Partilhar

Como identificar um perfil falso no Facebook

Por Samanta Fluture. Atualizado: 12 julho 2017
Como identificar um perfil falso no Facebook

Se você já passou pela experiência de receber um pedido de amizade no Facebook de uma pessoa desconhecida e um tanto suspeita, pode ser que já tenha se deparado com algum perfil falso. Estes perfis são cada vez mais comuns nas redes sociais e as intenções podem variar muito.

Pensando em sua segurança e privacidade, saber detectar um perfil fake nas redes sociais é muito útil e pode manter você longe de problemas. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como identificar um perfil falso no Facebook.

 

As informações do perfil são todas públicas?

Ao se deparar com um perfil suspeito no Facebook, a primeira coisa que poderá fazer é checar se todas as informações desse usuário são públicas, ou seja, visíveis para todos. Se sim, há uma possibilidade de você estar lidando com um perfil falso. Afinal, é muito raro um usuário disponibilizar sua vida dessa forma. A grande maioria costuma filtrar posts mais pessoais para serem visíveis apenas aos amigos ou amigos de amigos.

Quantas fotos há no perfil?

Se há pouquíssimas fotos no perfil, pode significar que este foi criado há pouco tempo, o que gera uma certa dúvida. Em seguida, observe se o usuário já foi marcado em alguma foto, principalmente com amigos. Uma pessoa real geralmente é marcada em algum lugar ou junto aos colegas. Outra dica: se a foto for muito perfeita ou parecer retocada demais, talvez seja um recorte de alguma publicação ou até foto de uma figura pública.

Quantos amigos esse perfil tem?

Perfis falsos no Facebook podem chegar a ter o máximo de número de amigos possíveis ou quase nenhum. Ao observar a lista de amigos desse usuário suspeito, veja se ele possui muitas pessoas de diferentes países. Quanto mais amigos locais ele tiver, mais as chances de ser real. Se grande parte de seus amigos forem de países muito variados, há motivos para desconfiar. A falta de usuários locais sugere que a pessoa existe somente no ambiente virtual.

As informações de perfil são confiáveis?

Com relação às informações descritas no perfil, analise se elas lhe parecem confiáveis. Por exemplo, se a foto do perfil é de alguém muito jovem, mas nas informações diz ter uma idade mais avançada ou até um cargo de CEO em uma grande empresa, é provável que esses fatos sejam mentira. Use seus instintos e analise se há coerência entre as informações e publicações do perfil.

O nome do perfil realmente existe?

Caso ainda estiver em dúvida, pesquise no Google se o nome do perfil realmente existe e compare os resultados da busca, para ver se alguns deles são referentes a essa mesma pessoa. Caso seja um nome comum, o resultado pode ser variado demais para alguma conclusão. Em todo caso, busque fotos e informações que você consiga relacionar com as do perfil.

Denuncie perfis falsos

Se você chegou à conclusão de que esse perfil do Facebook é realmente falso, vá até a página desse usuário e, ao lado de "Mensagens", clique no botão "Denunciar". Em seguida, responda a algumas perguntas explicando porque acha que esse perfil é falso. Essa etapa funciona de forma similar à denúncia de conteúdos abusivos no Facebook, onde a rede social possui uma equipe responsável para cuidar das violações das normas de uso estabelecidas.

Dica: Descubra também se criar perfil falso no Facebook é crime.

Como identificar um perfil falso no Facebook - Denuncie perfis falsos

Por que as pessoas criam perfis falsos no Facebook?

Alguns usuários falsos são criados com a intensão de espalhar vírus que coletam dados de computadores infectados. Já outras pessoas tentam enganar usuários do Facebook por diferentes razões, como poder fuçar sem ser descoberto, se aproveitar de algo ou até tentar obter mais amigos.

Por que é importante verificar se um perfil é falso?

Se você está se perguntando o que pode acontecer caso possua um amigo falso no Facebook, vale lembrar que há inúmeras situações que poderão causar perdas e estresse, como ser manipulado, se envolver com um usuário que na verdade não existe, conseguir informações pessoais para conseguir dinheiro ou até roubar sua identidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um perfil falso no Facebook, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como identificar um perfil falso no Facebook

O que lhe pareceu o artigo?

Como identificar um perfil falso no Facebook
1 de 2
Como identificar um perfil falso no Facebook

Voltar ao topo da página