Como fazer live no Tik Tok

Como fazer live no Tik Tok

Quem nunca parou em frente a um espelho e ficou treinando uma dancinha para o Tik Tok que atire a primeira pedra! O app, antes conhecido como Musical.ly, é uma rede social de origem chinesa, da Bytedance, que virou febre no Brasil e ao que tudo indica veio para ficar! Desde que foi lançado, em 2016, o Tik Tok alcançou os 150 milhões de usuários diários e cerca de 500 milhões de usuários mensais. A função principal do app basicamente é que os usuários publiquem vídeos de 15 a 60 segundos com uma música de fundo, as possibilidades são muitas: videoclipes, dublagens, duetos, desafios e até entrar ao vivo. É sobre essa última função específica que nos concentraremos neste artigo do umCOMO, confira o tutorial passo a passo de como fazer uma live no Tik Tok e esclareça as dúvidas mais comuns sobre o uso do app.

O que é Tik Tok e como funciona

É assim, quem usa o Tik Tok precisa escolher uma música que será a trilha sonora de um vídeo de 15 a 60 segundos de duração. Como os usuários estão cada vez mais criativos, o conteúdo é bem variado: dublagens, duetos, desafios e o que der na telha! Você vai ver que a biblioteca de música do Tik Tok é impressionante tanto no número de músicas, quanto na diversidade de gêneros musicais, o que permite ideias infinitas de vídeos legais para publicar lá.

Mas, existem algumas polêmicas envolvendo o Tik Tok. Como, por exemplo, a multa aplicada pelo governo dos Estados Unidos condenando a coleta indevida de dados de crianças menores de 13 anos. Além do fato da rede social ser acusada de ser uma espécie de refúgio para predadores sexuais. O app Tik Tok até chegou ser proibido na Índia porque, segundo o governo, é um vetor de conteúdo pornográfico. Ou seja, assim como qualquer outra rede social, é preciso ter alguns cuidados com a exposição indevida e uso de dados no Tik Tok.

Se você já está consciente disso, já podemos seguir para o nosso tutorial de como fazer live no Tik Tok!

Como fazer live no Tik tok - Android e iOS

Dentre os recursos disponíveis no Tik Tok, as lives (um vídeo ao vivo) e os duetos são alguns dos que mais fazem sucesso. Mas, existe uma regra básica imposta pelo sistema do Tik Tok para conseguir entrar ao vivo: ter mais do que 1000 seguidores. Outro fator impeditivo quando o assunto é como fazer live no Tik Tok é que, apesar da idade mínima para usar o app ser 13 anos, só poderão fazer lives os usuários a partir dos 16 anos, ainda que tenham 1000 seguidores ou mais. Dito isso, vamos para as instruções das transmissões ao vivo no Tik Tok.

Tanto para fazer a live no Tik Tok com iPhone, quanto para o sistema Android, as instruções são a mesmas:

Passo a passo para fazer live no Tik Tok

  1. Abra o app;
  2. Na tela inicial, logo abaixo, você verá um + cercado por um retângulo, clique nele;
  3. O vídeo vai começar e logo abaixo do botão vermelho grande, você verá que duas opções estão disponíveis para você: "vídeo" ou "ao vivo".
  4. Selecione a opção ao vivo
  5. Edite o nome da sua live no Tik tok e evite palavras proibidas pelo app, caso contrário você pode ser banido;
  6. Em seguida, pressione 'ao vivo/live' e pronto! Você está fazendo uma live no Tik Tok e todos os seus seguidores podem te ver e interagir com você enquanto você mantém essa opção selecionada.

Não consigo fazer live no Tik Tok

Se você não está conseguindo entrar ao vivo, existem explicações mais comuns, como dissemos antes, para quem tenta gravar uma live no Tik Tok (Musical.ly) e não consegue:

  1. Ter menos que 1000 seguidores: até o momento a função só é desbloqueada para quem tem mais de mil seguidores. Se você é novo no Tik Tok e não tem tantos seguidores o melhor a se fazer para conseguir fazer live no Tik Tok é postar conteúdo legal para que as pessoas te sigam.
  2. Versão desatualizada do app: se mesmo assim você não consegue entrar ao vivo no Tik Tok, experimente atualizar o app para a sua versão mais recente. Basta fazer isso na sua loja de aplicativos.
  3. Ter menos de 16 anos: como dissemos anteriormente, a idade mínima para que um usuário possa fazer uma live no Tik Tok é de 16 anos, ainda que a partir dos 13 anos seja possível fazer uso de outras funcionalidades do app.
  4. Atraso na liberação da função: pode ser que você tenha atingido o número de seguidores mínimo para fazer lives recentemente, sendo assim, o Tik Tok pode demorar uns dias até liberar a função. Se esse for o seu caso e dentro de alguns dias você ainda não tiver acesso às lives, entre em contato com o suporte do Tik Tok para que seja feita a liberação.

Como fazer live no Tik Tok com menos de 1k

Até o momento da conclusão deste artigo não era possível fazer uma live no Tik Tok com menos de mil seguidores. Para conseguir isso, o ideal é trabalhar com uma estratégia de redes sociais baseando-se na qualidade dos seu conteúdo, assim como no engajamento de seus seguidores.

Assim como acontecem em todas as redes sociais (Instagram, Facebook, etc...), até existem promessas de aumentar os seguidores no Tik Tok com programas que geralmente envolvem a compra desses seguidores, o que não é recomendado tanto pelas baixas taxas de engajamento tanto pelos riscos de expor seus dados. Se você quer fazer uma live no Tik Tok mas tem menos de 1k, tenha paciência e tente atrair esses seguidores de forma orgânica.

Aumentar seguidores no Tik Tok

Pense em conteúdos legais e diferentes do que todo mundo está fazendo. Este é um caminho de criar a sua identidade dentro do app e atrair pessoas interessadas pelo o que você está fazendo e pelo conteúdo que você está criando. E nada melhor do que o especialista para falar, o próprio site da plataforma[1] dá dicas para quem quer aumentar o número de seguidores no Tik Tok. Anote:

  1. Conheça seu público: veja que vídeos você tem mais interações e comentários, assim saberá do que o seu público gosta e, claro, interaja com ele.
  2. Colabore com outros criadores: isso ajuda o seu conteúdo a alcançar um público maior.
  3. Participe de desafios de hashtags populares: isso vai expor o seu conteúdo a mais expectadores.
  4. Publique vídeos regularmente: como em qualquer outra rede social, a constância nas publicações é muito importante para o conteúdo ser entregue a mais pessoas.
  5. Conecte-se com sua comunidade fora do Tik Tok: compartilhe seus vídeos do app em outras plataformas.

Seguindo estas dicas logo você terá os 1000 seguidores necessários e poderá fazer live no Tik Tok.

Veja também: Como usar o Tik Tok no PC

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer live no Tik Tok, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. TIK TOK. Como aumentar seu público. Disponível em: <https://support.tiktok.com/pt_BR/using-tiktok/growing-your-audience/how-to-grow-your-audience> Acesso em: 25 de março de 2021.