Como descobrir em qual CPF está cadastrado o chip

Como descobrir em qual CPF está cadastrado o chip

Os cartões SIM, também chamados de chips, são um pequeno cartão que colocamos em nosso aparelho celular e cujo nome original significa "módulo de identificação do assinante", traduzido do inglês "subscriber identity module". Como o nome do chip indica, sua função é de identificar cada assinante, ou seja, cada cartão SIM está necessariamente vinculado ao nome de uma pessoa. Por vezes temos um chip que precisamos cancelar ou apenas saber se está efetivamente no nosso nome mas não sabemos quais são as possíveis formas de descobrir essa informação. Se você usa uma linha portátil de celular e quer saber como descobrir em qual CPF está cadastrado o chip, leia esse artigo do umCOMO e esclareça sua dúvida.

Como saber em qual CPF está cadastrado o chip

Antes de saber como saber em qual CPF está cadastrado meu chip é importante você ser informado de que todos os chips vêm sem cadastro algum e que você teve que escolher um CPF para cadastrar a linha antes de começar a usá-la, ainda que faça anos e não se lembre. Com isso, queremos dizer que, caso você não tenha trocado o chip com alguém nem nada do tipo, o mais provável é que a linha esteja no seu nome.

Quando nosso celular é perdido ou roubado e queremos manter o mesmo número, há a possibilidade de cancelar o chip antigo e adquirir um novo com o mesmo número. Para isso é necessário saber o CPF da pessoa no nome da qual o número está cadastrado, evitando assim que outras pessoas alterar linhas alheias.

Visto que as operadoras não podem fornecer o número do CPF de ninguém dada a importância desse documento e os problemas que uma divulgação do tipo pode causar, você terá que recorrer a outro meio para descobrir a informação. Para isso, primeiramente você deve entrar no site Cadastro Pré e selecionar a aba de consulta, então, digitar o seu CPF e esperar o resultado.

Importante: o procedimento acima apenas pode ser realizado com linhas pré-pagas. Caso o plano que você utilize seja pós-pago, não aparecerá como resultado na pesquisa com CPF.

Se além do CPF cadastrado você também não sabe o número telefônico vinculado ao chip, veja também como saber o número do seu chip.

Como cancelar o cadastro de um chip

Se você está pensando em trocar de operadora ou apenas quer trocar de número por algum motivo, às vezes é necessário cancelar o cadastro de um chip, principalmente se você tiver um plano pós-pago, já que o plano continuará sendo cobrado enquanto você não avisar que deseja cancelá-lo. Veja abaixo o que se deve fazer de acordo com cada operadora telefônica:

  • Vivo: ligue para o número 103 15 e peça para cancelar a linha. Caso você saiba o CPF do titular da linha, também é possível acessar o Meu Vivo, fazer login e cancelar qualquer serviço que você tenha com a empresa pela sua conta. A terceira opção é ir até uma das lojas físicas da Vivo e pedir o cancelamento do serviço.
  • TIM: ligue para o número *144 e peça para cancelar a linha. Outra opção válida para a operadora é realizar o cancelamento pelo site Meu Tim digitando o número de telefone com DDD e senha previamente definida. A última das opções é cancelar qualquer serviço da operadora em lojas físicas.
  • Claro: ligue para o número 1052 e peça para cancelar a linha. Como segunda opção acesse a página Minha Claro e realize login com seu número, de forma que a conta pode ser criada na hora caso você ainda não tenha criado. Por último, também é possível ir até uma das lojas físicas da operadora para cancelamentos.
  • Oi: ligue para o número *144 e peça para cancelar a linha. Se quiser realizar o cancelamento online, basta acessar sua conta no Minha Oi e, se sua vontade for de resolver o problema pessoalmente, basta ir até uma das lojas físicas da operadora.
  • Nextel: ligue para o número 1050 e peça para cancelar a linha.

Antes de ligar para a operadora, não se esqueça de ter em mãos suas documentos para que não faltem informações, afinal, será necessário provar que você é o responsável pelo número.

Já que cada operadora funciona de uma forma diferente e possui seus próprios canais de contato, a forma de cancelamento dependerá de cada uma das operadoras.

Assim que conseguir cancelar a linha antiga, não se esqueça de avisar seus amigos da mudança para que não passem a enviar mensagens para o número antigo. Os números de celular, quando cancelados, passam a estar novamente disponíveis para uso e seus contatos poderão acabar enviando mensagem ou ligando para uma outra pessoa caso não sejam informados da mudança.

Dica: visto que os chips são desativados após meses sem uso, ou melhor, sem recarga, há também a possibilidade de apenas deixar de usá-lo e eventualmente o chip deixará de funcionar sem que você sofra consequências.

Como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF

Para evitar a divulgação de dados pessoais como o número de telefone de alguém, você apenas obterá como resultado a operadora à qual estão vinculados os números no seu CPF, caso haja. Vale também dizer que, já que não é possível saber o exato número e sim quais são as operadoras com as quais você tem um número cadastrado, também não existem meios de como saber quantos chips alguém tem cadastrado no CPF.

Se o seu medo em relação a ter mais chips no seu nome do que você realmente usa for em relação a chips comprados anos atrás e que há tempos você não usa mais, saiba que após alguns meses sem recarga a operadora entende que você não está mais utilizando a linha e a cancela para que o número possa ser liberado para uso de outra pessoa. Após o cancelamento, o número deverá novamente ser cadastrado, dessa vez no nome do novo usuário, o que de forma alguma irá te prejudicar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir em qual CPF está cadastrado o chip, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Bibliografia
  • ANATEL. Portal para consulta de pré-pagos por CPF está disponível para consumidores. Disponível em: <https://www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago/>. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.