Como mudar a senha do meu roteador

Como mudar a senha do meu roteador

O roteador é um dispositivo que utilizamos para gerar conetividade para outros dispositivos, normalmente ethernet ou wifi. Isto significa que é o roteador é responsável por permitir o acesso à internet. Pode adquirir um em qualquer loja de eletrônica, mas o habitual é contratar o serviço de internet junto das principais operadoras, de forma a que nos concedam um roteador genérico. Neste artigo de umComo.com.br veremos como mudar a senha do nosso roteador.

Vai precisar de:
  • Um roteador
  • Encontrar a secção que permita mudar a senha de nosso roteador
Passos a seguir:
1

Os utilizadores normalmente não se dão ao trabalho de mudar a senha que o seu roteador traz por defeito, o que aumenta o risco de alguém invadir a nossa rede, dando origem a uma série de consequências. Por isso é muito importante que modifiquemos a senha de nosso roteador o mais depressa possível.

2

O primeiro passo que devemos dar é conhecer o nosso IP. Podemos fazer isso de duas maneiras. A primeira é consultando uma das muitas páginas web que o fornecem automaticamente, é o caso de meuip.com.br e meuenderecoip.com.

3

A outra maneira de conhecer o nosso IP é na caixa de busca do menu Iniciar. Aí escrevemos cmd e aparecerá uma janela de MS DOS na qual teremos de escrever ipconfig. Abaixo irá ser mostrada uma série de dados e teremos de anotar os números de gateway. Fechamos essa janela de MS DOS porque já não é necessária.

4

Agora que já temos os números de nosso IP, vamos colocá-los na barra de navegação e clicamos Enter. Irá abrir-se uma janela que nos irá pedir para nos identificarmos como usuários e introduzir a senha. Chegado a este ponto são várias as opções. Pode dar-se o caso de sabermos o usuário e senha, e assim só teremos de introduzir esses dados, porém o mais habitual é que não saibamos isso, mas podemos recorrer a 3 ou 4 maneiras de conseguir saber os dados de nosso usuário e senha.

Uma das formas é procurar essas informações no manual de instruções de nosso roteador. A outra é contatar nossa operadora de serviços telefônicos e lhe solicitar os dados. Outra forma ainda é tentar descobrir, experimentando colocar admin como usuário ou 1234 e na senha o mesmo. A combinação admin como usuário e admin como senha é absolutamente comum, o que demonstra a vulnerabilidade de nossa rede doméstica. A última opção seria consultar os usuários e senhas predeterminados para nosso modelo de roteador ou para os outros roteadores de nossa operadora de serviços telefônicos.

Inspire-se: Nomes para WiFi: ideias legais e engraçadas!

5

Cada roteador tem o seu menu próprio, por isso assim que tivermos acedido a ele, teremos de procurar a opção que nos permita mudar a senha. Os termos habituais para modificar a senha passam por wireless, configuração, password, definições, segurança, etc. Uma vez encontrada a secção correspondente no nosso roteador, será nos pedido para introduzir a senha antiga e a nova, que será escolhida por nós. Com isto já terá as ferramentas necessárias para poder aceder ao seu roteador com a nova senha.

Sugestão: Como configurar roteador Link One + Truques para internet rápida

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar a senha do meu roteador, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Conselhos
  • Colocar uma nova senha para nos identificar como administradores de nosso roteador, dado que cada modelo de roteador traz uma pré-definida que é fácil de descobrir.