Partilhar

Como fazer um anúncio no Facebook

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um anúncio no Facebook
Imagem: logicadigital.com.br

Se você começou recentemente um negócio e pretende divulgá-lo na internet ou promover um produto seu, o Facebook é um bom sítio para começar. Atualmente é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, o que significa que diariamente milhões de pessoas passam seu tempo nele, prestando atenção em seus conteúdos e, inclusivamente, nos anúncios que aparecem. Para saber como fazer um anúncio na Facebook e conseguir mais atenção para seu negócio ou produto, continue lendo este artigo e siga atentamente todos os passos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como bloquear anúncios no Facebook
Passos a seguir:
1

Para criar um anúncio no Facebook não é obrigatório ter uma página do seu negócio nesse site, mas você terá de estar cadastrado. Procure na coluna à esquerda do seu "Feed de notícias" o link "Criar anúncio", ou simplesmente o acesse clicando aqui.

2

Quando já se encontrar nessa página, pode escolher qual a forma de anúncio que pretende, de acordo com o seu objectivo. Existem as seguintes opções:

  • Envolvimento de publicação de página: direcionado para promover a participação dos fãs em determinada publicação da sua página do Facebook. Será necessário ter uma página do seu negócio previamente criada.
  • Curtidas na página: a opção indicada para quem tem como objectivo aumentar o número de fãs na sua página do Facebook. Mais uma vez, é necessário ter uma página no Facebook.
  • Cliques no site: se o que você pretende promover se encontra na internet mas fora do universo do Facebook, é possível nesta opção inserir o link do seu site e levar as pessoas a visitá-lo.
  • Conversões no site: escolha esta opção para criar anúncios de promoção de determinado tipo de ações em seu site.
  • Instalações do aplicativo: se você possui um aplicativo no Facebook, pode usar esta opção para o promover junto do público. Se ainda não tem e pretende ter, saiba aqui como criar um aplicativo no Facebook.
  • Envolvimento com o aplicativo: este tipo de anúncio irá motivar o seu público a interagir mais com o seu aplicativo.
  • Participações no evento: está a planear um evento e quer convidar de forma rápida e eficaz todo o mundo - literalmente - para aparecer? Esta é a opção ideal para si.
  • Reivindicações da oferta: se você quiser promover uma determinada oferta ligada ao seu negócio (brinde, promoção...), escolha esta opção.
Como fazer um anúncio no Facebook - Passo 2
3

Tendo já escolhido a sua forma de promoção, está na hora de configurar o seu anúncio. A primeira etapa é a da personalização do aspecto.

  • Imagens do anúncio: para qualquer uma das opões anteriores, com exceção da "Envolvimento de publicação de página" e "Reivindicação da oferta", poderá escolher no máximo 6 imagens para serem divulgadas aleatoriamente no seu anúncio. Escolha várias de forma a captar mais eficazmente a atenção do público.
  • Texto do anúncio: introduza um título e uma pequena descrição relativamente ao negócio ao produto que está tentando promover. No lado direito destes campos, poderá visualizar o futuro aspeto do seu anúncio.
  • Colocação do anúncio: no mesmo quadro onde visualiza o futuro aspeto do seu anúncio, deverá escolher se pretende que ele apareça no "Feed de notícias" ou na "Coluna direita" das páginas do Facebook.
4

Concluída essa fase, avance para a definição do seu público-alvo. Reflita nas seguintes questões e preencha os campos presentes na página com as respostas que definiu.

  • Em que países quer promover o seu anúncio?
  • Quais as idades abrangidas?
  • É um conteúdo direcionado para homens, mulheres ou ambos?
  • Quais os idiomas utilizados?
  • Quais as áreas de interesse associadas ao objeto do seu anúncio?
  • Pretende que o anuncio alcance todas as pessoas ou apenas aquelas que já têm uma ligação com o seu negócio/produto?
  • Qual a categoria em que se insere o seu anúncio?

À medida que preenche estes dados no Facebook, no lado direito poderá observar um esquema que reflete as suas escolhas de definições e lhe indica qual o número estimado de pessoas que o anúncio irá alcançar.

Imagem: brasilescola.com
5

Até aqui foi fácil, certo? O próximo passo exige uma análise mais matemática, visto que irá definir o valor que está disposto a pagar para que o seu anúncio seja promovido pelo Facebook. Pensou que ele faria isso de graça? Seria ótimo, mas alcançar milhões de pessoas tem o seu custo... e resultados!

O valor que define é inteiramente da sua escolha e pode escolher entre pagar esse montante por dia ou para a duração total da campanha de divulgação. No entanto tome nota: o Facebook não permite mais escolher o Real brasileiro como moeda de pagamento, pelo que o aconselhado será optar pelo Dólar Norte-Americano.

Defina ainda a duração da sua divulgação selecionando as datas correspondentes.

6

Estamos quase terminando! Falta apenas configurar a licitação, que é um dos factores que influencia a distribuição dos anúncios pelo Facebook. Pode escolher licitar para o seu objectivo, por cliques ou impressões.

Tenha em conta que quanto maior o valor pago, mais público irá alcançar, pelo que esta etapa requer uma análise cuidada.

  • Está disposto a pagar um pouco mais e obter melhores resultados?
  • Ou prefere optar por um orçamento baixo e conformar-se com resultados menos ambiciosos?
Imagem: ndig.com.br
7

Com tudo devidamente preenchido, está na hora de dar uma revisão, que será o último passo antes de concluir todo o planeamento do anúncio. Para isso, clique no botão "Rever encomenda".

Confira se está tudo certo. Se pretender alterar alguma coisa clique em "Editar encomenda" e se estiver tudo como você planejou, avance e clique em "Realizar encomenda".

Feito! O seu anúncio no Facebook foi criado e agora é esperar pelos resultados! Pode ir acompanhando as estatísticas no menu "Campanhas e Anúncios" na coluna à esquerda do seu feed de notícias.

A equipa umComo.com.br deseja-lhe um bom trabalho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um anúncio no Facebook, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como fazer um anúncio no Facebook

Como fazer um anúncio no Facebook
Imagem: logicadigital.com.br
Imagem: brasilescola.com
Imagem: ndig.com.br
1 de 6
Como fazer um anúncio no Facebook

Voltar ao topo da página