Como recuperar as mensagens apagadas do Instagram

Como recuperar as mensagens apagadas do Instagram

O Instagram é uma rede social que há anos está entre as mais utilizadas mundialmente, tendo como função principal a postagem e compartilhamento de fotos e vídeos. Apesar de ser essa a função primordial da rede, também foi adicionado ao aplicativo a função chat, as directs messages, ou, simplesmente, direct, para mandar mensagens privadas para outros usuários assim como em aplicativos de comunicação tal qual o WhatsApp e o Messenger do Facebook. Seja por temos deletado intencionalmente ou por erro, por vezes acabamos perdendo conversa com alguns de nossos contatos no aplicativo. Se você quer saber como recuperar as mensagens apagadas do Instagram, leia esse artigo do umCOMO e saiba como fazê-lo.

Como recuperar conversas apagadas do Instagram

A primeira pergunta a se fazer antes de ir atrás de soluções para mensagens perdidas é: tem como recuperar mensagens apagadas do Instagram? A resposta para essa pergunta, felizmente, é sim! Uma das maneiras de fazer isso é fazendo o download dos dados da sua conta direto no aplicativo. Para ter acesso as mensagens apagadas é preciso um pouco de paciência, já que o app demora 48 horas para enviar os arquivos, mas a boa notícia é que é possível.

Para evitar ter que esperar para recuperar as conversas apagadas do Instagram é importante ter o backup das mensagens sempre em dia, fazendo uma cópia de segurança dos dados. Para saber como recuperar as conversas do Instagram você deve seguir os seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar, tenha em conta que isso só é possível se você tem a última versão do app instalada;
  2. Entre na sua conta e clique no seu perfil;
  3. Em seguida, clique nas três listras horizontais que aparecem em cima, do lado direito e, logo, clique na roda que acede as suas configurações do app;
  4. Agora clique em segurança e dirija-se a parte intitulada dados e histórico clique em baixar dados.
  5. Uma vez tenha introduzido a sua conta de e-mail onde quer receber os dados, o Instagram te pedirá a sua senha do perfil. Se não lembra qual é, acesse o nosso artigo sobre como recuperar senha do Instagram.
  6. Finalmente, em um prazo de 48 horas o Instagram te enviará um e-mail com todos os dados e arquivos da sua conta, incluindo as conversas que já foram eliminadas.

Essa é uma opção é segura, já que é feita diretamente no app, e serve tanto para aparelhos com sistema Android, como iOs.

Como restaurar conversas do Instagram usando aplicativos

Se você tentou recuperar as suas conversas diretamente pelo Instagram e por algum motivo não encontrou a que desejava, saiba que também existe maneira de como recuperar conversas do Instagram usando aplicativos externos. Porém, antes de fazer uso de qualquer aplicativo externo para recuperar suas conversas apagadas no Instagram, tenha em mente que não são todos os apps externos que são seguros e que você pode acabar com a conta hackeada, isto é, invadida.

Além disso, tenha em conta que os programas externos podem deixar de funcionar com o tempo, por isso a opção melhor e sempre mais segura é fazendo o download dos seus dados diretamente no app. Se mesmo assim você quiser usar um app externo, te ensinamos como restaurar suas conversas do Instagram usando o Notificacion History.

Recuperar conversas do Instagram com Notification History (Android)

Para saber como recuperar mensagens apagadas do Instagram no Android, siga os seguintes passos:

  1. Vá à loja de aplicativos de seu celular e baixe o "Notification History";
  2. Após a instalação, abra o aplicativo e o configure, dando todas as permissões para que possa acessar seus dados;
  3. Termine as configurações e pronto!

Assim que o Notification History for configurado, passará a registrar todas as notificações que seu aparelho receber, o que inclui as mensagens do Instagram. Entretanto, para isso é necessário que as notificações do aplicativo estejam ativadas. Outra vantagem desse método é que você verá até mesmo as mensagens que foram enviadas e apagadas logo em seguida, já que o Instagram tem também a opção de apagar os textos das mensagens enviadas, e, por vezes, isso acontece antes que tenhamos tido a oportunidade de vê-las.

Como restaurar conversas apagadas do Instagram (iPhone)

Para saber como recuperar mensagens apagadas do Instagram no seu iPhone, siga os seguintes passos:

  1. Abra a Apple Store (loja de apps do iPhone);
  2. Baixe o aplicativo Fonelab;
  3. Faça o cadastro e recupere mensagens e outros dados apagados ou perdidos.

Outra opção para ambos sistemas operacionais é o aplicativo Ultdata, um software que permite recuperar dados eliminados por acidente como vídeos, fotos e mensagens. Para conhecer mais aplicativos que ajudem a administrar a rede social veja aplicativos para gerenciar Instagram.

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

Outros dados apagados da rede social que podem gerar arrependimento são as fotos. Apagou uma foto do Instagram e se arrependeu? Não se desespere, pois nem tudo está perdido e é possível recuperá-la, seja para postar novamente ou apenas para tê-la guardada para si. O processo é bem simples e muito mais fácil do que recuperar conversas apagadas do Instagram.

Caso você tenha postado a foto e não tenha deletado da memória do celular, basta ir na pasta de imagens no menu do celular e procurar pela pasta Instagram. Nela, você encontrará todas as imagens postadas na rede social, mesmo aquelas já deletadas do seu perfil. Afinal, o Instagram salva a versão editada para postagem sempre que publicamos algo, sendo assim, se você utilizou cortes ou um filtro na imagem para ser postada, estará salva assim em seu aparelho.

Em casos mais graves nos quais a imagem foi apagada da memória do celular, também é possível recuperá-la. Seguindo os seguintes passos:

  1. Conecte seu aparelho Android em um computador;
  2. Abra a pasta de arquivos do aparelho;
  3. Procure pela pasta do Instagram;
  4. Abra a pasta de imagens do Instagram.

Na pasta de imagens você encontrará todas as imagens postadas já postadas. O celular também mantém um backup de imagens enviadas pelo Whatsapp, basta também conectar seu aparelho a um computador e ir na pasta de arquivos do aplicativo, abrir e pasta de imagens e lá estará uma versão com qualidade e tamanho um pouco reduzidas tanto das imagens enviadas quanto das recebidas.

Como arquivar fotos no Instagram

Para evitar arrependimentos em caso de que você apague fotos do Instagram, uma possibilidade é arquivá-las, deixando as imagens inacessíveis para seus seguidores, mas passíveis de serem recuperadas sem que se perca inclusive os likes recebidos. Quando arquivamos uma foto e a recuperamos, é como se nunca tivéssemos deletado. Para arquivar uma imagem no Instagram, siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo do Instagram;
  2. Abra o seu perfil e selecione a imagem a ser arquivada;
  3. No canto superior direito, encontre um símbolo com 3 pontinhos e clique;
  4. Encontre a opção "Arquivar" e selecione.

Pronto! A imagem foi arquivada e poderá retornar a seu perfil quando quiser. Na pasta de imagens arquivadas também é possível encontrar stories antigos, que podem ser postados com data original da imagem como uma espécie de "lembrança".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar as mensagens apagadas do Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.