Como montar um servidor

Como montar um servidor

Cada dia mais pessoas têm decidido usar seus computadores – por vezes alguns mais antigos – para criarem seus servidores domésticos. Seja para hospedar um pequeno blog ou usá-lo apenas como servidor de arquivos. A tarefa é fácil mas requer muita atenção e cuidado no passo-a-passo. Se ficou interessado em criar o seu próprio servidor, veja aqui no UmComo como proceder.

Passos a seguir:
1

Principalmente com o surgimento das SmartTVS ficou muito fácil ter uma coleção enorme de seriados e filmes, já que a transferência de arquivos entre servidor e smarttv é muito fácil e rápida.

2

Decisão:

Avalie antes se você quer realmente fazer um investimento no seu lazer ou se é apenas um hobby simples e sem ambições. Se você desejar armazenar muitos arquivos, talvez seja o caso de comprar um HD externo bem robusto e com alguns TB de capacidade.

O sistema operacional que será usado também é muito importante nessa etapa de decisão. As distribuições Linux são muito boas, facilmente configuráveis e são gratuitas e você não precisa necessariamente instalar a versão servidor, basta apenas remover os softwares que são dedicados ao usuário comum. Será que para um simples hobby valerá a pena pagar por uma licença Windows Server?

3

Transferência:

Se você pretende transferir arquivos do seu servidor para outros computadores e dispositivos, você poderá usar BittorrentSync, uma solução gratuita e muito fácil de ser configurada.

4

Passo 1: Instale o Samba.

Se a sua decisão for a de usar o Linux como servidor, instale o Samba para permitir o compartilhamento de arquivos.

5

Passo 2: Habilite seu computador para ser acessado por FTP.

Existem vários softwares para isso no Linux, mas você pode usar o ProFTPD, um software fácil de instalar (pelo Synaptic ou Central de Arquivos, do Ubuntu)

Imagem: Wikimedia
6

Passo 3: SSH

Se você decidiu usar o Debian como servidor, provavelmente já terá o OpenSSH instalado, mas se optou pelo Ubuntu ou outra distribuição, é melhor que instale o openssh-server e o vnc4server.

7

Passo 4:Softwares adicionais.

Talvez você queira também ou queira para outro propósito ter um servidor, então você poderá instalar o Xampp, phpMyAdmin, Wordpress, enfim.

8

Passo 5: Acessando seu servidor.

Com o servidor montado, você poderá acessá-lo pelo Es File Explorer, se for através de dispositivos móveis ou através do conhecido FileZilla.

9

Passo 6: Transferindo para dispositivos móveis

Se você quiser usar seu servidor para transferir arquivos para seus dispositivos móveis, você pode instalar no seu Android o FTPServer, você abre o nautilus ou dolphin e por ftp acessa o IP do seu celular, assim a transferência se faz por Wi-Fi, ou seja, não vai ficar precisando plugar dispositivos no seu servidor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um servidor, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.