Partilhar

Como instalar o Home Theater

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como instalar o Home Theater
Imagem: Flickr / Jason Carlin

Adquirir um Home Theater e poder ver seus filmes em qualidade sonora de cinema é sempre um sonho, mas nem tudo são flores, ainda, pois agora você terá a árdua missão de colocar para funcionar todo esse equipamento eletrônico - e isso não é tarefa simples. Existem profissionais que podem fazer o serviço de planejamento e instalação pra você, mas caso queira saber como instalar o home theater, o UmComoestá aqui pra ajudar!

Também lhe pode interessar: Como instalar AppSync
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vamos dividir a instalação de um Home Theater em fácil e difícil.

Fácil: Home Theater integrado ou in a box; costumam ser vendidos com todos os itens em conjunto, também são mais fáceis de serem instalados por serem mais simples. É muito provável que você tenha adquirido um desses.

Difícil: Home Theater dedicado. Home Theater dedicados precisam de um receiver, que são vendidos separadamente e são os responsáveis por amplificar o som e distribuir o áudio.

Pra que é importante entender isso? Porque a instalação de um integrado e de um dedicado é muito diferente e envolve uma gama muito diferente de conectores.

2

Conectores:

Esse é o primeiro passo: sua televisão será conectada ao receiver ou ao home theater integrado. Para descobrir qual o modelo de conector da sua televisão, basta saber qual destes é parecido com o da TV.

Essa parte será algo bastante intuitivo: se for HDMI, terá HDMI IN na sua televisão, a outra ponta do conector você conecta no receiver ou no home theater integrado.

Se a sua TV não possuir HDMI, você terá que usar os conectores comuns para áudio, que são conhecidos por conectores RCA, os de áudio tem cor branca e vermelha. Ou usar conectores óticos caso seu receiver in a box possua. Será comentado nos próximos passos.

Feito isso, bastará conectar os fios nas caixas do seu home theater. Que deverá ficar na altura e disposição adequadas para que você escute o som de um filme ou jogo com realidade.

Como instalar o Home Theater - Passo 2
Imagem: Reprodução
3

Agora, para um home theater dedicado, aí o trabalho será muito maior. Inclusive se você adquiriu um desses, provavelmente foi com a consulta de um home entertainment. Enfim, um modelo de receiver para o home theater dedicado é o Marantz. Uma peça que não se destina somente a promover som de qualidade de cinema para a sua sala, mas a automatizar o sistema de som da sua casa toda. Tudo pode ser ligado a um receiver desse porte, por isso a vasta quantidade de entradas e saídas. Inclusive você pode gerenciar o sistema de som de sua casa por aplicativos de celular, pelo iPad, um aparelho desses não é para pouca coisa não.

Como instalar o Home Theater - Passo 3
Imagem: audioholics.com
4

Um receiver dedicado tem mais entradas que um receiver in a box, e a qualidade do som é muito maior, desde que a caixas responsáveis por reproduzir o som, também sejam. E desde que estas fiquem na altura adequada dos ouvidos. É sempre bom reforçar esse ponto!

Um equipamento dedicado como este pode suportar um áudio 7.2, com conectores óticos e tudo mais que proporciona excelente qualidade de som. Modelos mais simples do Marantz, por exemplo, vem com instrução de conexão para leigos, como o NR1604. No painel do receiver, ele guia passo a passo como fazer uma conexão das caixas para home theater. Aconselhamos que você se baseie pelo guia e busque sempre conectar com as melhores opções de transmissão de áudio: conector ótico e HDMI, que são os que proporcionarão mais realidade ao som. Conector RCA reduz muito a qualidade do som.

Como instalar o Home Theater - Passo 4
Imagem: us.marantz.com
5

Pra quem não conhece o conector ótico, segue uma imagem. Todo receiver, inclusive os in a box, possuem entrada para esse conector, é importante que a sua televisão também tenha. Alguns equipamentos de Tv a cabo também já vem com conector ótico, o que melhora muito a qualidade do som e pode ser usado em um receiver de home theater.

Como instalar o Home Theater - Passo 5
Imagem: Wikimedia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar o Home Theater, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

Como instalar o Home Theater
Imagem: Flickr / Jason Carlin
Imagem: Reprodução
Imagem: audioholics.com
Imagem: us.marantz.com
Imagem: Wikimedia
1 de 5
Como instalar o Home Theater

Voltar ao topo da página