Partilhar

Como enviar um email criptografado

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como enviar um email criptografado

Com um par de chaves, você pode aprender a como enviar um e-mail criptografado – um termo comumente usado por leigos para referirem-se ao e-mail cifrado. É importante que você possua a chave pública da pessoa que você deseja enviar o e-mail e ao receber e-mail de alguém, você usará sua chave privada para decifrar. Leia mais aqui no UmComo para entender.

Também lhe pode interessar: Como enviar um fax pelo Gmail
Passos a seguir:
1

A chave pública é responsável por cifrar a mensagem, já a chave privada é responsável por decifrar. Lembre-se sempre disso.

2

Enviar e-mails cifrados é algo bastante diferente de receber e-mail cifrado. Para você enviar e-mail a alguém, como escrito acima, é necessário que você possua a chave pública da pessoa em questão. Pois a chave pública será a responsável por cifrar a mensagem. Você pode pedir diretamente à pessoa a chave pública, ou então pode buscar nos servidores de chaves públicas.

3

Acesse os servidores de chave pública se quiser obter a chave de alguém para cifrar uma mensagem. Você também pode passar a enviar seus e-mails com sua chave pública anexada.

4

Você aprendeu nesse artigo como gerar uma chave pública e durante a criação dessa chave, você informou um e-mail. Mas, se você tiver mais de um e-mail e desejar compartilhar sua chave pública com suas outras contas de e-mail, você pode inserir mais de um e-mail em suas chaves. Vamos ao passo a passo:

5

No Windows e no Linux os comandos serão os mesmos. Abra o terminal ou o prompt de comando e digite:

gpg - -list-secret-keys

Após a exibição do ID da sua key, digite o seguinte comando:

gpg - -edit-key [digite seu ID]

Informe novamente o seu nome completo, um novo endereço de e-mail e no final informe sua senha.

Terminado, digite save.

Agora sua chave terá dois e-mails cadastrados e se você desejar cadastrar um novo e-mail, basta repetir esse processo.

6

Para enviar um e-mail cifrado é necessário, ou ter uma extensão no seu navegador que permita fazer isso, ou usar leitores de e-mail como Thunderbird ou Outlook.

No Thunderbird você precisará instalar a extensão Enigmail. Vá em Ferramentas → Extensões (Add-ons) e procure pelo Enigmail. Terminada a instalação você precisará reiniciar o Thunderbird.

7

Ao reiniciar o Thunderbird, ele pedirá que você faça a configuração para começar a usá-lo.

Se você for iniciante, marque a primeira opção.

Como enviar um email criptografado - Passo 7
8

Em seguida, o Enigmail imediatamente encontrará a chave que você criou e perguntará se a chave que deseja usar é esta ou pretende criar outra. Nesse caso a chave usada será a mesma.

9

Logo que você começar a redigir um e-mail, a imagem exibida será essa. Se você desejar cifrar o conteúdo, você precisará clicar em “Anexar minha chave pública”.

10

Anexada a chave pública, você verá uma imagem idêntica a exibida aqui.

11

Se você clicar em “This message will be encrypted” você pode alternar entre as opções, às vezes somente uma assinatura de e-mail é o suficiente. A assinatura permite que quem recebeu o e-mail verifique se ele foi redigido por você mesmo, para isso é necessário que sua chave pública esteja nos servidores de chaves públicas para que haja a verificação.

12

Se você optar pela opção de assinar o e-mail, a imagem irá mudar. Ficará como esta:

13

Ao enviar o e-mail, aparecerá uma caixa perguntando se você desejar assinar a mensagem e/ou os anexos. Vai da sua escolha. Em seguida você precisará informar a sua senha.

14

Pronto, agora você pode pedir aos seus amigos que enviem suas chaves públicas para que vocês troquem mensagens encriptadas e mais seguras. E lembre-se de sempre anexar sua chave pública em seus e-mails, seja para assiná-los ou para que outras pessoas possam enviar mensagens cifradas a você. Guarde consigo e de modo muito seguro a sua chave privada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como enviar um email criptografado, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como enviar um email criptografado

Como enviar um email criptografado
1 de 8
Como enviar um email criptografado

Voltar ao topo da página