Como instalar e desinstalar programas em um PC

Como instalar e desinstalar programas em um PC

Instalar e desinstalar programas em um PC é, geralmente, um processo fácil usando o Microsoft Windows 7. No entanto, há algumas exceções, e nem sempre devemos pensar que um programa pode ser instalado ou desinstalado sem problemas. Este pode ser o caso de softwares que foram projetados antes que o Windows 7 fosse lançado ou no caso dos programas que utilizam seus próprios desinstaladores. Leia atenciosamente as instruções ao instalar qualquer programa e veja o que está acontecendo na tela enquanto a instalação acontece. Antes de desinstalar um programa, dê uma olhada na pasta dele e leia toda a documentação que vem com o software para procurar requisitos especiais.

Passos a seguir:
1

Inicie sessão em seu computador com uma conta administrativa.

2

Insira o DVD ou CD do programa, se houver. Muitos discos abrirão automaticamente uma janela com instruções sobre como instalar o software. Se isso não acontecer, examine o conteúdo do disco, especificamente procurando por um "Setup.exe" ou arquivo "Install.exe". Faça duplo clique neste arquivo para instalar o software.

3

Vá até o site que contém um link para baixar o software caso esteja disponível on-line. Clique no link para iniciar o download. Uma janela aparecerá. Selecione "Abrir" ou "Executar" para instalar o programa imediatamente ou "Guardar" para baixar o arquivo e abri-lo em outro momento. Guarde o arquivo se não tem certeza da procedência do programa, e depois passe ele por um programa antivírus. Clique duas vezes neste arquivo para instalar o software.

4

Instale um programa a partir de uma rede se ele estiver disponível ali. Este pode ser o caso, por exemplo, de um software utilizado na sua empresa. Clique no botão Iniciar do Windows e clique em "Painel de controle". Selecione "Programas", depois "Programas e características". Selecione "Instalar um programa da rede" no menu da esquerda. Clique no programa que deseja instalar e clique em "Instalar".

5

Siga as instruções na tela para instalar o software em seu computador. Coloque sua senha de administrador se for pedido. Preste atenção nas instruções especiais para desinstalar o programa mais adiante, já que muitas vezes aparecem na tela durante o processo de instalação. Não apague toda a documentação que vem com o programa sem ler antes, já que normalmente incluem instruções sobre a desinstalação também.

6

Inicie sessão em seu computador com uma conta administrativa. Certifique-se de que o programa que você deseja desinstalar não está sendo usado. Desative qualquer software antivírus que possa escanear o computador ou espere até que ele termine o processo antes de continuar. A análise de arquivos do programa em busca de vírus pode interromper o processo de desinstalação.

7

Clique no botão Iniciar e selecione "Todos os programas". Abra a pasta que contém o programa que você deseja desinstalar. Procure na pasta um arquivo "Desinstalar". Clique duas vezes neste arquivo para desinstalar o software.

8

Procure instruções especiais na pasta do programa, como um arquivo de texto "Leia-me" caso não haja um arquivo "Desinstalar" na pasta do programa. Você também pode visitar o site do programa para obter instruções sobre como desinstalá-lo. Siga estas instruções para desinstalar o programa. Se não existem instruções especiais proceda com o passo seguinte.

9

Clique no botão Iniciar do Windows, se não existem instruções especiais para desinstalar o programa. Clique no "Painel de Controle". Selecione Programas", depois "Programas e características". Clique no programa que deseja eliminar e selecione "Desinstalar". Escreva sua senha de administrador, se for pedido.

10

Desinstale manualmente um programa e apague os arquivos só como último recurso, no caso de que estes passos não removam o programa com sucesso. Guarde seus arquivos e crie um sistema de ponto de restauração antes de eliminar arquivos. Para criar um ponto de restauração, clique no botão Iniciar do Windows, escreva "Restaurar sistema" no campo de busca e pressione "Enter". O Assistente do sistema para Restaurar guiará você pelo processo. Isso inclui os arquivos de dados existentes usados com o programa e que não são usados com outros programas. Com frequência, podemos identificar os arquivos associados com um programa através de sua extensão. Por exemplo, Adobe Illustrator utiliza os arquivos com extensão ".ai".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar e desinstalar programas em um PC, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Alguns programas que vêm com o Windows 7 devem ser apagados, em vez de desinstalados. Clique no botão Iniciar do Windows, selecione "Painel de Control" e clique em "Programas". Clique em "Ativar as características de Windows ou desativar" e vá à característica de Windows que pretende desativar. Demarque a opção de verificação para desativar um programa. Clique em "Aceitar".