Como desvincular Facebook do Instagram

Como desvincular Facebook do Instagram

Desde que o Facebook anunciou a compra do Instagram em 2012[1], é possível vincular uma rede à outra de forma que as fotos e vídeos que desejamos publicar podem aparecer em ambos os nossos perfis simultaneamente. Apesar da praticidade que essa ferramenta pode nos proporcionar, por vezes é melhor evitar essa conexão, seja por motivos pessoais - como para evitar que pessoas encontrem seu perfil em uma rede por meio da outra - ou simplesmente por uma questão de organização, já que não necessariamente queremos publicar o mesmo conteúdo em plataformas distintas.

Se você quer saber como desvincular Facebook do Instagram, saiba desde já que isso é possível e, para descobrir o que é necessário se fazer, leia esse artigo do umCOMO.

O que acontecer se eu desvincular Facebook do Instagram?

Antes de saber como desvincular o Instagram do Facebook, é importante saber quais alterações acontecerão em ambas as redes para, assim, ter certeza de que quer acabar com o elo entre os perfis. Ao desvincular as redes, seus posts no Instagram deixarão de ser automaticamente postados no Facebook, o que é o mais óbvio, entretanto, também há uma outra diferença.

Existe uma lista que conseguimos observar no Instagram e que contém todos os nossos amigos que têm também Facebook, ferramenta útil para encontrarmos pessoas que conhecemos e começar a segui-las. Ao desvincular as redes, seus amigos não mais conseguirão te encontrar dessa forma, sendo necessário ter seu nome de usuário ou de exibição na rede para encontrar seu perfil.

É válido dizer que, apesar de tudo, caso você quiser, ainda será possível postar fotos do Instagram no Facebook. Entretanto, será necessário realizar o processo de forma manual. Por configuração padrão, o Instagram costuma salvar as fotos postadas (com cortes e edições) em nossa memória. Assim, você poderá selecionar o que deseja postar diretamente de sua galeria, podendo também escolher uma nova legenda. E caso você precise de ideias para legendas não deixe de conferir as melhores legendas para fotos em inglês - com TRADUÇÃO!

Como desconectar o Instagram do Facebook

Você já deve ter reparado que, ao entrar no Instagram, o aplicativo é aberto com a mensagem "from Facebook", que significa, "do Facebook", logo abaixo da logo. Isso acontece pois a rede de fotos foi comprada pelo Facebook anos atrás, o que permitiu que ambas fossem conectadas, poupando, assim, o trabalho de termos que publicar a mesma foto duas vezes, ou seja, uma vez em cada plataforma.

O que acontece é que é muito comum que tenhamos redes socais com funções diferentes em nossas vidas, de forma que o Facebook é algo mais aberto para o público em geral, sendo possível termos colegas de trabalho e familiares mais distantes, enquanto o Instagram, inclusive em razão dos stories, costuma ser algo mais pessoal para postarmos detalhes de nossa vida.

Já que não costumamos usar as redes com a mesma intenção, é positivo que tenhamos uma separação entre uma e outra, evitando, assim, que esferas distintas das nossas vidas se sobreponham. Caso você prefira evitar esse vínculo, saiba desde já que isso é possível desvincular Facebook do Instagram.

Para saber como desconectar o Instagram do Facebook, veja o passo a passo abaixo para Android e iOS (iPhone).

Desvincular Facebook do Instagram no Android

  1. Abra o aplicativo do Instagram e abra o seu perfil utilizando o menu na parte inferior da tela;
  2. Abra as configurações do aplicativo, clicando nos 3 pontos verticais localizados na parte superior direita da tela;
  3. Clique em "configurações" e, depois, em "conta";
  4. Selecione "contas vinculadas" e encontre o Facebook;
  5. Vá na opção "desvincular".

Ainda nas configurações da conta, você poderá vincular ou desvincular seu Instagram de outras redes sociais e também fazer alterações de privacidade, checar sua atividade, alterar suas informações pessoais, etc.

Desconectar Instagram do Facebook no iOS

  1. Abra o aplicativo do Instragam e abra o seu perfil utilizando o menu na parte inferior da tela;
  2. Abra as configurações do aplicativo, clicando nas 3 linhas horizontais localizadas na parte superior direita da tela;
  3. Clique em "configurações" e, depois, em "central de contas";
  4. Selecione suas contas e vá naquela do Facebook;
  5. Vá na opção "remover da central da contas".

Se você deseja apenas impedir que suas postagens sejam feita automaticamente no Facebook, é também possível ir em "seu story e suas publicações" (opção localizada dentro da "central de contas") e desativar a opção.

É válido dizer que esse processo é reversível. Se você mudou de ideia e quiser reconectar as redes, veja como fazer o caminho contrário no artigo como publicar fotos do Instagram no Facebook.

Como evitar que encontrem meu Instagram

Ao desvincular o Instagram do Facebook, geralmente significa que não queremos que encontrem o nosso perfil, tão facilmente e, para isso, existem outros truques que podem nos ajudar, evitando, assim, que pessoas indesejadas tenham acesso a nossas postagens. Veja abaixo algumas dicas que poderão te ajudar.

  • Tranque o perfil: quando criamos uma conta no Instagram, qualquer pessoa que acessar o linkhttps://www.instagram.com/seunomedeusuario, isto é, o seu @ na rede, será capaz de visualizar as postagens. Para evitar pessoas indesejadas, altere as configurações e deixe seu perfil trancado para que apenas pessoas que você permitiu te seguir consigam ter acesso a seu perfil.
  • Mude o nome de usuário: se você sabe de alguém que anda entrando em seu perfil, mas que você não deseja que saiba da sua vida, uma possibilidade é simplesmente mudar o nome de usuário, assim, essa pessoa não conseguirá mais te localizar.
  • Evite usar seu sobrenome: de forma geral, encontramos pessoas em redes sociais por seus nomes, o que é possível de se fazer utilizando a barra de pesquisa do aplicativo. Para tornar difícil que encontrem seu perfil, uma boa ideia é utilizar apenas o seu primeiro nome, tornando um pouco mais difícil a busca. O mesmo vale para o nome de usuário.
  • Use um e-mail diferente: por vezes é possível encontrar perfis em redes sociais por meio do e-mail, assim, evite usar o mesmo endereço em suas contas no Instagram e Facebook. Essa mudança também pode ser positiva para aumentar sua segurança, já que será mais difícil saberem os dados de sua conta, diminuindo as chances de que você sofra ataque de hackers.

Se você já fez todas as configurações e, ainda assim, tem receio de que alguém em específico acesse seu perfil, também é possível bloquear esse usuário. Para saber como, veja como bloquear um usuário no Instagram.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desvincular Facebook do Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

ReferĂȘncias
  1. ENTENDA a curta história do Instagram, comprado pelo Facebook. G1, São Paulo, 10 abr. 2021. Tecnologia. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/04/entenda-curta-historia-do-instagram-comprado-pelo-facebook.html. Acesso em: 8 jan. 2021.