Partilhar
Partilhar em:

Como jogar Fantasy Football

Como jogar Fantasy Football

Os Fantasy Games ganharam bastante popularidade e adeptos nos últimos anos, sendo que hoje podemos encontrar esses jogos em qualquer esporte, seja Basquete, Futebol Americano, Surf, Futebol Brasileiro (Cartola), Fórmula 1, entre muitos outros. Mas o mais popular entre todos os esportes é, sem dúvida, o Fantasy Football. Nesse jogo os fãs do esporte têm a chance de mostrar as suas habilidades gerenciando um time da NFL ou do futebol americano. No Fantasy Football são utilizados jogadores reais para pontuar os participantes do jogo, de acordo com a sua performance em campo. Se você quer se iniciar neste jogo que está fazendo o maior sucesso no Brasil, não perca este artigo de umComo em que lhe vamos explicar como jogar Fantasy Football.

Também lhe pode interessar: Como jogar Minecraft online

Encontre uma liga

Para jogar Fantasy Football, você tem de começar por criar uma liga. Para criar uma liga própria você mesmo tem que chamar os seus amigos para participar, sendo que cada liga tem entre 10 e 20 participantes. Mas se você não conseguir este número de participantes ou não conhecer pessoas que queiram jogar, pode sempre participar de uma liga pública, neste caso é o próprio provedor que achará os participantes da liga. Existem vários sites onde é possível jogar Fantasy Football e onde você pode participar nas ligas públicas, sendo que os principais são o da ESPN, Fox Sports, Yahoo, CBS e o site da NFL. Existem vários tipos de ligas, sendo que as principais são as seguintes:

  • Standard - É o tipo de liga mais utilizada em que todos os anos há um novo Draft com os times começando do zero. O Draft ocorre pela ordem do sorteio.
  • Auction - Funciona como a anterior só muda a forma de selecionar um jogador. O Draft ocorre em leilão em que os donos de times recebem uma determinada quantia de dinheiro para fazer lances em jogadores.
  • Dynasty - Os participantes podem manter o elenco dos seus times de um ano para o outro. O Draft é realizado apenas para a escolha de Rookies.
  • Keeper - O participante pode manter apenas uma parte de jogadores do elenco de um ano para o outro. No Draft pode selecionar rookies e veteranos que não tenham permanecido em nenhum time.

Participe de um Draft

Depois de criar um cadastro e escolher a sua liga para o Fantasy Football, o participante tem de participar de um draft ao vivo para escolher os seus jogadores para o seu time. O Draft do Fantasy Football acontece de forma idêntica ao da vida real na NFL, sendo realizado no início de cada temporada. No Draft os participantes das ligas podem ou não estar online, sendo que neste último caso o provedor faz um Draft bem competitivo para você. A ordem de escolha é feita de forma aleatória pelo site e, o Draft é feito seguindo o sistema snake, ou seja, o primeiro time que escolher na rodada 1 será o último na rodada 2, isso torna as escolhas mais justas e os times mais equilibrados. Também é possível fazer um auction draft, que funciona em forma de leilão, em que os participantes têm um valor pré-definido para gastar nos jogadores.

Temporada e Pontuação

Uma vez que as equipes estejam formadas, os times são divididos em grupos e começam a competir entre si semana após semana. Durante a temporada você deve ir acompanhando as notícias dos seus jogadores para conseguir o melhor time possível para a próxima partida. Em cada semana você tem de escolher um Quarterback, dois Running Backs, três Wide receivers, um Tight ends, um Kicker e um Defesa. De acordo com a performance dos jogadores em campo eles terão feito pontos que, somados formarão a pontuação geral de sua equipe. Quem tiver mais pontos no final da semana ganha a partida.

De seguida pode encontrar o sistema de pontuação mais comum do Fantasy Football:

Quarterbacks:

  • 1 ponto a cada 25 jardas passadas.
  • 4 pontos a cada touchdown lançado.
  • -2 pontos a cada interceptação lançada.

Wide receivers e Tight ends:

  • 1 ponto a cada 10 jardas recebidas.
  • 6 pontos a cada touchdown recebido.

Running backs:

  • 1 ponto a cada 10 jardas corridas.
  • 6 pontos a cada touchdown recebido.
  • 6 pontos a cada touchdown corrido.

Kickers:

  • 1 ponto a cada extra point feito.
  • 3 pontos a cada field goal de 0-39 jardas.
  • 5 pontos a cada field goal de 50 ou mais jardas.

Ataque:

  • 2 pontos por cada fumble recuperado.
  • -2 pontos por cada fumble perdido.

Defesa:

  • 1 ponto por sack.
  • 2 pontos por safety.
  • 2 pontos por cada rumble recuperado.
  • 2 pontos por casa interceptação feita.
  • 6 pontos por touchdowns feito pela defesa ou special teams.
  • 10 pontos por não ceder nenhum ponto ao adversário.
  • 7 pontos por ceder 1-6 pontos ao adversário.
  • 4 pontos por ceder de 7-13 pontos ao adversário.
  • 1 ponto por ceder de 14-20 pontos ao adversário.
  • -1 ponto por ceder de 28-34 pontos ao adversário.
  • -4 pontos por ceder 35 ou mais pontos ao adversário.

Free agency, trocas e waivers

No Fantasy Football um free agency são todos os jogadores que não foram escolhidos no draft e, portanto estão disponíveis durante toda a temporada para os participantes da liga poderem efetuar trocas. Ou seja, você dispensa um jogador da sua time e contrata um free agency e, o jogador que você dispensa vira um waiver. É importante referir que os free agency só podem ser contratados depois do período de waivers. Você pode usar um free agency devido a lesões dos seus jogadores, por exemplo.

O waiver trata-se de uma ferramenta do jogo Fantasy Football em que trava o jogador na free agency, sendo este depois escolhido seguindo uma ordem de prioridade. Quando um jogo de um jogador começa, ele vira automaticamente um waiver até ao final da rodada. Se você quiser esse jogador, tem de colocar uma waiver claim nele e, se você tiver prioridade conseguirá que ele fique no seu time. Existem dois tipos de waivers:

  • Standard: Depois do draft o jogador com a escolha 12 é o número um na prioridade do waiver e assim por diante. Depois do jogador usar a sua prioridade passa para o fim da fila. É importante usar este recurso com cautela para usar a prioridade para uma boa escolha.
  • Inverse Order of Standings: Depois da primeira semana, a prioridade do waiver passa a ser a do último time na tabela de classificações. Caso na segunda semana esse time continue em último, a prioridade continua sendo dele, mesmo que já a tenha usada na primeira semana.

Agora que você já sabe jogar Fantasy Football, se mantenha atualizado e defina bem a sua estratégia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como jogar Fantasy Football, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como jogar Fantasy Football

Como jogar Fantasy Football
1 de 3
Como jogar Fantasy Football