Como funciona a holografia

Como funciona a holografia
Imagem: mindomo.com

A holografia é uma forma de apresentar uma imagem/vídeo em três dimensões. Este conceito foi criado por Dennis Gabor em 1948. Esta técnica é possível através de uma luz laser que passa através de desviadores óticos e pelo objeto a transmitir e o objeto é emitido como se tivesse flutuando, no entanto não passa de uma projeção. A holografia é usada em conteúdos de áudio e imagem, cartões de crédito e cartas de condução sobretudo para provar a autenticidade do produto. O umComo explica como funciona a holografia.

Como funcionam os hologramas

Estas projeções de realidade aumentada são conseguidas através do cruzar de dois feixes de raio lazer, um feixe atinge o objeto que quer refletir enquanto o outro incide diretamente no vídeo, no final, quando se cruzam, irá ser criado a ilusão do objeto em três dimensões, o chamado holograma.

O raio é dividido através de um desviador ótico, e o raio que vai incidir no vídeo é refletivo por um vidro ótico refletor para que este feixe não se disperse. O outro feixe irá passar pelo desviador ótico e incidir no objeto para ser emitido no vídeo. Na imagem a baixo está o esquema em que pode tirar algumas dúvidas acerca deste método.

Imagem: comsol.com

Onde é utilizada a holografia

Esta tecnologia ainda está pouco desenvolvida para chegar até nós de forma simples, no entanto algumas áreas já utilizam esta técnica.

A área de multimédia torna este fenômeno bastante usual, no caso dos CD/DVD foi criado um tipo que compete com os HD e os BluRaychamado de HVD (Disco Holográfico Versátil) que tem a grande vantagem de poder armazenar grandes quantidades de conteúdos, podendo ir desde os 300 GB até os 3.0 TB.

Na medicina ainda está em fase de estudo e experimentação, no entanto esta técnica pode ser utilizada no estudo dos órgãos e dos sistemas que permite uma melhor visualização do corpo humano. Já existem estudos que dizem ser possível visualizar partes do corpo que foram gravadas por uma sonda, isto pode ser muito útil em operações e em pacientes com câncer ou outro tipo de tumores.

Outro setor que é muito usual o uso de hologramas é em Publicidade e Comunicação. Algumas empresas como a HoloAD fazem campanhas onde usam este tipo de projeções de modo a marcar a diferença e suscitar a curiosidade do público.

No mundo da tecnologia são infinitos os meios em que é utilizada a holografia, seja em televisões, em smartphones, em consolas, etc. A empresa que atualmente se está a destacar mais na evolução desta técnica é a Microsoft que afirmam que o uso de smartphones holográficos não está assim tão distante como as pessoas pensam.

No mundo virtual esta técnica também está a ser bastante desenvolvida, principalmente nos vídeo games, em que existe um grande leque de oportunidades para o desenvolvimento de jogos com hologramas. Desde criar a personagem ou poder ver o ambiente em que está a jogar.

Imagem: plasticstoday.com

Holograma nos Smartphones

É possível criar hologramas partindo do seu smartphone. Para isso basta recolher alguns materiais:

  • Régua
  • Tesoura
  • Folha quadriculada
  • Caneta
  • Fita cola
  • Folha de acetato

Desenhe na folha de acetato um molde de um trapézio e, com o auxilio desse molde, recorte quatro trapézios de acetato. Com a fita cola, junte esses quatro triângulos e forme uma pirâmide e coloque no centro da tela do seu smartphone. Faça você ou procure vídeos de hologramas e reproduza.

As imagens do vídeo vão ser refletidas na pirâmide e, ao juntar as quatro reflexões, vai ser criado uma imagem 3D do objeto dentro da pirâmide. Esta é uma forma muito simples de criar o seu próprio holograma, e com imaginação consegue produzir efeitos muito engraçados.

Esta técnica é apenas uma ilusão do que está a ser reproduzido no seu screen, no entanto é partindo deste método que os investigadores estão a tentar produzir smartphones com hologramas sem ter que utilizar a pequena pirâmide. A digitação da imagem é feita partindo de pequenos projetores e será possível fazer vídeo chamada por holografia.

O umComo tem um tutorial disponível no seu canal de YouTube em que mostra como fazer um holograma a partir do seu celular. Consulte o vídeo do umComo.

Imagem: expressen.se

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a holografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.