Como funciona a rede social Hello

Como funciona a rede social Hello

Alguns anos atrás o Orkut era a rede social preferida em todo o Brasil, depois o Facebook foi chegando em força e acabou por "eliminar" a concorrência. Mas o criador do Orkut, encerrado em 2014, com o mesmo nome não desistiu de unir as pessoas da Internet e voltou à carga. Desta vez ele criou uma rede social muito semelhante ao antigo Orkut mas com algumas novidades. Orkut Buyukkokten criou assim a Hello. Inicialmente apenas lançada nos EUA e no Canadá chega agora ao Brasil. Um aplicativo para Android e iOS. Mas como funciona a rede social Hello? Na continuação deste artigo do umComo irá descobrir todas as suas funcionalidades.

Baixando o aplicativo e criando conta

Para os interessados em conhecer e utilizar o Hello, o primeiro passo é baixar o aplicativo da PlayStore (Android) ou para quem tem iPhone deve usar a App Store. Depois de baixado está na altura de iniciar o aplicativo e se preparar para criar a sua conta. Quando iniciar coloque o seu e-mail, defina a sua senha (password) e digite o número de celular. Irá receber um código de confirmação do aplicativo para assegurar que é uma pessoa real. Basta colocar esse código e pode começar a utilizar o Hello, mas antes crie o seu perfil.

Fazendo o seu perfil

Agora que já criamos a conta, colocamos o código de confirmação e vamos começar a fazer o nosso perfil. Para isso o usuário terá de responder a umas perguntas sobre si, mas no caso do Hello acaba por ser um pouco mais longo do que o costume. Terá de responder nome, data de nascimento, gênero, local, relacionamento atual, e ainda encontrar alguns amigos dentro da rede social. No final teremos de definir o separador "Personas", uma funcionalidade que lembra as comunidades, algo diferente das atuais redes sociais.

O ponto fulcral da Hello - Personas

A funcionalidade Personas trabalha com as áreas de interesse dos usuários. Principalmente aquelas com que mais se identificam. São mais de uma centena, e dos mais variados temas, desde esporte ao manga, passando pela tecnologia e a fotografia. No momento apenas pode escolher 5 mas pode ir alterando conforme a sua utilização da Hello, sabendo que o limite será sempre cinco.

Quando criar a conta no Hello pense bem nos temas Personas que vai escolher, são eles que vão ser responsáveis pela sua experiência na rede social. Vai fazer novas amizades com pessoas que tenham interesses comuns, o seu feed (Folio no Hello) apenas mostrará publicações relacionadas com esses temas. Será uma espécie de "Gate Keeper", um filtro de informação.

Conhecendo o Folio

O local mais importante no Hello é o seu feed, o tal "Folio". É um mural de publicações filtradas para as suas Personas, sejam elas de amigos ou outros utilizadores. Em cada publicação é possível verificar a existência de alguns ícones que indicam os interesses da pessoa que publicou e o nível de proximidade que temos com ela. O Hello dá até a possibilidade de filtrar o seu folio escolhendo a Persona que queremos.

Fazendo Publicações

Para publicar no Hello é muito simples: através das imagens, fotos, galeria, a qual se dá o nome de Photo Jot, ou publicamos texto, Text Jot, sobre uma cor sólida. O "look" do Hello remete para o Instagram inicial com fotos quadradas.

Funcionalidades do Folio

Além das publicações das imagens e texto é possível como falei anteriormente, filtrar as publicações que vão aparecendo através da seleção de Personas. Também é possível, "tagar" amigos, comentar em modo anônimo, e aumentar o alcance da publicação com a opção "Popularis", sendo que para algumas dessas funcionalidades é necessário gastar dinheiro virtual do aplicativo.

Nas publicações vai poder dar uma curtida tanto na publicação como em algum comentário. A Hello tem um sistema de recompensas por cada interação que conclua. De cada vez que der uma curtida em alguma publicação vai ganhar como que um XP (pontos de experiência) para aumentar o seu nível de usuário.

Adicionando amigos e outras funções

Tal como em outras redes sociais, no Hello também pode adicionar os seus amigos para que eles façam parte das comunidades. De cada vez que visitar um perfil tem igualmente a opção de iniciar um chat, trocando mensagens com a pessoa em questão, ou se não quiser adicionar pode só curtir o perfil ou passar a seguir as publicações do mesmo.

Na Hello é possível saber quem visitou o seu perfil, e sem recorrer a outros aplicativos ou mesmo "plugins". Basta aceder à central de notificações e visionar quem viu o seu perfil. Tem também dentro da rede social, um questionário chamado Hello Class, que funciona como que uma medalha para identificar o seu perfil. E voltando ao sistema de recompensas, a Hello como que criou uma pequena competição dentro da rede social para classificar o usuário. Dando a possibilidade de subir de nível e obter mais recompensas, como dinheiro virtual, expressões emoticons entre outros presentes. Para isso basta ser ativo e interativo com as publicações de outros usuários, colocando fotos e texto, fazendo comentários, etc.

Veja também: Como recuperar Orkut antigo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a rede social Hello, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.