Partilhar

Como entrar na deep web

Como entrar na deep web
Imagem: Jornal GGN

No que diz respeito à disponibilidade de acesso ao conteúdo, a internet está dividida em dois grandes pólos: A surafce web (superfície da web) e a deep web (web profunda). A surface web é o conteúdo facilmente acessado pelos internautas, utilizando os Crawlers (mecanismos de busca), como Google, Bing, Yahoo e outros. A outra face da internet, a deep web, comporta sites e/ou conteúdo específico que não aparecem nas buscas convencionais.

A dificuldade de acesso ao conteúdo da deep web pode ter vários propósitos distintos. Alguns arquivos e sites são criptografados para dificultar sua visualização por pessoas não autorizadas ou vinculadas ao gerador do conteúdo, incluindo arquivos de órgãos governamentais, ou de uso exclusivo para um público seleto. Porém, devido a falta de fiscalização e controle, muito desse conteúdo, que corresponde a mais de 90% de toda a rede, está nas profundezas da internet por motivos escusos, como contrabando, tráfico de drogas, veiculação e consumo de pornografia infantil, etc.

Neste artigo, umComo.com.br explica como navegar na deep web.

Passos a seguir:
1

A deep web é como um outro universo online. O conteúdo lá disponibilizado – ou escondido – está em camadas, que demandam um mínimo de conhecimento e recursos específicos do usuário. Seus sites terminam com .onion – cebola, em inglês – em analogia ao conteúdo em camadas.

2

Tor é, originalmente, uma abreviação para The Onion Router. Consiste em um software que pode ser baixado gratuitamente, e que dificulta a identificação dos computadores durante a navegação na web profunda, fazendo com que o usuário não seja identificado enquanto está navegando na internet. As versões mais atuais do Tor são disponibilizadas junto com um navegador configurado para deep web.

3

Mesmo com o software específico, é necessário que o internauta tome precauções antes e durante a navegação, como varrer a máquina com um software antivírus competente e mantê-lo atualizado, além de evitar cadastro de informações pessoais.

4

Também é possível explorar as profundezas da internet de maneira mais simples – porém menos segura – utilizando o serviço de proxy web. Um dos mais convencionais e práticos é o tor2web. Em resumo, basta trocar a terminação onion por “tor2web.org”. Mas cabe frisar que, nesse caso, a segurança da navegação é mínima.

5

O domínio de inglês ajudará muito em sua navegação, pois facilitam a localização de sites e arquivos, e por evitar a entrada em armadilhas virtuais, que certamente são em número muito superior na web profunda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar na deep web, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Conselhos
  • Evite utilizar o mesmo software de navegação para internet comum e deep web.

Escrever comentário sobre Como entrar na deep web

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcelo
Nem tudo o que se diz sobre a Deep Web é verdade.

Como entrar na deep web
Imagem: Jornal GGN
Como entrar na deep web

Voltar ao topo da página