Como desativar o Messenger

Como desativar o Messenger

O Messenger é um serviço instantâneo de mensagens que pertence ao Facebook. Trata-se de um aplicativo independente, que pode ser usado fora da rede social, e permite que mensagens sejam trocadas entre perfis conhecidos e desconhecidos. O problema, porém, é que existe esse vínculo entre o app e o Facebook, o que pode fazer com que, ao eliminar de vez sua conta da plataforma, você ainda permaneça recebendo mensagens pelo Messenger.

Geralmente, quem opta por excluir a conta do Facebook também deseja desativar de vez o serviço de mensagens, caso contrário o perfil permanece ativo. Porém, será que é possível eliminá-lo? Para descobrir como desativar o Messenger por meio de diferentes métodos, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO. Você verá diferentes formas de fazê-lo, e vai conhecer também um jeito de desativar o status 'ativo' ou 'conectado', seja no celular ou computador, para que você possa ficar online sem que os demais contatos se deem conta disso.

É possível desativar o Messenger do Facebook?

Para desativar o chat do Facebook, é imprescindível que você apague por completo a sua conta na rede social. O aplicativo Facebook Messenger foi desenvolvido separadamente da rede social, mas mesmo assim ambos estão relacionados, ou seja, é possível apagar o serviço de mensagens ao deletar o app do Facebook. No entanto, as mensagens que você receber na sua caixa de entrada permanecerão chegando, e você só será capaz de ter acesso a elas ao usar o computador ou ao instalar o aplicativo novamente.

No entanto, se você usou seu número de telefone para entrar no Messenger, o serviço de mensagens instantâneas será completamente independente da sua conta do Facebook. Isso significa que, ainda que você desative seu perfil, sua conta no Messenger permanecerá ativa.

Desativar o Facebook Messenger pelo celular com o perfil desativado

A maneira mais simples de descobrir como desativar o Messenger do Facebook é usando o telefone celular. O procedimento muda caso você tenha desativado previamente seu perfil na rede social ou não. Caso você tenha o feito, siga o passo a passo pelo aplicativo do Messenger:

  1. Abra o aplicativo do Facebook Messenger e entre no menu, ou seja, pressionando a foto do seu perfil que fica localizada no canto superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção "Condições e políticas".
  3. Depois, clique na opção "Desativar Messenger".
  4. Por fim, clique em "Desativar" e pronto! Você acaba de desativar o app pelo celular.

Após desinstalar o serviço de mensagens, falta apenas desinstalar o aplicativo do Facebook, seja através da App Store ou da Google Play Store, no caso de iPhone ou Android, respectivamente.

Desativar o Facebook Messenger pelo celular com o perfil ativo

Se você não eliminou previamente sua conta do Facebook, siga o passo a passo para desativar o Messenger do Facebook completamente.

  1. Acesse o Messenger e, posteriormente, o menu do app clicando na foto do seu perfil localizada no canto superior esquerdo.
  2. Clique na opção "Configurações da conta".
  3. Procure pela opção "Propriedade e controle da conta" e clique nela.
  4. Clique em "Desativação e exclusão".
  5. Vá para "Desativar ou excluir sua conta do Facebook".
  6. Clique em desativar ou excluir e selecione a opção "Ir para desativação/exclusão da conta".
  7. Escreva a senha correspondente ao seu perfil do Facebook e clique em "Continuar".
  8. Você terá que selecionar um dos motivos que irá ler na lista fornecida pelo Facebook, e clicar em "Continuar" novamente.
  9. A rede social vai tentar, por todos os meios, fazer com que você não desative sua conta. Se tiver certeza disso, ignore todas as alternativas oferecidas e clique em "Continuar" novamente.
  10. Finalmente, e na intenção de parar de receber notificações do Facebook em seu e-mail, marque a opção “Parar de receber notificações do Facebook”, e a seguir clique em “Excluir/Desativar minha conta”.

Desativar o Messenger do Facebook pelo computador

Para desativar sua conta do Facebook Messenger com o aplicativo baixado no computador, siga os passos:

  1. Escreva "Messenger" na barra inicial de busca do Windows.
  2. Selecione a opção "Desinstalar" do menu.
  3. Você vai ver uma tela de confirmação para eliminar o Messenger. Clique na opção "Desinstalar" para terminar o procedimento.

Além disso, você também pode desativar as notificações do Facebook Messenger sem possuir o aplicativo. Para isso você precisa, apenas, acessar o serviço de mensagens através do navegador e seguir as instruções:

  1. Clique no símbolo de opções localizado ao lado de Conversas.
  2. Acesse "Configurações".
  3. Acesse a opção de "Notificações do computador ativas" para desativá-las.
  4. Clique em "Confirmar".

Desative o status ativo do Messenger pelo celular

Agora que você já sabe como desativar o Messenger, talvez deseje também desativar o status ativo para se conectar ao Facebook com o único objetivo de trocar mensagens com uma pessoa específica, ou simplesmente compartilhar conteúdos sem que outros contatos vejam você online. Para fazer isso pelo celular:

  1. Acesse sua conta do Facebook Messenger pelo aplicativo, e clique em "Menu".
  2. Selecione a opção "Status ativo".
  3. A opção "Mostrar quando está ativo" vai aparecer em cor verde e mediante o botão do lado direito, o que indica que seu status aparece para todos os contatos. Pressione para colocar o botão do lado esquerdo e desativá-lo, o que vai fazer com que ele fique cinza.
  4. Uma tela de confirmação vai surgir na tela. Clique em "Desativar" e pronto!

Desativar o status ativo do Messenger pelo computador

É possível, ainda, desativar o status ativo do Messenger pelo computador por meio deste passo a passo simples:

  1. Acesse sua conta do Facebook pelo navegador.
  2. Vá até a barra do Messenger que você encontrará ao lado e clique no menu de configurações (representado pela engrenagem).
  3. Entre as opções apresentadas, clique em "Desativar status ativo".
  4. Uma janela tipo pop-up irá aparecer, com 3 diferentes opções: entre elas, clique em "Desativar status ativo para todos os contatos". Você pode personalizá-lo se quiser que alguns contatos específicos possam te ver online.
  5. Finalmente, selecione "Aceitar" para desativar definitivamente o status ativo do Messenger.

Para aprender mais sobre Como não aparecer online no Facebook Messenger, você também pode acessar esse outro artigo sobre o tema.

Se as informações aqui fornecidas sobre como desativar o Messenger do Facebook e como desativar o status do chat para que seus contatos não te vejam online foram úteis, talvez você também queira conhecer outras possibilidades:

  • Como encerrar a sessão do Facebook Messenger no iPhone.
  • Como encerrar a sessão do Facebook Messenger no Android.
  • Como recuperar mensagens apagadas do Messenger.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desativar o Messenger, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.