Partilhar

Como criar um blog de culinária

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como criar um blog de culinária

Gosta de cozinhar? Gosta de ler blogs de cozinha e descobrir novas receitas? Gostaria de converter sua paixão pela cozinha em um negócio? Certamente você já ouviu dizer que há muita gente que consegue ganhar dinheiro através da Internet com blogs ou sites, de maneira que, se quer converter sua paixão pela cozinha em dinheiro através de um blog, agora pode consegui-lo seguindo estes passos e, antes que se dê conta, verá em funcionamento seu próprio site. Em umComo.com.br explicamos pra você como criar um blog de culinária.

Também lhe pode interessar: Como criar um blog com o Blogger

Nome de domínio e hosting

Como quer que conheçam você? O domínio é seu endereço único na web, é o nome que se encontra na barra de endereços do navegador e que permite que você seja conhecido na Internet. O domínio perfeito deve ser adaptado ao seu produto e ser fácil de lembrar, por isso para escolher o nome perfeito recomendamos um brainstorming com o máximo número possível de opções para escolher a melhor. Uma vez que tenha pensado em alguns nomes, em GoDaddy poderá ver se o domínio está disponível.

O seguinte passo consiste em contratar um alojamento web para seu domínio, ou seja, um serviço de hospedagem de sites. GoDaddy também tem serviços de hospedagem a bom preço e, ainda que ofereça os dois serviços de forma separada, existem packs ou planos adaptados que incluem ambas opções.

Para a criação de um blog pessoal talvez a opção "Economy" seja a melhor para se iniciar, pois implica um gasto mensal muito acessível.

Como criar um blog de culinária - Nome de domínio e hosting

Instale o seu modelo

O seguinte passo consiste na criação do blog ou site em questão, mas ninguém pede que se tenham conhecimentos técnicos. Por esta razão GoDaddy põe à nossa disposição uma galeria de modelos adaptáveis sobre os quais pode basear o seu site. Há muitas opções disponíveis, ainda que também exista a possibilidade de utilizar um modelo do Wordpress, que é um software orientado para blogs e pequenas empresas muito fácil de usar e instalar em seu site.

O software do Wordpress oferece uma solução intuitiva e que inclui serviços relacionados com o hosting e a segurança. Além disso, GoDaddy oferece a possibilidade de contratar uma solução Wordpress para seu site. A seguir, podemos observar as diferentes opções que oferecem, ainda que para se iniciar no mundo dos blogs recomendamos o plano básico.

Como criar um blog de culinária - Instale o seu modelo

Personalize e coloque a funcionar

Uma vez que tenha chegado a este ponto, já tem o seu próprio blog de culinária, agora já pode compartilhar as suas melhores receitas com o resto do mundo e começar a ganhar dinheiro com seu site.

Mas antes de começar a cozinhar, é recomendável que dedique um tempo a personalizar seu site, já que, tanto se usa um modelo do GoDaddy como do Wordpress, a aparência de seu blog será o mesmo que os outros. Para fazer seu site diferente dos outros, tem uma série de temas e plug-ins que pode incorporar ao seu modelo, conseguindo um aspecto personalizado e único. Há diferentes temas recomendáveis que, além disso, pode combinar com diferentes molduras e cores.

Além dos temas dos modelos, recomendamos o uso de fotografias, tanto dentro das receitas ou artigos como para deixar o site mais bonito. Para incorporar imagens no blog, pode utilizar o Shutterstock, que oferece uma infinidade de imagens que podem ser utilizadas no site, sem problemas de copyright e a um preço muito acessível. Verá como suas receitas serão ainda melhores combinadas com imagens!

Agora só falta começar a postar suas deliciosas receitas em seu blog!

Como criar um blog de culinária - Personalize e coloque a funcionar

Dicas para criar um bom conteúdo

Como bem dizem os representantes do Google: o conteúdo é o rei, por isso cada uma das receitas e artigos que postar em seu blog de cozinha devem ser excelentes. Consegui-lo não é fácil, no entanto, algumas recomendações podem ajudar você a se converter em um expert:

  • Nunca plagie ou copie conteúdo, esta medida é penalizada pelo Google afetando seu posicionamento no buscador, o que deixará mais difícil que possa ter sucesso. O conteúdo que publica deve ser sempre 100% original.
  • Publique com frequência, deste modo o Google terá você bem mais em conta, favorecendo sua posição nos buscadores.
  • Preste atenção no que escreve e leia muito bem antes de publicar, certificando-se de que não há erros de ortografia, o que daria um mau aspecto ao seu blog de cozinha.
  • As explicações de suas postagens devem ser claras, não se esqueça da importância de dar uma boa receita.
  • O texto tem que ser de qualidade e de pelo menos 300 palavras, o mínimo recomendado pelo Google.
  • Olhe as tendências no Google Trends e descubra que termos relacionados com o mundo da cozinha estão na moda agora mesmo. Além disso, pode escrever a respeito de receitas populares que ajudem você a se posicionar.
  • Não se esqueça da importância de contar com boas fotos, um aspecto essencial para fazer com que um blog de cozinha consiga se destacar.

E lembre-se da publicidade

Se a meta é ganhar dinheiro com seu blog de cozinha, então não pode esquecer de um aspecto fundamental: a publicidade. Existem muitas formas de adicionar publicidade ao seu espaço, mas a mais segura e fiável é o Google Adsense, o sistema de publicidade do Google que permite a você inserir em seu site blocos de anúncios que darão rendimento com base no custo por clique, desta forma cada vez que um visitante clicar no anúncio você ganhará dinheiro. O marketing de afiliados é outra boa alternativa.

Interessante não?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um blog de culinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como criar um blog de culinária

Como criar um blog de culinária
1 de 4
Como criar um blog de culinária

Voltar ao topo da página