Como funciona o GPS

Como funciona o GPS

O GPS (Sistema de posicionamento global) se tornou amplamente utilizado depois de incorporado pelos dispositivos móveis. Agora é muito fácil, através do GPS, saber a localização de algum local que se deseja ir ou a sua própria localização. E com a atualização em tempo real fornecida por estes dispositivos fica muito mais confiável saber sua geolocalização. Você tem curiosidade em saber como funciona o GPS? Leia aqui no UmComo para entender o surgimento dessa tecnologia, aprimoramentos e futuro.

Passos a seguir:
1

Antes de os smartphones serem lançados, que possuem o recurso da internet e da atualização em tempo real; os GPS já existiam e funcionavam de modo offline. Como eles sabiam sua localização? Simples, o GPS utiliza satélites para se localizar. Existem 24 satélites distribuídos na órbita da Terra que alimentam a localização dos GPS, sejam eles de celulares ou aparelhos próprios para localização. Os satélites enviam sinais ao aparelho de GPS que faz a triangulação e consegue precisar sua localização no mapa.

2

Os GPS offline precisam ter seu mapa atualizado, para isso a empresa responsável em fabricar estes aparelhos envia uma atualização onde o usuário deve conectá-lo e atualizá-lo. Já os celulares e outras tecnologias que se conectam a internet, possuem atualização de mapa em tempo real, em alguns casos os próprios usuários contribuem com a atualização do mapa, como no caso do Waze. O que é fundamental ser atualizado é o mapa, a triangulação de localização o aparelho faz de acordo com a sua programação e não há alterações posteriores nessa ferramenta, mas o mapa constantemente é atualizado.

3

Dois sistemas permitem a navegação por satélite: o gps americano e o glonass, gps russo. Há mais outros dois sistemas, porém estes estão em desenvolvimento, são: o galileo da UE (União Europeia) e o Compass, sistema chinês.

4

A história do GPS surge em 1957, com a União Soviética lançando o seu primeiro satélite. Já o serviço de gps foi criado pelo projeto Navstar, dos Estados Unidos. Este sistema enviava a localização e o clima. Apesar de o projeto Navstar ter sido iniciado em 1960, ele só se tornou completamente funcional em 1995. Em 2000 o presidente Bill Clinton tornou estas informações dos satélites acessíveis a todos os civis, pois antes elas eram disponíveis apenas aos militares.

5

O funcionamento dos GPS se dá por um relógio interno contido nestes dispositivos que tem uma precisão absurda, fazendo contagem inclusive em nanosegundos. Cada vez que o dispositivo se move ele envia sinais ao satélite, que por sua vez, retorna informações ao GPS. A troca de informações entre satélite e GPS trafega a 300 mil KM por segundos.

6

A triangulação é feita por três satélites que enviam o sinal do GPS, e eles calculam quanto tempo o gps levou para sair de um lugar e chegar a outro, assim é atualizada a sua movimentação havendo uma imprecisão de apenas 20 metros. O GPS também se comunica com um quarto satélite, para saber sua altura em relação ao nível do mar.

7

O futuro vem não pelo sistema de localização, mas pelo software de mapa. O Waze é um ótimo exemplo de futuro, você consegue saber o caminho menos congestionado, o caminho que tem blitz, um acidente a 2km de distância. Tudo isso com a contribuição dos usuários.

8

E aí, gostou de saber como funciona o GPS? Interessante, não é? Deixe seu comentário abaixo nos contando o que achou.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o GPS, recomendamos que entre na nossa categoria de EletrĂ´nica.