Como fazer chamada de vídeo em grupo

Como fazer chamada de vídeo em grupo

As videochamadas são um meio de comunicação eficiente tanto para assuntos de trabalho como para manter contato com amigos e familiares que estão longe. Elas podem ser feitas entre duas pessoas ou em grupos de até 50 indivíduos, dependendo do app utilizado. Neste post do umCOMO explicamos como fazer chamada de vídeo em grupo pelo celular ou PC sem dificuldades. Selecionamos 8 programas e apps para videochamadas em grupos grátis e seguras!

Chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Pela sua popularidade no Brasil, fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp é uma boa ideia para quem não quer baixar outros apps e programas.

Quantas pessoas podem fazer chamada de vídeo em grupo no WhatsApp?

Só podem ser feitas chamadas de até 4 pessoas e você só pode fazer chamadas através do seu celular. Ele não pode ser usado na versão web do WhatsApp.

Como fazer chamada em grupo no WhatsApp

  1. Abra um chat em grupo com as pessoas que você quer participar da chamada com vídeo. No iOS, você encontrará esta opção no topo da tela, onde diz "Create Group" (Criar Grupo). No Android, você precisará pressionar o botão de bate-papo no canto inferior direito e escolher "Novo Grupo";
  2. Uma vez criado o grupo, pressione o ícone de chamada no canto superior direito da tela;
  3. Os membros do grupo que você pode convidar para a chamada serão exibidos. Selecione-os e escolha o ícone da câmera de vídeo para fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp.

Grupo criado? Então inspire-se com ideias nomes para grupos do WhatsApp.

Como fazer chamada de vídeo em grupo no Skype

O Skype foi um dos primeiros aplicativos a oferecer serviços de chamadas com vídeo. Você pode fazer chamada de vídeo em grupo no Skype pelo seu computador ou pelo app. Tanto o Skype quanto o Whatsapp são totalmente gratuitos, o Skype só oferece serviços pagos se você quiser fazer chamadas para números móveis.

Como criar grupo no Skype

  1. Encontre o contato para o qual você pretende ligar na sua lista de contatos;
  2. Abra uma conversa com ele e selecione o botão da câmera de vídeo para iniciar uma chamada de vídeo;
  3. Adicione outro participante pressionando o ícone de contato com o sinal "+";
  4. Nas chamadas de áudio, você pode adicionar até 50 participantes. Para chamadas de vídeo em grupo, esse número varia de acordo com a capacidade do dispositivo.

FaceTime em grupo

Se o seu grupo de amigos ou colegas utiliza dispositivos Apple, uma das formas mais convenientes para fazer chamadas de vídeo em grupo é através do Facetime. Funciona entre iPhone, iPad e iMac e você não precisa baixar aplicativos extras para utilizá-lo.

Você pode fazer as chamadas de vídeo em grupo pelo FaceTime ou pelo aplicativo Messaging. De qualquer forma, você precisará de um iPhone 6s ou posterior, ou um sistema operacional iOs 12.1.4 ou posterior. Você pode fazer chamadas de vídeo em grupo para até 32 pessoas

Como fazer chamada de vídeo em grupo pelo FaceTime

  1. Selecione o ícone "+" no canto superior direito da tela;
  2. Digite o contato (você pode usar nome, número de telefone ou endereço de e-mail) que deseja adicionar à chamada de vídeo em grupo. Você pode adicionar várias pessoas ao mesmo tempo;
  3. Selecione Áudio ou Vídeo para iniciar a chamada;
  4. Se você quiser adicionar mais pessoas, pressione o ícone "+" na tela de chamada e selecione Adicionar Contato.
  5. Introduza o contato que pretende e selecione Adicionar alguém ao FaceTime.

Se você está no aplicativo Messaging, faça o seguinte:

  1. Crie um grupo ou junte-se à conversa em grupo onde você quer ter a chamada;
  2. Toque nas bolhas de contato na parte superior da tela;
  3. Aparecerá um menu com 3 opções: áudio, Facetime e informação. Escolha FaceTime;
  4. Comece a chamada.

Chamada de vídeo em grupo no Messenger

Uma das vantagens que o Messenger tem em relação ao WhatsApp e Instagram é que ele permite que muito mais usuários façam chamadas, já que até 50 contatos podem participar. Uma vez que o número de membros tenha atingido ou excedido, o resto dos participantes não poderá utilizar a câmara. Assim com as outras opções que citamos anteriormente, as videochamadas em grupo no Messenger são gratuitas.

Como fazer chamada de vídeo em grupo no Messenger

  1. Crie o grupo com os membros com os quais deseja fazer a chamada;
  2. Selecione o ícone da câmara de vídeo para iniciar uma videochamada;
  3. As pessoas do grupo podem juntar-se à chamada tocando no mesmo ícone.

Videochamada em grupo no Instagram

Embora não seja uma opção comum para as empresas, as chamadas de vídeo no Instagram são uma ótima maneira de manter contato com aqueles amigos que você não costuma falar no WhatsApp. Você pode fazer ligaçr diretamente para aqueles amigos que acabaram de publicar uma hisória, por exemplo. Basta abrir o chat reagindo às histórias.

Como fazer chamada de vídeo em grupo no Instagram

  1. Acesse o Instagram Direct selecionando o ícone de mensagens no canto superior direito da tela quando você abrir o app;
  2. No canto superior direito você verá o ícone de câmera de vídeo para fazer chamada de vídeo;
  3. Selecione os contatos para videochamada;
  4. Selecione Iniciar e aguarde que eles atendam a chamada.

Com o vídeo chat ativo, você pode minimizar a janela de chamada e usar outros aplicativos em seu telefone enquanto conversa com seus amigos. Além disso, o Instagram também tem a opção de enviar mensagens para várias pessoas para criar grupos de bate-papo. Você pode iniciar chamadas de vídeo dentro desses grupos para que os membros que quiserem possam participar. O Instagram, assim como a Whatsapp, não permite fazer chamada de vídeo em grupo com mais de 4 pessoas.

Outros apps para fazer videoconferência

Outros apps menos conhecidos que também funcionam gratuitamente para chamadas de vídeo em grupo são:

Chamada de vídeo em grupo no Hangouts - Gmail

Hangouts é uma das opções mais práticas para fazer videochamadas a trabalho já que é possível adicionar todos os contatos à videochamada pelo Gmail corporativo. Se eles estiverem entre seus contatos do Gmail, estarão na sua lista de contatos do Hangout. Para iniciar uma videochamada no Hangouts, siga as instruções:

  1. Acesse o site do Hangouts;
  2. Selecione a opção de videochamada no centro da tela;
  3. Você será encaminhado a tela de videochamada. Comece clicando em "Iniciar ou participar de uma reunião";
  4. Digite o nome da reunião e selecione continuar;
  5. Depois de testar a sua câmera e microfone, clique em "Começar agora";
  6. Você pode copiar o link da chamada e compartilhá-lo com seus contatos ou adicioná-los manualmente à chamada de vídeo através da opção "Adicionar contatos";
  7. Você também pode iniciar videochamadas através do aplicativo do Hangouts. Basta selecionar o contato ou grupo com o qual deseja iniciar a chamada com vídeo e selecionar o ícone da câmera de vídeo no canto superior direito do chat.

Discord

O Discord é um app conhecido por criar canais inteiros de comunicação e mensagens instantâneas. O canal de uma empresa, por exemplo, pode ter vários chats abertos para vários tópicos, assim como um chat especializado para chamadas de vídeo em grupo. Você também pode criar grupos privados de até 9 pessoas e fazer chamadas de vídeo.

HouseParty

HouseParty pertence à empresa de videojogos Epic Games e, embora já esteja disponível há muito tempo nas lojas de aplicações, atualmente tem tido mais relevância do que nunca. Com a HouseParty é possível chamadas de vídeo em grupo para até 8 pessoas e possibilidade de criar salas virtuais às quais diferentes utilizadores podem juntar-se para videochamadas em grupo. É possível jogar jogos como Trivial, Cara a Cara e Picitonary.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chamada de vídeo em grupo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.