Como executar chkdsk


Chkdsk é um comando muito importante do Windows, talvez pouco conhecido. Ele serve para resolver problemas no HD, como isolar os blocos defeituosos, evitar que os arquivos sejam danificados e demais problemas no sistema de arquivos. Se não sabe como executar o chkdsk, o UmComo irá mostrar nesse texto. Apesar da grande vantagem e segurança do NTFS, o uso de uma ferramenta nativa do Windows é muito melhor e mais segura que o uso de softwares feitos por terceiros cuja procedência às vezes nem se sabe.
Do Windows XP ao Windows 8 muita coisa no chkdsk mudou, o UmComo irá tentar mostrar os principais parâmetros para executar o chkdsk. Importante que você não pode estar com a partição em que deseja executá-lo em uso (o chkdsk a bloqueia enquanto faz a manutenção) ou então terá que agendar a execução para o próximo reboot. Se quiser usar no seu próprio computador, terá que deixar a partição offline acessando o hd de outra forma, se quiser usar o chkdsk num pendrive ou outras mídias flash drive, basta apontar o comando para esta partição.
Como funciona?
Exemplificando, o chkdsk funciona assim:
C:Windowssystem32chkdsk e: /f

Quais são os parâmetros do chkdsk?
Volume: o volume serve para especificar o ponto de montagem ou o nome do volume (disco) - no caso de um disco ou flash drive, usa-se uma letra seguido de dois pontos. Exemplo, “E:”
Nome do arquivo: para analisar um diretório/pasta (como a “system32”) ou um conjunto de arquivos para ele verificar a fragmentação. Coringas (“*”, “?”) são permitidos.
/f último parâmetro a ser inserido, corrige os erros no disco ao invés de só verificar. Costuma ser muito demorado e pode levar horas. Geralmente é executado após o reboot.
/spotfix assim como o /f, também corrige, mas usa um algoritmo mais rápido que ignora o que já sabe estar bom. É um parâmetro novo que surgiu com o Windows 8, versões mais antigas não o terão.
/r busca por setores com defeito e recupera as informações que estão legíveis. Este, assim como o /f, é um processo que precisa bloquear o HD, executado como administrador do sistema.
/x faz com que o volume seja desmontado (fique offline) antes e inclui a funcionalidade do /f.
/v mostra o nome de cada arquivo à medida que o verifica.
/? mostra a ajuda.
parâmetros que funcionam somente com NTFS:
/i diminui a quantidade de parâmetros a verificar, executando mais rápido.
/c não verifica hierarquias circulares de diretório, reduzindo o tempo necessário para executar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como executar chkdsk, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.
- Este é um guia básico, voltado a iniciantes, por exigir um conhecimento intermediário a avançado. Esperamos que o UmComo tenha te ajudado em como executar chkdsk. Deixe nos comentários a sua experiência.