Como instalar um SSD no PC

Como instalar um SSD no PC
Imagem: forbes.com

Os SSD são substitutos dos discos SATA. Eles têm a particularidade de fazer a leitura e a gravação muito mais rápido que os discos rígidos porque o seu funcionamento é semelhante ao de uma PEN Drive. Fazer este upgrade é um dos processos mais aconselhados pelos técnicos, principalmente para quem trabalhe com programas muito pesados ou então para gammers. Continue lendo este artigo em que o umComo lhe explica como instalar um SSD no PC.

Passos a seguir:
1

Antes de proceder com a instalação certifique-se de que todos os cabos do computador estão desligados da tomada. Para garantir que não receberá nenhum choque nem descarga elétrica, remova o cabo de alimentação do PC.

Para continuar o processo, reúna perto de si uma chave Philips, o SSD, o suporte com os parafusos e o cabo SATA.

De seguida, depois de aberta a caixa do PC, verifique se tem algum espaço livre junto do disco rígido para instalar o novo suporte.

2

Verificadas as situações a cima, está na altura de aparafusar o SSD ao suporte. Para isso basta apertar os parafusos nas ranhuras das parte inferior do suporte até ao SSD estar bem fixo. Tenha sempre em atenção se as ranhuras para a conexão dos cabos ficam viradas para trás.

Com cuidado coloque o suporte entre as drives óticas e as hard drives e aparafuse os dois restantes parafusos de lado de modo a que fique bem seguro. Não coloque o suporte muito perto dos outros componentes para que seja permitida a ventilação ideal dos discos.

Nota: tenha em atenção ao comprar o suporte, ele tem que ser compatível com a sua caixa, ou seja, do mesmo tamanho das outras para seja possível segurar-se

Imagem: boainformacao.com.br
3

No final de estar instalado o suporte, conecte o cabo de energia da fonte e o cabo de dados na entrada SATA do SSD. Agora só falta ligar o cabo de dados à placa mãe e o processo de hardware está concluído.

Nota: tenha em atenção em que conector vai ligar o cabo de dados na placa mão porque as ligações para este tipo de cabos possuem um sistema de segurança que apenas permite ser ligado o próprio cabo, portanto se a conexão estiver a ser difícil, verifique se é o local correto

Imagem: boainformacao.com.br
4

Antes de fechar a caixa, certifique-se de que nenhum cabo está a tocar em alguma ventoinha. Volte a ligar os componentes de alimentação ao PC e ligue-o para começar a configurar o seu novo dispositivo de armazenamento.

5

Com a instalação dos componentes pronta e o PC já ligado, aceda a Computador e veja se a nova unidade de armazenamento está visível. Coloque o cursor por cima dele, faça clique com a tecla direita e escolha a opção Formatar. Escolha a opção NTFS em Sistemas de arquivos, desmarque a opção Formatação rápida e clique em Iniciar.

Aceite a mensagem que lhe aparece e aguarde até que o disco seja formatado.

6

Agora, com o botão direito do rato, clique no menu iniciar e escolha a opção Gerenciamento de disco e identifique qual é o disco que está alocado ao SSD. Novamente com a tecla direita do rato, faça clique em cima da camada do SSD e escolha Novo volume simples.

O assistente de novas partições foi aberto e basta clicar em Avançar até aparecer uma janela com várias opões. Aí você vai fazer a seguinte configuração:

  • Sistema de arquivos: NTFS
  • Tamanho da unidade de alocação: Padrão
  • Rótulo do volume: SSD

Faça clique em avançar e conclua o processo.

Nota: apenas marque a opção Executar uma formatação rápida, a Ativar compactação de arquivos e pastas deixe em branco

7

Se este artigo lhe interessou, o umComo recomenda os seguintes:

  • Como mudar o formato do disco rígido
  • O que é uma partição do disco rígido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar um SSD no PC, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.