Como dar um tempo no Instagram

Como dar um tempo no Instagram

Desde que chegou em nossas vidas o Instagram preenche um bom espaço de tempo do nosso dia a dia. E cada vez que insere mais recursos, nosso tempo na rede aumenta, visto que antes só tínhamos o feed para rolar e agora temos também os stories, reels, IGTV, lives, ufa... e com tudo isso, é muito fácil entrar numa espiral e passar horas na rede social sem ver o tempo passar.

Esse tempo poderia estar sendo usado de outras formas, talvez, mais produtivas. Não estamos aqui para criticar o Instagram, é legal e divertido ver o que os seus amigos estão fazendo, acompanhar o dia a dia de quem a gente admira e não teria contato se não fosse por essa via, mas, afinal, será que a gente precisa passar tanto tempo nele assim por dia? Se você está se perguntando isso e quer saber como dar um tempo no Instagram, nós do umCOMO queremos te ajudar nessa missão para que você possa ver a vida fora do feed.

Como ver o tempo de uso do Instagram

Antes de descobrir como dar um tempo no Instagram, é interessante, se você ainda não viu, descobrir quanto tempo passa no Instagram. Assim você terá uma noção de quanto tempo te sobrará para fazer outras atividades no seu dia a dia. Veja como ver o tempo de uso do Instagram passo a passo:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Selecione as três barrinhas horizontais no canto superior direito na tela inicial;
  3. Selecione a opção "sua atividade";
  4. Em seguida selecione a opção "tempo";
  5. Pronto, o Instagram irá mostrar sua média diária.

Agora que você já sabe como ver quanto tempo passa por dia no Instagram, vamos às dicas do post.

Como dar um tempo do Instagram

1. Defina um lembrete de tempo diário

Se você não quer radicalizar e excluir a sua conta para dar um tempo do Instagram, você pode definir um lembrete diário de quanto tempo passou na rede social em um dia e parar de usá-la quando atingir o período estabelecido. Para fazer isso, basta acessar a mesma aba de tempo que citamos anteriormente e clicar em "defina um lembrete diário".

Se você acha meia hora, por exemplo, tempo suficiente por dia, selecione 30 minutos e quando você atingir esse limite, o Instagram te enviará uma notificação. Seja obediente com você mesmo e feche o aplicativo quando atingir o tempo, porque infelizmente o Instagram ainda não tem a opção de bloquear o uso, uma vez atingido o marco.

2. Desative as notificações

Uma das coisas que fazem a gente entrar mais no app do que deveria são as notificações, porque, às vezes, nem iríamos acessar o Insta naquele momento, mas a tela acende e você já corre para ver o que é. Para desativar as notificações do Instagram, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Selecione as três barrinhas horizontais no canto superior direito na tela inicial;
  3. Clique em configurações;
  4. Em seguida em notificações;
  5. Gerencie quais você quer receber e quais não. Se quiser não receber nenhuma, apenas acione o botão "pausar tudo".

3. Delete o aplicativo

Se você já usou os dois recursos anteriores e mesmo assim acha que é pouco para dar um tempo no Instagram sem precisar deletar a conta, uma boa opção é deletar o aplicativo do seu celular. Assim, toda vez que você quiser entrar terá que ter acesso a um computador, o que vai minimizar bastante o uso e vai fazer você se desacostumar a usar o Insta com tanta frequência.

4. Estabelecer um dia de detox

Assim como existe o movimento "segunda sem carne", para as pessoas que estão querendo caminhar para o vegetarianismo ou, simplesmente, querendo diminuir o consumo de carne, tem crescido o movimento de pessoas que escolhem um dia da semana ou, às vezes, o final de semana, para ficar longe das redes sociais.

Você pode escolher um dia da semana, por exemplo, quarta-feira, que é o meio dela, ou o que for melhor pra você e não acessar o Instagram nenhuma vez no dia estabelecido. Com o tempo você verá que não é impossível, nem imprescindível estar na rede todos os dias e, talvez, naturalmente você vá diminuir o uso nos outros dias também.

5. Dificulte seu acesso ao app

Em vez de deixar o Instagram nos seus atalhos principais do celular, experimente escondê-lo em outra página, dentro de uma pasta com outros aplicativos e se proponha a toda vez que quiser acessar, ter que fazer manualmente o caminho de procurá-lo até entrar. Garantimos que você vai ficar com preguiça e com o tempo vai acessar bem menos o app.

6. Preencha o tempo com outra atividade

Por que antes de começarmos com as dicas de como dar um tempo no Instagram nós sugerimos que você visse quanto tempo você passa nele por dia?

Porque assim você vai saber quanto tempo terá por dia para dedicar-se a outras atividades e escolher bem o que vai fazer com esse tempo. Por exemplo, se você passa meia hora por dia, pode ler um livro todo dia durante esse período.

Se você passa duas horas por dia, pode dedicar-se a fazer algum esporte ou estudar alguma coisa. Pode parecer besteira, mas você verá como se sentirá melhor usando seu tempo para fazer algo que te acrescente bastante em lugar de estar rolando o feed ou assistindo stories.

Como desativar o Instagram temporariamente

7. Desativar o Instagram temporariamente

Se nada disso funcionar, e você ainda assim se vir viciado no Instagram há a opção de desativar a sua conta por um tempo. Se você se pergunta como desativar o Instagram pelo celular, saiba que, usando o app, esse recurso só está disponível pelo computador, mas para burlar isso, você pode fazê-lo também abrindo o Instagram no navegador do seu celular. Dito isso, se você quer saber como desativar o Instagram temporariamente, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Instagram pelo computador ou pelo navegador do celular;
  2. Clique na sua foto de perfil e em seguida em configurações;
  3. Vá em editar perfil, role a tela até embaixo e clique em "desativar minha conta temporariamente".

Tenha em conta que você só pode fazer esse processo uma vez por semana. Para voltar a ativar a conta, basta acessar o aplicativo e colocar sua senha, que tudo voltará a ser como antes.

Cada vez mais o Instagram vem pensando em recursos para cuidar da saúde mental dos seus usuários. Uma delas é o recurso de ocultar os likes, se você quiser saber como ocultar as curtidas do Instagram, acesse nosso outro artigo.

VĂ­cio em redes sociais: consequĂȘncias e como lidar com ele

O vício em redes sociais pode ter efeitos negativos significativos, como:

  • Isolamento social e negligência de relacionamentos pessoais;
  • Redução da produtividade no trabalho ou estudos;
  • Distúrbios do sono;
  • Ansiedade, depressão e baixa autoestima;
  • Falta de concentração e capacidade de foco;
  • Problemas de saúde mental.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando um vício em redes sociais, é importante buscar ajuda e implementar medidas para reduzir o uso excessivo dessas plataformas. Algumas estratégias úteis podem incluir:

  • Definir limites de tempo para o uso de redes sociais diariamente;
  • Desativar notificações desnecessárias;
  • Estabelecer períodos de "desconexão" durante o dia;
  • Encontrar atividades alternativas para preencher o tempo;
  • Buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.

Se o vício estiver causando sérios problemas em sua vida ou na vida de alguém, não hesite em procurar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta especializado em vícios digitais e saúde mental. No seguinte artigo de Psicologia-Online você poderá entender melhor as consequências do vicío em redes sociais e como tratá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar um tempo no Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.