Como criar um servidor no Minecraft

Como criar um servidor no Minecraft

O Minecraft é um jogo que nos permite levar a imaginação ao limite em que o objetivo é a construção livre através de blocos. Poder jogar com amigos é um ponto forte deste jogo e para que não perca nada do jogo hoje vamos ensinar você a criar um servidor no seu computador e poder jogar com os seus amigos. Continue lendo este artigo do umComo sobre como criar um servidor no Minecraft. Várias são as maneiras de como o poderá fazer, sendo que aqui vamos ensinar a maneira mais simples e apenas para funcionar na nossa rede de casa.

Passos a seguir:
1

O que é necessário:

Minecraft Server - Neste tutorial vamos ensinar você a criar um servidor dentro da rede local, sendo que para criar um para o exterior é aplicado o mesmo processo com a diferença que é necessário um IP externo e caso tenha um router em casa poderá ser necessário abrir a porta do router.

2

Para que possa obter o Minecraft Server vá no Site Oficial, clique onde diz "Download" e na página que abrir procure a zona onde diz "minecraft_server.XX.jar" (O "X poderá variar dependendo da versão do jogo") e clique aí, isto irá baixar o versão server do Minecraft.

3

Quando acabar de baixar o ficheiro crie uma pasta e insira o ficheiro que baixou lá dentro.

De seguida abra o ficheiro que meteu dentro da pasta e espere que acabe de criar todos os ficheiros necessários. Assim que ficarem quatro ficheiros na pasta poderá seguir para o próximo passo.

4

Agora abrimos com o Bloco de Notas o ficheiro "eula.txt" e deverá alterar onde diz "eula=false" para "eula=true" e gravar as alterações.

5

Agora deverá voltar a abrir o "minecraft_server.1.9.jar" para acabar de criar os restantes ficheiros e pastas que ainda estão em falta.

Assim que todos os ficheiros e pastas estiverem na pasta (podem confirmar vendo pela imagem abaixo) podem fechar o "minecraft_server.1.9.jar".

6

Em seguida é necessário editar o ficheiro "server.properties", mas para que o possa alterar é preciso que saiba o seu endereço de IP. Para arranjar o seu IP vá na barra inferior que se encontra na sua área de trabalho e clique com o botão direito no simbolo da rede e depois clique em "Abrir a Centrar de Rede e Compartilhamento".

7

Na janela que abrir clique em cima do nome da sua rede que se encontra a azul, e de seguida na nova tela clique em detalhes.

8

Não feche a janela de "Detalhes de Conexão de Rede", volte à pasta onde está o Servidor de Minecraft e abra o ficheiro "server.properties" com o bloco de notas.

Aqui neste ficheiro é necessário realizar duas alterações, a primeira é adicionar à frente de "ServerIP=" o "Endereço IPv4" que se encontra na janela de "Detalhes de Conexão de Rede". Este vai ser o endereço utilizado para conectar nos computadores que estiverem ligados à sua rede.

Outra alteração que precisa de fazer é mudar onde diz "online-mode=true" para "online-mode=false", esta alteração vai permitir que jogue numa rede local sem acesso à internet.

9

Agora guarde o ficheiro e está pronta a configuração de Servidor. Basta abrir o "minecraft_server.1.9.jar" e deverá correr sem problemas

Assim que o servidor estiver carregado abra o jogo e vá em Multiplayer --> Conexão Direta. Onde diz "Endereço do Servidor", abaixo da caixa de texto, insira o mesmo endereço de IP que foi inserido no ficheiro "server.properties" e clique em "Entrar no Servidor" e pronto, está feito.

Agora poderá dar esse endereço de IP ás pessoas que estiverem ligadas à mesma rede e assim elas vão poder jogar com você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um servidor no Minecraft, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.