Como fazer um link do WhatsApp

Como fazer um link do WhatsApp

Os links de WhatsApp são uma forma de dar acesso a uma conversa com o nosso número sem que, para isso, seja necessário informá-lo. A opção é pouco útil para usuários comuns do aplicativo, entretanto, pode ser uma mão na roda para empresas, lojas e produtores artesanais que divulgam seus produtos em redes sociais, já que permitirá que seus clientes entrem em contato com você por meio do aplicativo com um único clique.

Você certamente já viu links do tipo sendo divulgado em redes sociais como o Twitter e o Instagram, mas como será que fazemos para ter o nosso? Se você quer saber como fazer um link do WhatsApp, leia esse artigo do umCOMO e aprenda com um passo a passo.

Como fazer um link do WhatsApp

Fazer um link do WhatsApp é uma tática essencial para qualquer empreendedor nos dias de hoje, entretanto, não é uma opção disponível no próprio aplicativo, o que pode causar confusão. Já que a opção não está disponível diretamente no WhatsApp, você terá que construir seu link manualmente, mas fique tranquilo pois te daremos toda a informação necessária para que você consiga obtê-lo.

Você precisará fazer uso do seguinte modelo pronto, gerador de link do Whatsapp:

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=

Após ele, coloque seu número de telefone, inclusive o DDI e o DDD. Para quem não sabe, o DDI é o código que identifica o país do qual você está falando, no caso o do Brasil, é o 55. O DDD, por sua vez, é o código que identifica a região do país do qual você está falando, dando um exemplo, o de São Paulo é o 11. Sendo assim, todo número de São Paulo irá começar com "5511" e será seguido pelo número do telefone.

Veja abaixo um exemplo para que você consiga visualizar como o link deverá ficar após concluído:

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=5511994556599

Além do link para um número específico, você também pode criar links para grupos no WhatsApp, assim, bastará enviá-lo a seus amigos para convidá-los a fazer parte do chat. Quer saber como? Veja como criar um link de grupo no WhatsApp.

Encurtador de link WhatsApp

Os links para WhatsApp não são dos mais curtos, o que faz com que ocupem muito espaço e, por vezes, não sejam nem ao menos aceitos em alguns lugares em razão de uma limitação de caracteres permitida pela plataforma, como acontece frequentemente com a descrição em perfis do Instagram.

Para evitar esse problema e poder fazer uso de seu link para WhatsApp para divulgação, existem sites cuja função é justamente essa e que podem ser utilizados, na verdade, para encurtar qualquer outro link.

Dos sites em questão, o mais comum é o Bit.Ly. Nele, você precisará apenas inserir o link longo e dar um "Enter", assim, você verá a versão curta do seu link logo em seguida, que poderá ser copiada e utilizada para fins de divulgação ou para quaisquer outros que você quiser. Por ser gratuito, você poderá utilizar o site quantas vezes quiser com esse fim, resolvendo a questão em apenas alguns segundos.

Encurtar link do WhatsApp pode ser útil também para deixar a estética da divulgação mais simples e limpa, o que é atrativo para o olhar de quem se deparar com seu perfil, sendo especialmente útil no caso de lojas e outros empreendimentos que dependem da divulgação para aumentar sua base de clientes.

Como criar link do WhatsApp com mensagem automática

Além de fornecer um link de contato direto para seu número, você também pode fazer isso de forma a enviar uma mensagem automática para todos que abrirem uma conversa com o seu perfil no WhatsApp. Isso pode aumentar a quantidade de pessoas que acabarão te enviando uma mensagem, afinal, elas se sentirão bem recepcionadas e saberão que você está disposto a ajudar para tirar dúvidas se necessário.

Para enviar uma mensagem automática, você deverá também fazer uso do link que ensinamos a fazer acima, entretanto, você deverá alterá-lo com a mensagem que deseja enviar. Para deixar bem claro o que e como fazer iremos te explicar detalhadamente.

Copie o link que você aprendeu a fazer acima e, após o seu número, adicione o seguinte:

  • &text=mensagem%20para%20exemplo

Veja abaixo um exemplo para que você consiga visualizar como o link deverá ficar após concluído:

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=5511994556599&text=mensagem%20para%20exemplo


Repare que entre as palavras há um %20. Isso acontece pois não é possível inserir espaços em links, então, este %20 serve como espaço. Mas, não se preocupe pois a mensagem em si será exibida da forma correta, ou seja, com os espaços e não com esse código no meio. No caso a mensagem seria: mensagem para exemplo, quando a pessoa abrisse o WhatsApp usando o seu link.

Outro fato ao qual você deverá se atentar é o da impossibilidade de adicionar caracteres com acentuação no link, já que links também não aceitam esse tipo de símbolo, sendo assim, evite escrever palavras acentuadas.

Como adicionar WhatsApp no Instagram

Agora que você já sabe como criar link para o WhatsApp, é hora de aprender como divulgá-lo, afinal, é justamente esse o objetivo da criação desse meio de contato entre você e seus possíveis clientes. É possível compartilhar o link em diversas redes sociais, mas o mais comum é que isso seja feito no Instagram, sendo assim, iremos te explicar como fazê-lo, possibilitando que os interessados em seus produtos ou serviços possam entrar em contato com você com bastante facilidade e, consequentemente, gerar aumento de vendas.

Como copiar link do WhatsApp para colocar no Instagram

Para disponibilizar esse link em seu Instagram, você terá que colocá-lo na descrição do seu perfil, sendo válido informar outros detalhes básicos sobre a empresa, como localização, tipo de produtos vendidos e outras que possam ser de interesse imediato do seu cliente.

Alterar a descrição do seu perfil é bastante fácil, você deverá abrir o aplicativo com sua conta logada, abrir o seu perfil e ir em "Editar perfil". Após isso, coloque o link do WhatsApp na descrição e pronto, todos que visitarem o seu perfil terão acesso a seu número. Vale ressaltar que isso deve ser feito na parte da bio que diz "site", para que o link seja clicável.

Outra forma de utilizar o WhatsApp para divulgar sua marca ou serviço é colocando fotos e vídeos que envolvam o processo de produção ou de venda no status. Quer saber como fazer isso? Veja como usar o status no WhatsApp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um link do WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.