Como fazer uma apresentação original

Como fazer uma apresentação original

Quando temos que apresentar um projeto, uma ideia ou simplesmente um trabalho, é importante sermos capazes de apresentá-lo de forma que o que vamos expor seja compreensível para a audiência. Uma apresentação permite-nos reforçar as nossas explicações com texto, imagens e vídeos fazendo com que a informação seja percebida de forma mais clara. Para isso, podemos fazer uso de uma série de ferramentas com as quais organizaremos a informação, tornando-a mais atraente visualmente. Tanto você como quem estiver escutando você agradecerá que aquilo que está explicando se veja refletido em sua apresentação. Lembre-se que é importante atrair a atenção da audiência, por isso aproveite os seus pontos fortes. Se você for um excelente comunicador, seduza gerando atenção; se você se dá muito bem com a comunicação verbal, tire proveito disso; se tiver humor, aproveite para divertir as pessoas com algum comentário que combine com o tema que estiver tratando, sem faltar ao respeito nem ser grosseiro. A apresentação perfeita é aquela que consegue transmitir as suas ideias e consegue cativar as pessoas evitando que fiquem aborrecidas. Em umComo.com.br vamos explicar para você como fazer uma apresentação original.

Prezi

O Prezi é uma ferramenta online excelente para realizar apresentações afastando-nos do típico passar de slides do PowerPoint. Você pode gerar apresentações dinâmicas, criando movimentos entre um ponto e outro através de zoom, bem como visualizar um plano geral de todo o esquema que criou. É como se desenhasse um esquema em um papel e pudesse aproximar-se de cada parágrafo para explicar. Os passos que deve realizar são os seguintes:

  • Acesse www.prezi.com e escolha o tipo de contas que desejar.
  • Quando souber o tema sobre o qual irá expor, poderá escolher o modelo que lhe parecer mais útil para poder expor a informação e as suas ideias. Se desejar, pode criar a apresentação do zero, ainda que seja mais complicado se você não tiver experiência com esta ferramenta. Você verá que pode criar a sua apresentação com uma quantidade de opções visuais que serão de muita ajuda para que a sua apresentação seja visualmente atraente e possa servir-lhe de suporte.
  • Prezi está disponível online, mas você também pode baixá-lo em seu celular ou computador, para garantir que o tem sem a necessidade de ter conexão com a internet.

Agora só precisa de testar o Prezi e dizer-nos o que achou. Você verá como é fácil habituar-se a utilizá-lo e os bons resultados que ele proporciona.

Emaze

É uma ótima ferramenta caso não disponha de muito tempo, já que permite criar apresentações de forma rápida e com bons resultados, por isso ninguém dirá que a apresentação não está trabalhada. Isto não significa que não nos tenhamos de esforçar e dedicar tempo para fazer uma boa apresentação, mas todos sabemos que podem surgir imprevistos. Usar o Emaze é simples e tem aspectos em comum com o Prezi. Pessoalmente, considero-o uma ferramenta com modelos mais atraentes, ainda que sejam mais limitados que os do Prezi. Também dispõe de menos opções, mas são muito claras e simples de aplicar, por isso você não terá nenhuma dor de cabeça ao utilizar esta ferramenta. Além disso, tem uma opção muito bem pensada, com a qual você pode adicionar comandos de voz para controlar a apresentação.

VideoScribe

Outra ferramenta para fazer apresentações originais é sem dúvida o VideoScribe. Imagine que tem uma lousa em branco e, para realizar a sua apresentação você fosse desenhando diferentes elementos que ajudam a reforçar aquilo que quer explicar, colorindo-os e adicionando texto. Pois bem, com o VideoScribe você só precisa de se preocupar em selecionar aqueles ícones que mais lhe interessam para a sua apresentação e a ferramenta fará o resto. É muito simples e é muito dinâmica visualmente, além de poder adicionar música para acompanhar o seu vídeo. Esta ferramenta é de pagamento mensal ou anual e você pode experimentá-la grátis por 7 dias. Em sua versão paga você tem espaço ilimitado para armazenar as suas criações. Sem dúvida uma boa opção para obter um resultado divertido e original, por isso se você sabe previamente como preparar uma apresentação, o resultado pode ser ótimo.

PowToon

Outra ferramenta que permite criar apresentações muito dinâmicas e originais é o PowToon. O elemento diferenciador desta ferramenta é a criação de vídeos animados com caricaturas sem a necessidade de saber utilizar programas mais complexos. Proporciona uma ótima opção para criar uma apresentação divertida e nada aborrecida. Pode parecer um pouco difícil no início, mas com um pouco de tempo você verá como aprenderá a utilizá-la perfeitamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma apresentação original, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.