Como funciona o Telegram

Como funciona o Telegram

O que fazíamos há alguns anos sem aplicativos de mensagens instantâneas? Parece impossível como é que conseguíamos comunicar com alguém! Agora não vivemos sem Whatsapp ou Line, e quando seus servidores caem não demoramos muitos minutos sem ter síndrome de abstinência. Mas sempre temos essa pequena dúvida, são aplicativos realmente seguros? Se você não confia, acabou de chegar o aplicativo de mensagem instantânea que fará você mais feliz, desde que convença seus amigos a usá-lo, claro: Telegram. Em umComo.com.br contamos como funciona o Telegram.

Como funciona Telegram: um Whatsapp na nuvem

Telegram é um app de mensagem instantânea muito similar ao Whatsapp e outros aplicativos deste tipo. Tem, porém, algumas diferenças principais. A primeira é que as mensagens são armazenadas na nuvem, por isso é possível acessá-las e também as conversas desde diferentes dispositivos móveis até ao computador. Além disso, as fotos, vídeos e outros arquivos que você compartilha com seus amigos se armazenam também na nuvem, por isso não ocupam espaço em seu smartphone.

Como funciona o Telegram: mensagens criptografadas

A outra grande diferença de Telegram em relação ao Whatsapp ou Line é sua segurança: todas as mensagens estão fortemente criptografadas. Utilizam o protocolo MTProto, criado por eles mesmos, e confiam tanto na segurança de sua criptografia que oferecem 200.000 dólares a quem consiga hackeá-los.

Como funciona o Telegram: chats secretos

Se o nível de segurança normal de suas mensagens não vale para você, Telegram também permite iniciar chats secretos com outros usuários. Que são estes chats? Utilizam uma criptografia de celular a celular (só as duas pessoas que participam dele podem ler), as mensagens não podem ser reenviadas e, se quiser, pode inclusive programar que se autodestruam alguns minutos após terem sido lidas por seu destinatário.

Como funciona Telegram: grupos, fotos, emoticons

À margem destas diferenças, Telegram é muito parecido com apps como Whatsapp. Pode fazer chats em grupo, compartilhar arquivos como fotografias ou vídeos e, inclusive pôr os emoticons para fazer com que a conversa seja mais divertida.

Como funciona o Telegram: iOS e Android

Para que sistemas operacionais móveis o Telegram está disponível? Há apps oficiais para iOS e Android, mas como tem código aberto já tem surgido muitos não oficiais para outras plataformas como Windows Phone, para sites ou para computadores Windows, Mac OS X e Linux.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o Telegram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.