Como improvisar uma antena de tv - simples!

Como improvisar uma antena de tv - simples!

Por aí na internet muita gente dá dicas de Como improvisar uma antena de tv. Latas, garfos, bombril e mais um monte de bugigangas aparecem na hora da construção da engenhoca captadora de sinal televisivo. No entanto, nós do umCOMO lhe explicaremos o jeito mais simples de construir esse aparelho, sem que gaste dinheiro e com alta qualidade de sinal. A construção da antena é simples e conta com apenas dois fios, mas para alcançar o sucesso, você deve ficar atento aos passos que serão dados aqui nesse artigo. Continue lendo e saiba como improvisar uma antena de tv do jeito mais simples possível e da maneira mais barata!

Vai precisar de:
  • Conversor digital integrado
  • Dois fios de cobre com cerca de trinta centímetros cada
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para a construção de uma antena improvisada é você ter um conversor digital externo ou embutido. Desde março de 2017, as emissoras brasileiras não emitem mais sinal analógico de tv, apenas o sinal digital, portanto, é necessário que você tenha um desses conversores ou mesmo a tv digital, se não você não conseguirá o sinal para seu aparelho.

Saiba como mudar o sinal da TV analógica para digital.

2

Junte as ferramentas. Para fazer todo o processo, você precisará de

  • Alicate
  • Isqueiro
  • Solda
  • Fita Isolante
  • Dois fios de cobre
  • Uma televisão ou monitor que receba sinal digital

Com os utensílios em mãos, já pode começar a fazer o sinal digital acontecer.

3

Pegue um fio de cobre, acenda o isqueiro em sua ponta e retire a capa que encobre o fio. Deixe cerca de cinco centímetros de fio de cobre sem capa. Pegue outro fio de cobre do mesmo tamanho e repita tal operação.

4

Em um dos fios, faça uma volta nele em formato de circulo, especificamente do tamanho do conector da televisão em que sua antena improvisada vai entrar. Deixe o círculo com cerca de um centímetro de diâmetro e reserve-o.

5

Para garantir mais eficiência e duração para a sua antena, fazendo com que ela dure por mais anos, recomendamos que você solde os fios previamente. Isso não é necessário, mas é uma recomendação que fazemos para aqueles que tenham uma máquina de solda em casa ou algum similar para realizar essa proteção no fio de cobre que será utilizado na hora de fazer antena para tv normal.

6

Tendo em mão então os dois fios para fazer a antena, localize o pino em que se coloca o cabo coaxial e se põe a antena. Na maioria dos modelos de conversor, tv ou monitor com entrada para antena, você tem dois pinos de antena, diferenciados pelas inscrições "air" e "cable". Em volta do pino "air" - geralmente o que fica à esquerda dos dois -, coloque o cabo em que você fez o círculo na ponta. No buraco que há no meio da entrada, coloque o outro cabo que fica reto. Pronto, você já tem o sinal de tv!

7

Se você deseja aumentar a capacidade de sinal da sua antena improvisada, basta seguir o mesmo tutorial, mas conectando uma lata ligada ao fio de cobre, e assim você estará a fazer uma antena de lata para tv digital. Esse aparelho, com ou sem a lata acoplada, será uma boa antena para tv aberta também.

8

Se você deseja saber mais sobre as alternativas de como fazer uma antena de tv digital, leia nosso artigo Como fazer uma antena de tv caseira. Os métodos apresentados naquele artigo são diferentes e seu sistema é levemente mais complicado, no entanto, eficaz nas mesmas proporções.

9

Se você não tem conversos digital ou tv com conversor interno, fique atento às promoções e também para você que faz parte do CadÚnico do governo federal: se você é de família de baixa-renda, tem direito a um aparelho externo de conversão digital.

10

Lembramos que é importante saber que esse tutorial tem mais eficiência dentro de grandes capitais e regiões majoritariamente urbanas. Por o sinal de televisão digital ser mais fraco em cidades interioranas, talvez a sua antena não capte todos os canais ou as estações na maior das qualidades. Nesse sentido, certas vezes não adianta fazer antena digital amplificada se não há sinal para o aparelho receber.

Leia mais sobre televisores e conexões no nosso artigo Como ligar um computador portátil a uma televisão com RCA.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como improvisar uma antena de tv - simples!, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos
  • Solde o fio de cobre antes de utilizá-lo para que não saiam fiapos do conector
  • Por estar lidando com eletricidade, faça o encaixe do fio com a TV desligada