Como criar um GIF com o Paint

Como criar um GIF com o Paint

GIF é uma abreviatura de Graphic Interchange Format (formato para intercâmbio de gráficos). Os gifs tornaram-se muito populares devido à sua diversidade e versatilidade por apresentarem uma pequena animação. Existem várias formas de criar um gif, mas poderão se tornar complicadas e a maioria são de custo elevado. O Microsoft Paint é um programa que está associado ao sistema operativo Microsoft Windows e de fácil manuseio por isso o umComo.com.br ensina-lhe neste artigo como criar um GIF com o Paint.

Passos a seguir:
1

Na barra de tarefas clique em "Início" e pesquise por "paint". Em seguida irá encontrar o programa e abra-o.

2

Para fazer um gif animado é necessário gravar várias imagens (que vão representar as frames) todas do mesmo tamanho. Para isso irá definir um tamanho para a sua tela. No menu "Inicio" selecione a opção de mudar de tamanho. Tem a opção de inserir através de pixeis e de percentagem, a altura e a largura e ainda uma checkbox para manter a relação de aspecto.

Crie a imagem ou cole a foto que pretende para a primeira frame.

3

Agora irá salvar a imagem assim que estiver finalizada. Para isso vá a "Arquivo" e depois "Guardar Como". Selecione a opção "imagem GIF", pois o programa que irá usar de seguida só aceita imagens em extensão GIF.

4

Altere a sua imagem ou cole outra foto e salve com outro nome("Guardar como" no menu de "Arquivo") e guarde-a em GIF, esta irá ser o segundo frame.

5

Para elaborar o gif é necessário um programa de livre uso UnFREEz, faça uma pequena pesquisa para o encontrar, baixe-o e instale-o.

Com duas imagens salvas (ou mais) vá a pasta que as guardou e arraste-as para o programa UnFREEz.

6

Frame delay é o tempo (centésimos de segundos) que cada imagem se mantem até ir para a seguinte. As imagem depois de listadas dentro do UnFREEz e na ordem certa troque o valor para o que achar conveniente.

7

Por último clique no botão "Make animated GIF" do programa UnFREEz , nomeie e dê uma localização ao seu gif. Observe posteriormente como ficou a sua animação.

8

Veja nossos outros artigos com dicas úteis sobre imagens gráficas:

  • Como fazer um gif no photoshp CS6
  • Como colocar uma imagem no Paint

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um GIF com o Paint, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.