Como enviar um fax pelo Gmail

Como enviar um fax pelo Gmail
Imagem: pcmag.com

Pode parecer uma surpresa para você, mas acredite: no ano de 2019 haviam mais de 45 milhões de aparelhos de fax em funcionamento, de acordo com levantamento feito pela BBC News[1]. Por razões que vão desde resistência a se adaptar a novas tecnologias a questões de segurança (no Brasil, o uso de fax para documentos sensíveis no Judiciário é muito comum, por exemplo; o FBI também usa fax constantemente), o fato é que o fax parece não ir embora tão cedo. Normalmente para poder enviar um fax precisamos ter o aparelho correspondente ou ir a algum tipo de estabelecimento que preste este serviço, mas a revolução tecnológica que implica a internet permite-nos enviar um fax simplesmente sem necessidade de sair de casa. Neste artigo do umCOMO explicamos como enviar um fax pelo Gmail.

Como enviar um fax pelo Gmail: ferramentas necessárias

Para enviar um fax pelo Gmail, você precisa tão somente ter uma conta de e-mail no Gmail e acesso a uma operadora de fax online. Essas companhias costumam oferecer alguns dias de teste grátis para você testar os serviços, contudo, se você pretende usar fax a longo prazo, pode ser conveniente fazer uma assinatura.

Algumas das principais operadoras de serviço de fax online atualmente são:

  • MetroFax: neste serviço você pode experimentar 14 dias de teste grátis e, depois, pagará uma taxa fixa a ser determinada a partir do número de páginas/mês. Ideal para pequenas e grandes empresas.
  • Fax.Plus: o teste grátis é válido para dez páginas de fax. Depois disso, é também cobrada uma taxa fixa conforme o número de páginas/mês. Ideal para usuários ocasionais.
  • SRFax: este serviço oferece uma avaliação gratuita de 60 dias e, passado esse período, cobra-se uma taxa fixa conforme o número de páginas/mês. Possui o melhor custo-benefício do mercado.
  • HelloFax: o envio é sempre gratuito para até cinco páginas de fax e, caso precise de mais, você pode aproveitar todas as funções do serviço por até 30 dias sem custo. Bom para uso ocasional.

Agora que você já escolheu sua operadora de fax online, é hora de colocar a mão na massa! Se você usa fax por preocupações com segurança da informação, confira também nosso artigo sobre como criptografar um e-mail no Gmail.

Como enviar um fax pelo Gmail: passo a passo

Enviar um fax pelo Gmail é muito simples! Nesse exemplo iremos usar a operadora HelloFax como exemplo por ser ideal para usuários ocasionais e oferecer uma boa versão gratuita, mas saiba que o procedimento é o mesmo para todas as operadoras de fax online.

  1. Faça seu cadastro na operadora de fax online;
  2. Abra o Gmail;
  3. Clique no botão "Escrever" para enviar uma nova mensagem;
  4. No campo do destinatário, coloque o endereço de fax para o qual você pretende enviar. Exemplo: numerodefax@hellofax.com;
  5. Clique em "Anexar arquivos" ou "Inserir arquivos com Google Drive" para selecionar os documentos a serem enviados;
  6. Digite um corpo de texto padrão que será a capa do fax. Ex.: "Olá Fulano, seguem os documentos. Att., Beltrano";
  7. Confira se os arquivos estão devidamente anexados ao e-mail e clique em enviar.

Pronto! Você acaba de descobrir como enviar um fax por e-mail sem complicações. Confira também nosso artigo sobre como cancelar o envio de um e-mail no Gmail.

Como enviar um fax pelo celular

Muitas das operadoras de fax que listamos mais acima oferecem o serviço de enviar fax pelo celular, já que contam com aplicativos específicos e bem úteis para facilitar esse processo. Nesse caso, você pode tanto enviar quanto saber como receber um fax pelo celular, por exemplo, fazendo o mesmo procedimento já ensinado, só que pelo seu celular.

Como enviar fax pela impressora

O envio e recebimento de fax por impressora é muito comum, sobretudo em escritórios. A configuração para habilitar sua impressora para essa funcionalidade irá variar de acordo com a marca e/ou aparelho, no entanto, em linhas gerais, pode-se seguir essas orientações:

  1. Na impressora, vá em Configurações e procure por Fax;
  2. Faça a configuração de modem de fax interno, selecionando seu país e informando nome e o número de fax da empresa;
  3. Selecione "Avançar" e faça os ajustes de data e hora;
  4. Verifique se as informações que você colou estão corretas e clique em "Concluir".

Para uma explicação mais detalhada, confira o vídeo abaixo, da HP:

Por que usar fax?

De acordo com o professor do departamento de História da Texas A&M University, Jonathan Coopersmith, em artigo publicado na revista The Conversation[2], o fax continua sendo útil porque:

  • Podem ser aceitos como prova em discussões legais mais facilmente do que e-mails;
  • No que diz respeito a comunicações dentro do governo, faxes são mais difíceis de serem interceptados do que e-mails;
  • Nos sistema de saúde dos Estados Unidos, são uma fonte segura para que médicos troquem informações de um paciente entre si;
  • Aparelhos de fax ainda são convenientes e populares em diversas partes do mundo.

Ou seja, apesar de parecer que os computadores são a grande solução para a comunicação moderna, a verdade é que o fax ainda tem o seu lugar, sobretudo por ser uma ferramenta segura e fácil de usar. Afinal, por que não usá-lo junto ao e-mail, podendo assim ter o melhor dos dois mundos?

Escolha já sua operadora de fax online e siga nossas recomendações para ter a melhor experiência possível ao enviar seu fax por e-mail.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como enviar um fax pelo Gmail, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. BBC NEWS. Por que empresas e governos ainda usam milhões de máquinas de fax. G1 Economia. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/23/por-que-empresas-e-governos-ainda-usam-milhoes-de-maquinas-de-fax.ghtml>. Publicado em 23 de fevereiro de 2019. Acesso em 23 de junho de 2021.
  2. COOPERSMITH, Jonathan. Why do people still use fax machines. The Conversation. Disponível em: <https://theconversation.com/why-do-people-still-use-fax-machines-109064>. Publicado em 6 de feveiro de 2019. Acesso em 23 de junho de 2021.
Bibliografia
  • WP Info. Os melhores serviços de fax on-line para 2021. Disponível em: <https://br.atsit.in/archives/47748>. Publicado em 4 de junho de 2021. Acesso em 23 de junho de 2021.
  • eFax. How to Fax Using Gmail. Disponível em: <https://www.efax.com/how-it-works/send-fax-from-gmail>. Acesso em 23 de junho de 2021.
  • Google Fax. Google Fax Lets You Send and Receive Faxes In Gmail. Disponível em: <https://www.gmailfax.org/guide/gmail-fax/>. Atualizado em 18 de maio de 2021. Acesso em 23 de junho de 2021.