Como fazer um esquema passo a passo no Word

Como fazer um esquema passo a passo no Word

Você sabia que o Microsoft Word não serve apenas para escrever textos e fazer relatórios? Com este software, você também pode criar os gráficos mais profissionais e até mesmo esquemas sofisticados. Além disso, essas opções contam com várias ferramentas e funções muito poderosas, que tornaram o Word um dos melhores softwares de automação de escritório do mundo e, portanto, um dos mais utilizados.

Aqui no umCOMO, vamos te mostrar como fazer um esquema passo a passo no Word, para que suas apresentações tenham uma qualidade profissional inquestionável. Vamos lá!

Tipos de esquemas no Word

Quando você quer resumir o conteúdo de um texto para torná-lo mais compreensível e menos extenso, uma das opções mais recomendadas tanto para estudantes quanto profissionais é fazer esquemas. Para isso, você precisa saber claramente o tipo de esquema que melhor se adequa ao caso, uma vez que cada ideia e cada projeto exigirão seu próprio design. Obviamente, o objetivo do esquema é sempre o mesmo: representar as ideias principais que são explicadas em um texto ou que um expositor deseja apresentar.

  • Esquemas de chaves: esse esquema do tipo leque utiliza chaves de diferentes tamanhos e possui uma abertura que vai da esquerda para a direita. A ideia principal do esquema (ou o título do resumo) fica anterior à primeira chave. Então, cada chave que você inserir - e sucessivamente de cima para baixo - deverá conter ideias secundárias.
  • Esquema de setas: permite mostrar as ideias conectadas através de setas, também da esquerda para a direita. Você deve sempre colocar a ideia principal à esquerda e depois ir expressando as ideias secundárias.
  • Esquema de barras: muito parecido com o de chaves, mas usa barras ou linhas verticais para incluir as ideias secundárias. Esse tipo de esquema permite hierarquizar as ideias mais importantes do texto a ser resumido, e elas também são colocadas da esquerda para a direita, de acordo com a ordem de importância.
  • Esquema tipo diagrama: nesse tipo de esquema, figuras geométricas de diferentes formas são usadas para incluir as ideias, sendo o retângulo a figura mais comum. A proposta é colocar a ideia principal do texto ou discurso no topo, e depois ir colocando as ideias secundárias abaixo (e conectadas por linhas), também dentro das figuras geométricas. Esse esquema geralmente é usado para classificar um tópico em ordem de importância, em organogramas, em representações hierárquicas, etc.
  • Esquema de desenvolvimento: É um dos modelos mais utilizados e costuma ser visto nos índices de conteúdo de trabalhos de graduação, em livros e monografias, etc. Permite expressar de forma hierárquica, lógica e consecutiva as principais ideias do conteúdo escrito. Neste tipo de esquema são utilizadas combinações de números, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e outras figuras.

Como já dissemos anteriormente, o Word te dá a opção de fazer também outros tipos de gráficos e desenhos. Se você quiser descobrir, por exemplo, como fazer um panfleto no Word, não perca este artigo do umCOMO.

Como fazer um esquema no Word 2007

Um esquema no Word pode conter imagens representativas do texto, caixas de texto de diferentes formas, quadrinhos, numerações, etc. Além disso, à medida que a Microsoft lança novas versões do Word, esse software aprimora a funcionalidade oferecida ao usuário. Veja como fazer um esquema passo a passo no Word 2007:

  1. Se você é iniciante, recomendamos que desenhe o esquema manualmente e em uma folha em branco antes de fazê-lo no Word, pois isso permitirá que você tenha uma ideia de como o esquema vai ficar. Dessa forma, você também verá quantas linhas e colunas seu esquema terá.
  2. Abra um novo documento no Microsoft Word 2007. No menu, você deve selecionar "Arquivo" e clicar na opção "Novo" (ou clicar no ícone com a figura do documento em branco que você verá nas opções superiores).
  3. Nesta etapa, recomendamos que você insira uma tabela como guia, pois dessa forma poderá colocar as informações com as ideias principais. Dessa forma, cada elemento será organizado na tela e facilitará a localização do conteúdo do esquema. Para fazer isso, você deve selecionar o menu "Inserir" e depois a opção "Tabela". Uma caixa de diálogo aparecerá com várias opções para escrever as linha e colunas que sua tabela terá.

Como fazer um esquema de chaves ou barras no Word 2007

  1. Primeiro, escreva na primeira coluna e linha do meio a ideia principal.
  2. Na coluna seguinte, desenhe as figuras de união que você usará, sejam elas chaves ou barras. Por enquanto, deixe-as em branco.
  3. Vá para a próxima coluna e localize a primeira ideia secundária. Escreva nas linhas superiores, de cima para baixo, tentando imitar o que você desenhou à mão na folha de papel em branco.
  4. Se houver mais ideias secundárias, repita à direita as etapas 2 e 3 até finalizar a inclusão de todas as ideias no esquema.
  5. Por último, você deve desenhar nas colunas que você deixou em branco as chaves ou barras correspondentes ao tipo de esquema criado para incluir as ideias secundárias. Para desenhar as chaves ou barras, vá até "Inserir" e depois "Formas". Nesta opção aparecerão todas as formas disponíveis que podem ser desenhadas no Word 2007.
  6. Finalmente, deve eliminar as bordas da tabela para não ela não fique visível. Selecione a tabela e, na lista de opções, selecione "Bordas" e depois "Sem bordas". Seu esquema estará pronto!

Como fazer um diagrama no Word 2007

  1. Comece escrevendo um título para seu esquema ou apresentação.
  2. Vá até o menu e clique na opção "Inserir". Selecione "Formas" e depois as figuras que você deseja utilizar em seu esquema. No umCOMO, sugerimos que você use retângulos, pois são as formas mais práticas para desenvolver um esquema.
  3. Vá desenhando as figuras geométricas que deseja usar e, ao inseri-las, escreva as informações relevantes dentro delas. Para fazer isso, selecione a figura na qual deseja escrever, clique no botão direito do mouse e escolha "Adicionar texto".
  4. Quando cada caixa contiver as informações desejadas, junte as formas geométricas com linhas.
  5. Se você quiser deixar seu esquema mais colorido, pode adicionar cores às bordas de cada figura e linhas conectoras. Você também pode preencher cada retângulo com cores diferentes para diferenciá-los.

Como fazer um esquema no Word 2010

Nos passos a seguir, vamos te mostrar como fazer um esquema no Word 2010. Se você deseja criar seu próprio esquema de desenvolvimento, não perca este simples passo a passo:

  1. Abra um novo documento no Microsoft Word 2010. Para fazer isso, selecione o ícone de "Documento em branco" que você encontrará no canto superior esquerdo do menu de opções, ou vá em "Arquivo" e depois em "Novo". Esta última opção mostrará todos os modelos disponíveis no Word 2010.
  2. No menu de opções, você deve selecionar "Visualizar" e clicar no ícone "Esquema".
  3. Você verá que uma caixa de texto combinada aparece no menu de opções, na qual será possível selecionar o nível em que você deseja trabalhar.
  4. O documento mostrará um primeiro quadro onde você deverá escrever o título do esquema (ou o primeiro nível do esquema de desenvolvimento).
  5. À medida em que vai escrevendo os níveis do esquema, você pode facilmente se dirigir aos próximos subníveis, basta pressionar a opção "baixar de nível do texto".
  6. Vá realizando as operações necessárias à medida em que escreve os títulos do subnível. Assim, você terminará seu esquema em pouco tempo.

As opções que você encontrará na nova lista do modo "Esquema" são:

  • Seta dupla à esquerda: permite mover um texto inteiro para o nível superior 1.
  • Seta à esquerda: permite mover o item selecionado para o nível superior ao qual está.
  • Caixa de texto de quadro combinado: permite selecionar o nível de contorno do item selecionado. Esta opção mostra o nível do esquema que o texto possui.
  • Seta à direita: permite baixar um elemento para o nível inferior.
  • Seta dupla à direita: permite baixar um elemento ao nível inferior do contorno desejado.
  • Botões com as setas para cima e para baixo: permite subir ou baixar o item selecionado.
  • Botões com o símbolo de mais e menos (+/-): expande ou contrai o item selecionado.
  • Caixa de texto de quadro combinado: usada para selecionar os elementos a serem exibidos no contorno ou nos níveis que você deseja ver.
  • Ícone "Mostrar documento": permite exibir o conteúdo de um subdocumento e ativar os outros ícones na faixa de opções para criar, inserir e desvincular subdocumentos.

Se você estiver procurando por um modelo de esquema predefinido do Word, saiba que o programa não oferece opções gratuitas, a menos que você use a ferramenta SmartArt. Se você quiser obter mais informações sobre essa opção, continue lendo este artigo.

Como fazer um esquema no Word com SmartArt

A ferramenta SmartArt está integrada com este programa desde 2007. É uma opção potente, que permite ao usuário criar esquemas do Word com mais facilidade. O SmartArt é perfeito para criar gráficos em um documento de maneira direta, sem precisar criar uma tabela anteriormente. Portanto, se prepare para aprender como fazer um esquema no Word utilizando o SmartArt:

  1. Clique em "Inserir" e, em seguida, clique no ícone da ferramenta SmarArt.
  2. Quando a nova janela abrir, serão exibidas todas as figuras que podem ser incorporadas ao documento. Nesse caso, você terá que selecionar a opção "Hierarquia".
  3. Passe a seta do mouse sobre cada imagem e selecione a opção hierárquica horizontal.
  4. Um design padrão dessa opção será adicionado automaticamente; portanto, se você estava procurando um modelo de esquema no Word, esta é a opção mais rápida para você. Se deseja adicionar mais caixas de texto, basta selecionar uma das caixas de texto e clicar o botão direito do mouse para selecionar "Adicionar forma". Isso faz outro menu suspenso aparecer à direita, no qual você encontrará opções para adicionar outra forma atrás, na frente, acima ou abaixo da forma selecionada.
  5. Para adicionar texto, você só precisa selecionar uma forma e escrever nela.
  6. Por último, se você quiser alterar a forma, terá que se selecioná-la e pressionar o botão direito do mouse. Um menu suspenso aparecerá à direita com a opção "Alterar forma". Lá você encontrará todas as formas que pode usar. Se desejar, você também pode alterar a cor do plano de fundo, as bordas da forma e a cor dos conectores.

Além disso, o SmartArt não apenas oferece a opção de fazer esquemas. Graças a essa ferramenta, também é possível criar todos os tipos de projetos no Word. Neste outro artigo, por exemplo, explicamos como fazer uma árvores genealógica no Word, um passo a passo fácil e rápido que você vai adorar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um esquema passo a passo no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.