Como fazer uma árvore genealógica no Word

Como fazer uma árvore genealógica no Word

De acordo com estudo publicado na revista Science [1], as árvores genealógicas são estruturas matemáticas gráficas que conectam os parentescos entre seres humanos e detectam potenciais linhas de transmissão para fatores genéticos, econômicos ou sociais. Muito mais do que a nível de curiosidade, as árvores genealógicas são úteis nas mais diversas áreas, que vão da genética à antropologia.

Para a alegria de muita gente, é fácil criar uma e até existem árvores genealógicas para preencher e imprimir. Para facilitar a sua vida, neste artigo do umCOMO explicamos como fazer uma árvore genealógica no Word, com um passo a passo bem simples e super útil.

Como fazer uma arvore genealógica no Word

O programa Microsoft Word, do pacote Office, praticamente oferece o desenho de uma árvore genealógica para preenche. É bem simples, confira o passo a passo:

  1. Abra o Word e, no canto esquerdo superior, clique em Inserir > Ilustrações > SmartArt.
  2. Aparecerá uma janela do SmartArt em que deve escolher o gráfico que pretende desenhar. Escolha "Hierarquia".
  3. Aparecerão vários modelos de hierarquias. Escolha o que mais gostar e que melhor represente a essência de sua família ou do que deseja fazer a árvore genealógica no Word.
  4. Agora você basicamente já tem uma árvore genealógica para preencher no Word, só falta você editá-lo. Para introduzir texto, situe o cursor sobre os textos que já existem e clique para poder editá-los.
  5. Para acrescentar ou apagar células, mudá-las de altura ou de lugar na hierarquia, utilize os botões que existem na parte superior no menu. Pode editar o texto das células também diretamente no menu cinza que se abriu do lado esquerdo do gráfico.
  6. Além disso, você também pode editar as cores e outras configurações da árvore genealógica para preencher na barra superior;
  7. Quando tiver a árvore genealógica no Word pronta, não se esqueça de salvar. Se quiser editar temas de formato e estilo, volte ao menu superior e vá a "Formatar".

Abaixo você confere o passo a passo em imagens de como fazer uma árvore genealógica no Word:

Dicas para criar uma árvore genealógica

Deu para ver que é muito simples fazer uma árvore genealógica no Word. Na hora de preencher o conteúdo, fique atento a esses pontos:

  • É muito mais fácil começar pela base e pelas pessoas mais próximas, ou seja, você;
  • Se você gosta de efeitos gráficos, você pode adicionar fotos ou ilustrações à árvore genealógica;
  • O próprio Word permite que você altere as cores e adicione ilustrações á árvore genealógica, mas você também pode fazer árvore genealógica para preencher e imprimir, você pode colar sobre uma cartolina para decorá-la a seu gosto;
  • A título de curiosidade: organograma e árvore genealógica não são a mesma coisa. Apesar de ambos serem estruturas de hierarquia, o organograma representa organizações (sociais, corporativas...) e não famílias, como é o caso da árvore genealógica.

Modelo de árvore genealógica

Para te inspirar ou facilitar a sua vida (pode imprimir) escolhemos um modelo de árvore genealógica bem fofo. Na galeria no final do post você pode encontrar outras planilhas de árvore genealógica para preencher e imprimir.

Programas para fazer árvore genealógica

Além de poder fazer a árvore genealógica no Word, você pode usar outros programadas que também permitem criá-la, assim como sites que são exclusivos para esse uso:

  • Canva: permite que você crie centenas de gráficos diferentes e já tem alguns templates e ilustrações prontas gratuitas;
  • Genoon: é uma ferramenta online ou app que pode ser usado para organizar as informações da ávore genealógica sem a necessidade do Word;
  • Power Point: se você precisa preparar a árvore genealógica para uma apresentação, o Microsoft Power Point também permite criar uma árvore genealógica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma árvore genealógica no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Referências
  1. KAPLANIS, Joanna et al. Quantitative analysis of population-scale family trees with millions of relatives. Science, v. 360, n. 6385, p. 171-175, 2018. Disponível em <https://science.sciencemag.org/content/360/6385/171/>. Acesso em 25 de outubro de 2019.