Como instalar o linux no pc

Como instalar o linux no pc

O Linux é um sistema operacional livre e de código aberto, conhecido pela segurança e pela ausência de vírus. Nesse tutorial de umComo vamos ensinar como instalar o Linux, o Ubuntu Linux especificamente que é uma distribuição muito popular e com vasta documentação em português. Preste atenção nos pré-requisitos para por o Ubuntu em sua máquina e vamos lá!

Vai precisar de:
  • 2 GB de memória ram;
  • 8GB de espaço livre em disco;
  • Placa de vídeo offboard em caso de aceleração gráfica;
  • ISO da versão mais recente do Ubuntu, acesse o site para baixar: http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Um pendrive ou mídia de CD/DVD para gravar a ISO.
Passos a seguir:
1

Dê boot na mídia e deixe o Ubuntu iniciar pelo modo Live CD, isso permitirá que você conheça o sistema operacional antes de instalá-lo e ter certeza se realmente quer continuar. Não se esqueça de escolher o idioma que quer deixar o seu sistema operacional durante a instalação. Isso vai facilitar o seu entendimento sobre o sistema.

2

Após conhecer o sistema, vamos instalá-lo. Clique em Install Ubuntu – talvez no seu caso esteja escrito em português.

3

Se sua máquina estiver com todos os requisitos mínimos de instalação a imagem exibida será a mesma. Se quiser atualizar o sistema enquanto ele instala, clique em “Baixar atualizações enquanto instala”, se quiser também baixar plugins proprietários como o flash player, marque a opção “Instalar esse programa de terceiro”.

4

Nesse ponto lhe serão dadas algumas opções, cuidado ao selecionar qualquer que seja pois elas exigem um conhecimento avançado.

Apagar disco inteiro: se você usar Windows no seu hd, a instalação do Ubuntu irá formatar a sua máquina. Provavelmente você irá querer deixar tanto o Windows quanto o Linux instalados no seu HD, essa operação é conhecida como Dual Boot e muito comum, a instalação do Ubuntu permite que o seu Windows seja preservado, basta clicar em “Opção avançada”.

5

Para selecionar o espaço livre como mostra a imagem, é necessário que você já tenha particionado o seu disco antes. Um assistente de partição como o Partition Magic pode te ajudar, mas tenha cuidado e faça um backup dos seus arquivos antes.

6

Caso você ainda não tenha particionado e queira preservar o seu Windows ou outro sistema operacional que possua, clique em + e reserve um espaço para o sistema que já esteja instalado em seu HD. Nessa parte você saberá melhor qual o tamanho deverá ser mantido.

Na imagem o espaço reservado para o Windows é de 510MB apenas para ilustrar. A partição em fat32 também é apenas uma ilustração.

7

Feito essa parte de preservar seu Windows, vamos particionar o disco. Muito cuidado nessa parte para não apagar sua partição de Windows! Selecione o “espaço livre” como mostra a imagem.

Vamos primeiro criar a memória swap, que é a memória virtual usada tanto no Linux quanto no Windows. Clique em + para que o assistente de criar partição apareça como na imagem abaixo:

8

Defina o tamanho que você precisa e em “Usar como” selecione “Área de troca (swap)”. Ela geralmente possui o dobro da sua memória ram, exceto se você tiver 4GB de ram ou mais. Se você tiver 4GB ou mais, você pode criar apenas 2GB de memória swap.

Agora vamos criar o diretório raiz e a pasta do usuário, a home.

No Linux é muito comum termos o hábito de particionar o disco para que o desempenho do sistema melhore, mas se você não se sentir seguro em fazer isso, você pode instalar o Linux na partição toda que você reservou para o Linux. Sem problemas.

9

Em root geralmente deixamos 20GB ou mais porque essa é a partição que mais ocupa espaço, aí ficarão todos os seus programas instalados. Nesse exemplo foi deixado pouco espaço apenas para ilustrar.

Em home é onde se deixa a maior quantidade que sobrou do disco, pois é a pasta do usuário. Pasta que contem os arquivos pessoais, vídeos, músicas e filmes.

10

Em todas essas imagens foi deixado um tamanho pequeno em disco pois elas servem apenas para guiar o leitor durante a instalação.

Assim que ficou o disco.

11

Selecione com o mouse a partição raiz e clique em “Instalar Agora”. É possível particionar o disco em mais diretórios se for de sua necessidade.

Vamos para Instalar Agora.

12

Selecione sua região para ajustar o seu fuso-horário. Basta arrastar o mouse para a região desejada. É muito simples e intuitivo.

Agora a instalação do seu idioma.

13

Será criado o seu usuário, coloque o seu nome e sua senha. Opte por uma senha segura, onde ninguém mexa no seu computador sem sua permissão.

Marque a opção “Solicitar minha senha para entrar”.

14

Nessa parte os downloads começarão para deixar o seu sistema o mais atualizado possível. É provável que após a instalação hajam novas atualizações. Atualize sempre o seu sistema para que ele mantenha-se seguro.

15

Após concluída toda a instalação o sistema pedirá para ser reiniciado, reinicie, retire a mídia do arquivo ISO e o Ubuntu irá iniciar.

Esperamos que você se divirta e aproveite o seu novo sistema operacional Linux.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar o linux no pc, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.