Como mudar a numeração de páginas no Word 2010

Como mudar a numeração de páginas no Word 2010

Precisa de mudar os números das páginas de um documento do Word e não sabe como? Às vezes precisamos começar a numerar em uma folha que não é a primeira, ou criar uma numeração descontínua, mas conseguir isso parece uma tarefa impossível. A verdade é que não é, trata-se de uma tarefa simples se souber onde encontrar a opção. É por isso que em umComo queremos ajudá-lo e vamos explicar para você, passo a passo, como mudar a numeração de páginas no Word 2010.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber como adicionar números de página em qualquer documento do Word 2010, ou seja, uma numeração contínua. Depois, quando já tiver criado o documento, vá até à aba 'Inserir' e, uma vez aí, pressione sobre ícone de 'Número de página' e escolha em que posição o quer colocar. Além disso, poderá escolher o formato e a aparência que desejar da numeração.

2

Por padrão, a numeração do Word começará colocando o número 1 na primeira página e numerará de forma contínua todas as páginas que estão a seguir. Apesar de ser a funcionalidade mais usada, às vezes descobrimos que os documentos contêm páginas que não queremos numerar (capas, índices, dedicatórias, etc.).

É nestes casos que devemos recorrer às seções para poder criar uma quebra de seção no Word. Para isso, deverá colocar o cursor na página que deseja mudar o número e selecionar a aba de 'Layout da página'; depois, pressione sobre a opção Quebras/Quebras de seção/Página seguinte.

3

Deste modo, as ferramentas de edição de rodapé irão abrir-se automaticamente (ou cabeçalho, dependendo de onde tiver introduzido o número de página) e deverá desmarcar a opção 'Unir ao anterior'. Agora, o rodapé já não será associado aos anteriores e poderá modificar ao seu gosto sem a obrigação de ser igual ao anterior.

4

Consequentemente, quando tiver a opção de vinculação de rodapés desativada, poderá ir até às ferramentas de formatação para modificar a numeração. Para isso, terá que clicar sobre o botão 'Número de página' e, no menu suspenso, escolher 'Formato do número de página'. No quadro 'Iniciar em' poderá escolher a partir de que número começará a numerar, ou seja, o número que quer que apareça como numeração desta folha. Poderá realizar este passo tantas vezes como quiser para conseguir ajustar os números de página como precisar. Fácil assim!

5

Do mesmo modo, pensamos que pode ser útil aprender também estes outros truques sobre o Word:

  • Como pré-visualizar um documento Word sem o abrir
  • Como criar um índice no Word

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar a numeração de páginas no Word 2010, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.