Partilhar

Como ligar o notebook na TV

Por Samanta Fluture. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ligar o notebook na TV

Apesar das inúmeras opções para assistir aos vídeos, filmes e seriados online, o conforto da tela de uma televisão nem se compara com a de um notebook, tanto no tamanho quanto no som. Para resolver esse problema, a umComo.com.br selecionou algumas dicas para você aprender a ligar o notebook na TV.

Qual a porta de saída de vídeo do seu notebook?

As portas de saída de vídeo do notebook geralmente estão localizadas no painel traseiro ou nas laterais (como é o caso das máquinas da Apple). As mais comuns são VGA e HDMI.

O que é porta HDMI?

HDMI é a sigla para High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição, em tradução literal). A partir de suas funcionalidades, é possível transmitir tanto áudio quanto vídeo de alta qualidade e sem perda de resolução. Essa entrada é a mais comum em televisões de tela plana, sendo que algumas possuem mais de uma. Já em notebooks, a saída HDMI é mais comum em modelos lançados a partir de 2008.

Como ligar o notebook na TV - O que é porta HDMI?

O que é porta VGA?

VGA é a sigla para Video Graphics Array (Matriz Gráfica de Vídeo, em tradução literal). Por ser uma tecnologia mais antiga, seu sistema de transmissão é analógico, ou seja, possui qualidade inferior a HDMI. Modelos de notebook com saída de vídeo VGA são comuns, porém é preciso lembrar que essa conexão só transmite o vídeo. Ou seja, você irá precisar conectar outro cabo para o áudio (usando o mesmo lugar onde se conecta o fone).

Como ligar o notebook na TV - O que é porta VGA?

O que é porta DVI?

DVI é a sigla para Digital Visual Interface (Interface Visual Digital, em tradução literal). É um tipo de conexão digital que está presente em notebooks mais antigos. Apesar de ser anterior a VGA, sua qualidade é superior pois transmite imagens com maior resolução, projetada para ser uma conexão de alta-definição. Porém, aqui também é necessário um cabo adicional para captar o áudio.

Como ligar o notebook na TV - O que é porta DVI?

Quais portas de entrada e saída devo usar?

Se você tiver múltiplas conexões em um mesmo aparelho (uma porta VGA e outra HDMI, por exemplo), tente sempre usar a conexão de maior qualidade (HDMI). Isso irá resultar em uma imagem de alta resolução e também facilitará seu trabalho na hora de configurar os ajustes.

Como escolher os cabos para conexão?

Depois de observar qual a porta de entrada da TV e de saída do notebook, é preciso escolher os cabos para conectá-las. Se as portas forem as mesmas, escolha um cabo que tenha os mesmos conectores nas duas pontas (por exemplo, um cabo HDMI como mostra essa imagem). Mas se a porta de entrada da sua TV for diferente da porta de saída do seu notebook, você precisará de um caboadaptador. Este tipo de cabo pode converter DVI para HDMI ou VGA para HDMI. Ou ainda pode usar a porta USB do seu notebook para se conectar à porta HDMI da televisão. Os cabos HDMI, apesar de caros, são conhecidos por enviarem sinais sem perda alguma de qualidade. Mas não pode se dizer o mesmo dos outros tipos de cabo. Outra vantagem do cabo HDMI é não precisar de outro adicional para as portas de áudio.

Como ligar o notebook na TV - Como escolher os cabos para conexão?

O que é conexão sem fio?

Se toda essa conversa de cabos pareceu muito complicada, há outras formas de se conectar o notebook na TV sem precisar de fios. Basta configurar o notebook para que esteja usando o mesmo Wifi da televisão. Porém, nesse caso, a transmissão irá perder qualidade. Além disso, a sua TV deve ter Wifi para conseguir se conectar. Outra opção é a conexão via Bluetooth. Para ligar o notebook na TV dessa forma, é preciso ativar o Bluetooth nos dois aparelhos e sincronizá-los. Aqui também é preciso checar os recursos da sua televisão para saber se essa função está disponível.

Como configurar o computador para exibir sua tela na TV?

Depois de seguir nossas dicas e ligar o notebook na TV, é preciso configurá-la para que a tela apareça de forma esperada. Primeiro, sua TV precisa estar ligada para que o notebook a reconheça como dispositivo de exibição. Em seguida, a configuração irá depender de cada sistema e aparelho. Alguns mostrarão a imagem na TV de imediato enquanto a tela do notebook ficará preta. Outros terão ambas as telas habilitadas. Ou pode ser necessário usar o menu do notebook para editar as opções de exibição. Nesse caso, você pode escolher duplicar/espelhar a tela do computador na televisão, ou deixar apenas a da TV habilitada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ligar o notebook na TV, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário sobre Como ligar o notebook na TV

1 comentário
rayssa
como eu conector a tv charp no computador da positivo

Como ligar o notebook na TV
1 de 5
Como ligar o notebook na TV

Voltar ao topo da página