Partilhar

Como montar uma loja no Instagram

Por Samanta Fluture. Atualizado: 26 outubro 2018
Como montar uma loja no Instagram
Imagem: instagram.com

Além de compartilhar imagens e momentos pessoais, o Instagram também é um ótimo aplicativo para usar como ferramenta de vendas e marketing digital. Que tal alcançar potenciais clientes usando ótimas fotos e um bom relacionamento?

Usando essa rede social, será possível não só mostrar seus itens à venda, como também fotos dos bastidores de sua produção e também manter contato com seus consumidores, usando seu feedback para melhorar sua loja e seus resultados.

Neste artigo, o Umcomo.com.br separou algumas dicas essenciais para você saber como montar uma loja no Instagram e usar seu perfil para vender produtos.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma colagem no Instagram

Decida o que você quer vender

Antes de criar uma conta especial para a sua loja e começar a postar, que tal montar um planejamento? Comece pensando quais tipos de produtos você tem afinidade para vender e qual seria o seu público. A partir daí, comece a imaginar como tais itens podem ser melhor visualizados por fotos no Instagram. Pense se esses produtos são bem visuais e possuem, por si só, apelo de venda. Afinal, o Instagram é a ferramenta perfeita para criar uma loja virtual.

Procure por inspiração

Se você ainda não conseguir visualizar como é a sua loja ideal no Instagram, que tal buscar por referências? Ao saber do produto que gostaria de vender, está na hora de pesquisar por lojas bem consolidadas e hashtags que sejam relacionadas. Veja o que funciona e o que não funciona, observe o feedback dos usuários e anote as boas ideias.

Como montar uma loja no Instagram - Procure por inspiração
Imagem: instagram.com/urbanoutfitters

Cadastre-se para ter sua loja no Instagram

Com um planejamento pronto, está na hora de colocar tudo em prática. O primeiro passo é se cadastrar no Instagram e criar uma conta no nome da sua loja. Não esqueça de usar um nome que tenha a ver com seus produtos e público, bem como algo que não seja muito complexo e facilite na hora da busca e digitação.

Use o logo da loja como imagem de perfil

Depois criar login e senha, você terá um perfil inteiro para preencher. Isso inclui a imagem de perfil, que é extremamente importante para que os usuários reconheçam sua loja. Essa imagem deverá ter a essência dos produtos e funcionar como uma identidade visual. Por isso, busque dicas e referências para criar um logo de aparência profissional.

Coloque informações de contato no seu perfil

Depois da imagem de perfil, você deve editar sua descrição. Ela também ser profissional, com uma frase explicativa sobre qual é o seu negócio e um link (ou telefone ou email) de contato. É importante manter esse canal aberto de contato para que, no futuro, seus consumidores possam tirar todas as dúvidas. Afinal, não é possível comprar de forma automática dentro do Instagram. Para isso, o usuário deverá encontrar em contato com você ou sua loja, afim de pagar e receber pelo produto.

Faça o upload de fotos e informações relevantes

Agora chegou a parte divertida: postar fotos atrativas! Faça um calendário de projeto para a sua loja. Use-o para você saber quais os dias irá postar determinadas imagens, e quantas postagens terá por dia/semana. É importante que suas publicações sejam constantes, para que os usuários não esqueçam de você. Porém, mais importante ainda é você postar coisas que sejam relevantes. São elas:

  • Boas fotos do seus produtos, valorizando cada aspecto e também mostrando ou explicando suas utilidades através de demonstrações.
  • Fotos da produção dos produtos ou bastidores da loja, para que seus consumidores se sintam próximos e parte do projeto.
  • Imagens de alta qualidade que tenham a ver com sua marca e seus produtos, podendo inspirar seus consumidores a curtir e comentar, gerando engajamento.
  • Na descrição das fotos de produto, informe tudo o que for necessário para a compra do produto e não se esqueça de adicionar hashtags que possam facilitar na hora da busca e gerar ainda mais visualizações. Afinal, não haverá um botão "comprar" e sim dados que façam com que o usuário entre em contato com você para efetuar a compra.

Ganhe seguidores (e consumidores!)

Cada seguidor novo é um cliente potencial que poderá fazer uma compra a qualquer momento. Então, como conseguir mais seguidores no Instagram? Para isso, é importante que você mantenha sua loja ativa. Poste frequentemente, integre o Instagram com outras redes sociais e sites. Seja amigável, peça feedback, responda a todos os comentários e tire todas as dúvidas. Certifique-se de que suas fotos mostram o produto como ele é e que também sejam bonitas a ponto de chamar a atenção e causar desejo. Siga e curta fotos de perfis que são relacionados ao seu e também dos seus próprios clientes e seguidores.

Sugestão: Como vender pelo Instagram

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar uma loja no Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como montar uma loja no Instagram

1 comentário
A sua avaliação:
Silvana silva
Gostaria de saber como montar uma loja,qual o tipo de produto mais procurado.

Como montar uma loja no Instagram
Imagem: instagram.com
Imagem: instagram.com/urbanoutfitters
1 de 2
Como montar uma loja no Instagram

Voltar ao topo da página