Outros Segurança na Internet

Como criar uma chave pública

Daniela Amadeu
Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como criar uma chave pública

O uso de chaves para a encriptação e decriptação de dados é muito comum em meios onde a segurança precisa ser reforçada. Atualmente usuários comuns que sabem como criar uma chave pública e privada já fazem uso desse importante adicional de segurança. Aprenda aqui no UmComo como criar uma chave pública.

Passos a seguir:
1

Introdução

A criação de uma chave pública é idêntica no Windows e no Linux. No final da explicação no Linux, será mostrado como criar suas chaves no Windows. O software usado é o mesmo e os comandos também.

Será listado inicialmente a criação de uma chave pública no Linux.

As chaves são responsáveis por cifrar os dados, assim quem possui a sua chave privada irá decifrar os dados contidos naquela mensagem. Vale lembrar que também existem chaves de autenticação, que tem outra finalidade.

2

Para criar uma chave pública no Linux é preciso baixar o software responsável por realizar essa tarefa, o gnupg.

3

Após instalado, rode no terminal como usuário comum o seguinte comando: gpg –gen-key

4

Será perguntado sobre qual opção de chave deseja gerar. Se você pretende criar uma chave para cifrar suas mensagens, escolha a opção 1.

Como criar uma chave pública - Passo 4
5

Em seguida você irá informar o número de bytes que sua chave terá, normalmente informa-se 2048; mas você pode informar muitos mais bytes ou então menos.

Informe agora a validade da sua chave. Fica a seu critério informar se ela vai durar alguns dias, meses, ano ou nunca irá expirar. Isso realmente vai depender muito do seu objetivo ao gerar essa chave. Se você estiver apenas conhecendo, experimentando, crie uma chave que expire dentro de alguns dias, pois assim você poderá criar algo mais aprimorado após obter conhecimento e prática na criação de chaves e envio de e-mails cifrados.

Como criar uma chave pública - Passo 5
6

Agora você irá informar seu nome completo, seu e-mail e uma senha para sua chave. É importante lembrar que: se você escolheu uma chave de 2048 bytes, nada mais justo que abrir um gerador de password como o Keepass e criar uma senha bem forte, de 20 caracteres para mais. Capriche na segurança!

7

A partir daqui sua chave será gerada, o gnupg irá pedir para que você faça alguma atividade enquanto ele gera os bytes, para que suas atividade forneçam a ele o máximo de entropia possível. Quanto mais caos, desordem, mais segura sua chave será.

Como criar uma chave pública - Passo 7
8

Quando sua chave estiver pronta, você poderá usá-la para cifrar e-mails. Você poderá usar softwares que leem e-mails como o Outlook ou Thunderbird. Eles encriptam suas mensagens.

Para encontrar sua chave no Linux, visualize arquivos ocultos, suas chaves estarão na pasta .gnupg; sua chave privada será a secring e a pública será a pubring. Você pode mudar o nome das chaves se desejar, desde que não se confunda sobre qual é a chave pública (a que você deve distribuir; e a privada, a que deve ficar consigo em sigilo).

9

Para criar seu par de chaves no Windows, faça o download do Gpg4win: http://www.gpg4win.org/

Serão exibidas várias opções de download, aqui será usada a versão para o prompt de comando, que funciona de modo idêntico ao do Linux. Se você preferir usar o software em sua versão gráfica, pode optar pela versão de 30MB.

10

Todos os comandos no prompt do Windows são os mesmos que os usados no Linux. O funcionamento é exatamente o mesmo. Terminada a criação de suas chaves, você pode usar o Outlook para cifrar seus emails.

Boa sorte!

Como criar uma chave pública - Passo 10

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar uma chave pública, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ueliton Alves dos Santos
Na etapa 3 o comando correto é gpg --gen-key Para mais detalhes sobre gpg, digita-se no próprio terminal gpg --help(isso no Linux*).
1 de 5
Como criar uma chave pública