Como evitar que aplicativos sejam executados em segundo plano

Como evitar que aplicativos sejam executados em segundo plano

Tanto faz se usa Android, iOS, Windows Phone, Blackberry ou outro sistema operacional, uma das grandes queixas dos smartphones é o pouco que dura a bateria, principalmente alguns meses depois de estrear o celular. Podemos tratar de manter a bateria deixando que carregue sempre até aos 100%, tentando usar menos, etc., mas também fechando os apps que acabamos de usar. Se não sabe como evitar que os aplicativos sejam executados em segundo plano, em umComo vamos explicar. É muito fácil!

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve saber é quais aplicativos são executados em segundo plano e que consomem mais bateria. Para isso vá até a Ajustes > Bateria, e aparecerá a porcentagem de bateria que cada app gasta. Agora saberá qual aplicativo consome mais bateria, quais se executam em segundo plano, etc.

2

Talvez o método mais eficientes (mas também mais drástico) para evitar que um app seja executado em segundo plano é desinstalá-lo. Se for um aplicativo que não usa ou que vem pré-instalado no sistema então esta é a melhor opção, mas existe o inconveniente de que já não possa voltar a usar e que se for um app crítico para o sistema pode provocar falhas no smartphone, por isso deverá saber muito bem o que faz.

3

A grande alternativa à desinstalação é fechá-los manualmente. Quando sair de um app, por exemplo, ao clicar no botão "Atrás", ele nem sempre se fecha, às vezes fica aberto em segundo plano. Neste caso, temos duas formas de o fechar: clicar no botão de início ou de aplicativos recentes e deslizar para um lado o app que quiser fechar, ou ir até Ajustes > Aplicativos > Em execução. Aparecerão todos os aplicativos que estiverem abertos, de modo que só precisará selecionar o que quer fechar e clicar em "Parar".

4

Um método muito recomendável para evitar estas execuções em segundo plano é hibernar os aplicativos. Na realidade eles continuam em segundo plano, mas sem consumir microprocessador, bateria, nem RAM, mas também não acabamos com o problema.

Para isso deve baixar o Greenify, um aplicativo que hiberna de forma automática os apps selecionados até que volte a abri-los. Mas lembre-se: não hiberne os aplicativos necessários para sincronizar dados ou operar outros serviços. A versão grátis hiberna todos os apps baixados e, com a de pagamento, pode hibernar todos os do sistema.

5

Existem apps que se ativam assim que o sistema inicia e que começam a consumir bateria e recursos desde que liga o telefone. Com o BootManager pode administrar os aplicativos que se executam ao iniciar o sistema e com o Autorun Manager é possível desabilitar os apps que se iniciam ao mesmo tempo que o dispositivo. Nos dois casos precisará ter seu smartphone roteado para que funcionem direito.

6

Todos estes truques servem para evitar que os aplicativos sejam executados em segundo plano, mas antes de aplicá-los lembre-se que se bloquear um aplicativo básico para que o telefone funcione direito, é provável que tenha grandes problemas e que funcione mal, por isso é recomendável ter muita certeza do que faz para evitar complicações com seu celular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que aplicativos sejam executados em segundo plano, recomendamos que entre na nossa categoria de EletrĂ´nica.