite usar seu celular na rua, no transporte público e em outros ambientes que você julgar inseguros. Fique sempre de olho nele, mantendo-o preferencialmente dentro da bolsa.

Boletim de ocorrência online

Atualmente, diversos estados já oferecem a opção de fazer o boletim de ocorrência online e recebê-lo por e-mail. Dessa forma, você evita o deslocamento até uma delegacia e consegue realizar tudo de maneira mais fácil, rápida e prática.

Leia também: Perdi meu chip, como recuperar o WhatsApp?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar fotos de um celular roubado, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Referências
  1. HENRIQUE, Alfredo. Cidade de São Paulo tem 13 celulares roubados por hora. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2019/06/cidade-de-sao-paulo-tem-13-celulares-roubados-por-hora.shtml>. Publicado em 07 de junho de 2019. Acesso em 07 de novembro de 2019.