Como fazer convite de casamento no Word

Como fazer convite de casamento no Word
Imagem: Exemplo de convite de casamento no Word/Reprodução/DownloadAndPrint/YouTube

O casamento é um dos dias mais importantes de nossas vida e merece toda a atenção e carinho nos detalhes de sua organização. Parte importante da festa de casamento é o convite, que deve ser a cara do casal e fazer com que os convidados se sintam felizes e lisonjeados em terem sido chamados para compartilhar esse momento especial nosso lado. A opção mais prática na hora de fazer um convite é contratar uma empresa que nos venda convites já prontos, entretanto, essa é também a opção mais cara e não necessariamente a melhor, visto que podemos elaborar o convite nós mesmos em casa com aplicativos como o Word no computador.

Se você pretende realizar essa parte da organização de seu casamento de forma manual e personalizada e quer saber como fazer convite de casamento no Word, leia esse artigo do umCOMO!

Como fazer convite de casamento no Word passo a passo

O convite de casamento é o que passará a primeira impressão para os seus convidados e fará com que todos compartilhem um pouquinho da sua alegria, por isso, merece ser bem feito para passar por meio de um simples papel (ou arquivo digital) o quanto você quer que seus convidados estejam presentes. Além de documentos como textos, também é possível fazer convite de casamento no Word utilizando algumas ferramentas que o programa nos oferece.

Veja como fazer convite de casamento no Word, passo a passo:

  1. Tenha acesso a um computador que tenha o programa Word, que faz parte do Microsoft Office. Caso você não tenha um computador com o programa, é possível baixá-lo ou utilizar um computador público como os que são oferecidos em bibliotecas públicas para livre acesso.
  2. Abra o Word e crie um novo documento do tipo convite, selecionando também o tipo de convite que deseja de acordo com o formato do modelo que mais te agradar.
  3. Escolha uma fonte de letra, o tamanho e a cor, assim que estiver selecionado a que mais gostar, escreva as informações do convite nos campos designados.
  4. Para não esquecer de nada, faça uma lista com tudo que for necessário e peça para alguém conferir se todas as informações estão corretas. É possível adicionar caixas, excluí-las e também alterar sua posições.
  5. Caso quiser, vá na barra de opções do programa e adicione uma imagem. Assim como as letras, é possível alterar tamanho e posição das imagens adicionadas da forma que mais te agradar.
  6. Utilizando o símbolo de disquete no canto superior esquerdo do Word, salve o documento quanto estiver pronto. Se estiver utilizando o computador de outra pessoa, é uma boa ideia enviar o documento para algum local como seu próprio e-mail ou diretamente para o e-mail da gráfica que irá imprimir os convites.

Caso você já tenha salvado o convite e queira alterá-lo, não se preocupe pois não é necessário começar do zero. A alteração de documentos do tipo pode ser feita simplesmente abrindo a pasta de documentos onde o convite se encontra e clicando duas vezes em cima do documento do convite.

O Word também pode ser utilizado para fazer panfletos e convites para outros tipos de festa, basta saber usar a criatividade.

Sugestão: adoramos esse tutorial publicado no canal do YouTube Jaques Cerimonial. Confira abaixo o passo a passo do canal publicado em vídeo.

Dicas para fazer um convite de casamento no Word

Agora que você já sabe como utilizar o Word para fazer uma convite bonito que seja a cara dos noivos e que faça jus à comemoração, está na hora de pensar em detalhes e como encontrar a estética perfeita. Veja abaixo algumas dicas para a elaboração do seu convite:

  • Combine com a decoração da festa: caso estiver sem ideias para a decoração do convite, nada melhor do que aproveitar as ideias da decoração da festa e utilizá-las. Pense na paleta de cores, nas flores utilizadas e em pequenos detalhes que poderão deixar o seu convite ainda mais bonito.
  • Peça ajuda para seu cônjuge: organizar um casamento é sempre bastante trabalhoso e por vezes dividimos as tarefas para facilitar. Mesmo se esse for o seu caso, ninguém melhor para de ajudar com ideias do que a pessoa com quem você se casará. Juntos, vocês poderão discutir ideias e encontrar soluções que agradem ambos.
  • Preze pela organização: faça uma lista de informações necessárias no convite e evite colocar dados excedentes. Um dos truques para deixar seu convite de casamento bonito e organizado é a limpeza e elegância, o que não pode ser atingido com um convite cheio de informações soltas e mal posicionadas.
  • Utilize uma fonte criativa: além das fontes de letra que já vêm com o Word, é possível encontrar novas e baixá-las, de forma que também poderão ser utilizadas no programa. Para encontrar a fonte ideal, você pode utilizar o site 1001 Free Fonts ou outro de sua preferência.
  • Olhe outros modelos de convites de casamento: ainda que você queira criar um convite criativo e personalizado, olhar outros convites pode te dar boas ideias que te ajudarão a incrementar o seu. Não tenha medo de ousar, mas também saiba aproveitar o que já foi feito para não errar.
  • Envie os convites com pelo menos duas semanas de antecedência: desta forma, os potenciais convidados podem organizar seus calendários e planejar seu tempo para poder comparecer no seu evento. Para casamentos e outros eventos similares que são de tipo mais formal você pode enviar os convites com bem mais tempo de antecedência, como seis semanas por exemplo.

O que escrever no convite de casamento no Word

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, uma festa de casamento não começa quando o primeiro convidado chega, mas sim com o envio e a prévia redação dos convites. Estes cartões dizem mais do que você imagina sobre a cerimônia.

  1. Pense na formalidade da ocasião: para eventos casamentos formais ou jantares de gala você pode escrever: "Temos o prazer de o convidar". Em eventos menos formais, nós, os anfitriões, "convidamos" para um evento em particular. É muito importante fazer com que o propósito do evento esteja claro.
  2. Inclua a hora, a data e o lugar da festa: também seria aconselhável (se tiver tempo e os recursos necessários) incluir um mapa (veja como criar mapas para convites de casamento) e uma lista de opções de estacionamento, se possível.
  3. Você também precisa dar instruções sobre como e quando os convidados podem confirmar sua presença, incluindo informação de contato como e-mails e números de celular. Tenha certeza de que as instruções especiais estão claras: códigos de vestuário ou "dress code", não levar presentes, as listas de casamento.

Convite de casamento editável Word grátis

Se você procura exemplo de convite de casamento no Word, saiba que existem sites nos quais é possível encontrar convites já prontos e que podemos alterar colocando nossas informações, o que inclui o nome dos noivos, data, horário e também a localização do evento. Veja abaixo alguns dos sites que permitem a edição, download e até mesmo o envio de convites por e-mail e Whatsapp:

  • FestaLab;
  • Modelos de Convite;
  • Conviter.

Dica: já que os sites acima possuem diversas opções de convites de casamento já prontos, olhe todas as opções até escolher aquele com o qual você mais se identifica. Olhar muitos modelos pode ser cansativo, mas seu dia especial merece toda a atenção do mundo.

Além de convite de casamento para editar no Word e daqueles que encontramos nos sites citados acima, existem outras opções para elaborar a estética do convite. Para outras ideias, veja como fazer convite de casamento grátis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer convite de casamento no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.