Como me registrar no WeChat

Como me registrar no WeChat

Há vida além do Whatsapp, isso é algo que começamos a entender já faz tempo. Mas além de Whatsapp, o Line ou o Telegram não são os únicos aplicativos de mensagens instantâneas que valem a pena. Um dos aplicativos que está começando a chamar atenção ultimamente é o WeChat, que está disponível para os principais sistemas operacionais móveis (iOS e Android) e que permite fazer bem mais que bater papo (chat): telefonema de vídeo, chat de voz, fazer amigos "sacudindo" o telefone... Quer testar? No umCOMO contamos como se registrar em WeChat.

Como se cadastrar no WeChat

Apesar das enormes polêmicas envolvendo aplicativos como o WeChat e o TikTok (como acusação de espionagem chinesa por parte do governo dos Estados Unidos), o fato é que esse aplicativo, em sua terra natal, é usado em diversos contextos: para além de ferramentas típicas de outras redes sociais como o Whatsapp (troca de mensagens), postagem de fotos, vídeos e stories (como o Instagram) e acompanhar as últimas notícias (como no Twitter) o WeChat também possibilita que seus usuários façam compras e pagamentos dentro da plataforma, ou seja, uma espécie de "Mercado Livre" misturado com "PicPay". São muitas ferramentas em um só aplicativo!

Para quem usa o WeChat fora da China, essas opções também estão disponíveis. Vejamos:

  • Troca de mensagens instantâneas (seja por texto, áudio, fotos, vídeos, etc);
  • Compartilhamento de localização;
  • Grupos de chat com até 500 pessoas (o limite do Whatsapp, por exemplo, é de 256 membros por grupo);
  • Chamadas em voz ou vídeo com até nove pessoas (o limite do Whatsapp são 8 pessoas para essa função, por exemplo);
  • Publicação de stories;
  • Uso de stickers;
  • Contas oficiais (como por exemplo de um jornal) que você pode seguir para se manter informado;
  • Uso de software de terceiros dentro do WeChat;
  • Diversas opções de jogos para participar com amigos;
  • Criar uma carteira digital no WeChat e usá-la para fazer compras e pagamentos;
  • Fazer chamadas telefônicas por tarifas abaixo da média;
  • Contador de passos;
  • Aplicativo certificado pela TRUSTe Privacy;
  • Scan de QR Code, entre outros.

É fato de que muitos desses benefícios também estão disponíveis no Whatsapp ou no Telegram, mas caso você queira ter mais um app de mensagens instantâneas em mãos, o WeChat pode ser uma excelente opção. Pensando que o TikTok tem a mesma origem e cresceu de forma absurda, pode ser que o "primo" vá pelo mesmo caminho. Aliás, confira nossa categoria TikTok para saber mais sobre essa rede social do momento.

Cadastro no WeChat

  1. Primeiramente, para se registrar no WeChat, é preciso baixar o aplicativo no seu smartphone. Você pode fazer isso na loja de aplicativos de seu telefone (clique aqui para Android ou clique aqui para iOS) ou no site do WeChat, onde é possível baixar o app no seu computador.
  2. A nova tela mostrará diferentes opções de download, de acordo com a sua plataforma móvel. Clique sobre a que corresponder (ou leia o código QR diretamente com o telefone) e será redirecionado diretamente à sua loja de aplicativos, onde você poderá baixar e instalar WeChat em seu celular.
  3. Abra o aplicativo de WeChat que você acabou de baixar em seu smartphone. A tela inicial dará duas opções: Login ou Cadastrar com Telefone. Nessa segunda opção, você pode usar seu número de celular ou conta do Facebook.
  4. Se escolher usar o número de celular, digite seu nome, escolha seu país, digite seu número de celular, escolha uma senha e clique em "Concordar com os termos de serviço" e, logo depois, Cadastrar com Telefone.
  5. Muitos usuários têm reportado não conseguir passar dessa fase do cadastro. Contudo, o normal a acontecer depois de ter inserido esses dados é aparecer uma mensagem avisando que você vai receber um SMS com um código de verificação. Pressione "OK" para aceitar. Espere uns minutos até receber o SMS. Abra-o, copie o código de verificação, volte ao WeChat e cole no campo indicado.
  6. Se não receber o SMS, peça que o enviem outra vez em "Resend" (Reenviar) (às vezes não chega na primeira tentativa ou demora pouco mais de 30 segundos, seja paciente).

Se você não conseguir se cadastrar pelo celular, tente com a conta do Facebook. Ou veja mais sobre Como funciona o Telegram, outro excelente aplicativo.

WeChat - conta bloqueada

Ao analisar comentários de avaliação do WeChat, há vários usuários relatando que tiveram suas contas WeChat bloqueadas do nada. Isso pode ser uma tremenda dor de cabeça, sobretudo se você usava muito o aplicativo. Em geral, os principais motivos para ter a conta bloqueada são:

  • Uso de VPN para acessar o WeChat;
  • Estar usando uma versão fake do aplicativo;
  • Usar um número de telefone fake para se cadastrar no app;
  • Ter sido denunciado por violar as regras do WeChat.

Para desbloquear sua conta, tente buscar apoio junto à Central de Ajuda do aplicativo. A parte chata é que em geral o aplicativo pede que você busque junto a um usuário com pelo menos mais de seis meses de cadastro que verifique sua conta. Por isso, pode ser um pouco difícil conseguir o desbloqueio. Você também pode buscar ajuda dentro dos grupos do Facebook do WeChat Brasil, que provavelmente possuem usuários dispostos a ajudar você a recuperar sua conta!

Outras dicas são:

  • Tentar entrar com uma conta que esteja vinculada ao WeChat;
  • Alterar sua senha para uma forte e segura;
  • Apagar o aplicativo e baixá-lo novamente;
  • Verificar se sua conexão com a internet está estável.

Atenção: recentemente, portais de notícias sobre finanças[1] publicaram notícias sobre o WeChat estar bloqueando usuários que utilizam a rede para trocar moedas virtuais como o bitcoin. Ou seja, esse tipo de transação não é aceito pela comunidade WeChat. Ao participar de qualquer rede social, lembre-se que ela possui uma política de uso, e que se você deseja permanecer conectado é preciso respeitá-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me registrar no WeChat, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

ReferĂȘncias
  1. HUILLET, Marie. Gigante de mídia social da China WeChat bloqueia contas de mídia de cripto, dizem fontes. Cointelegraph Brasil. Disponível em: <https://cointelegraph.com.br/news/chinas-social-media-giant-wechat-blocks-a-number-of-crypto-media-accounts-sources-say>. Publicado em 22 de agosto de 2018. Acesso em 21 de dezembro de 2020.
Bibliografia
  • MOZU, Paul. O que está por trás do WeChat, o aplicativo mais usado na China. Estadão. Disponível em: <https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,o-que-esta-por-tras-do-wechat-o-aplicativo-mais-usado-na-china,70003443393>. Publicado em 20 de setembro de 2020. Acesso em 20 de dezembro de 2020.
  • APP STORE. WeChat. Disponível em: <https://apps.apple.com/br/app/wechat/id414478124>. Acesso em 20 de dezembro de 2020.