Instalar disco rígido

Como instalar um gravador/leitor de CD/DVD IDE em um computador

Como instalar um gravador/leitor de CD/DVD IDE em um computador

Parallel ATA ou PATA, também chamado IDE, é uma interface de computadores para conectar dispositivos de armazenamento em massa a discos rígidos e unidades ópticas. A interface IDE consta de um conector com 40 pinos e uma interconectividade um tanto ruim, cujo aparecimento de novas tecnologias tem causado o seu desaparecimento. Ainda assim, ainda existem computadores que contam com a interface IDE na hora de conectar suas unidades de discos. Em umComo vamos ver como instalar um gravador/leitor de CD/DVD IDE em um computador.

Vai precisar de:
  • Cabo IDE. Pode vir com o gravador/leitor em alguns casos.
  • Parafusos para ajustar o gravador/leitor à bandeja. Assim como o cabo IDE, às vezes vêm com ela.
Também lhe pode interessar: Como instalar um water cooler no PC
Passos a seguir:
1

Desligue o seu computador e certifique-se de desligar todos os cabos de corrente.

2

Abra a tampa do seu computador. Os parafusos e porcas existentes variam de um modelo para outro.

3

No gravador/leitor IDE, você deverá ver a posição dos jumpers dependendo de como quiser instalá-lo, seja como mestre, escravo, ou cabo seletor. As instruções do jumper estão em geral no verso da mesma gravador/leitor.

4

Uma vez que o tenha colocado os jumpers corretamente, posicione o gravador/leitor na bandeja reservada para o mesmo que se encontra dentro do gabinete. Em geral, estão acima de tudo.

5

Prenda o gravador/leitor à bandeja usando parafusos.

6

Ligue uma extremidade do cabo IDE à placa mãe. Em geral, o cabo IDE é branco com o conector negro.

7

Ligue a outra extremidade do cabo IDE ao gravador/leitor.

8

Ligue o cabo de alimentação ao gravador/leitor. Este cabo sai da fonte de alimentação do computador e seu conector é em geral branco e um pouco menor do que o cabo IDE.

9

Volte a ligar os cabos de corrente e ligue o seu computador. Se tiver instalado o seu gravador/leitor IDE em seu computador corretamente, o nome da mesmo deve aparecer quando o computador inicia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar um gravador/leitor de CD/DVD IDE em um computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Na hora de jumpear o seu gravador/leitor IDE, tenha em conta como quer usá-la. O jumpeo depende disso. Se irá usá-la sozinha, ponha-a como mestre. Se irá usá-la com outra gravador/leitor, uma delas deve ser mestre e a outra escrava. Se deseja que a maneira como os leitores/gravadores estão ligadas seja decidida pelo jumpeado, ponha-o em cabo seletor.
  • Quando ligar o cabo IDE, certifique-se de fazê-lo corretamente. O primeiro pin vai para a direita e está pintado de cor vermelha. Em geral, o conector tem um entalhe que não permite ligar o cabo ao contrário, mas ainda assim é bom ser precavido.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
jaci
olá! não consigo mais gravar , qd clico em gravar pede para instalar gravador e iniciar player, como fazer? obrigado!
Como instalar um gravador/leitor de CD/DVD IDE em um computador