Como configurar o DNS

Como configurar o DNS
Imagem: blog.etonic.net

Por vezes ao acessar a internet aparece uma mensagem informando que o site não pode ser acessado. Outra situação por vezes comum é conseguir acessar o site pelo seu endereço IP mas não por sua URL. Quando situações como essa ocorrem, costumam ser problemas de DNS, que precisa ser alterado no seu sistema operacional temporariamente, ou definitivamente, para que os sites voltem a ser abertos. Se você está passando por este problema e quer saber como configurar DNS, leia aqui no UmComo.

Passos a seguir:
1

Este problema de DNS pode ocorrer tanto no Windows, Linux e Android. As dicas a seguir serão para os três sistemas operacionais citados.

2

No Windows você precisará abrir a janela de execução, pela tecla Windows + R digite ncpa.cpl, como exibe a imagem.

3

Irá aparecer suas conexões de rede, clique com o botão direito sobre qual você está conectado no momento e você irá em propriedades.

4

Em propriedades, na aba rede, desça até encontrar o protocolo tcp/ip ipv4 e clique em propriedades novamente.

5

E nessas propriedades abrirá uma janela como essa, onde bastará você marcar a opção abaixo e informar os novos DNS. Informado, clique em OK e pronto.

6

No Linux, principalmente em distribuições baseadas em Debian - que abrange a maioria dos usuários – a alteração manual tornou-se um pouco mais cuidadosa para evitar que o usuário faça alterações que não consiga reparar posteriormente.

Será necessário abrir o terminal e através do comando que segue, instalar o resolvconf

# apt-get install resolvconf

7

Abra como superusuário usando um editor de texto, este arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/head e edite-o, colocando o endereço DNS. Você pode colocar os do DNS do Google, que são 8.8.8.8 e 4.4.4.4, ou 4.2.2.2

Agora bastará salvar as edições e reiniciar a máquina.

8

No Android você precisará ir em Wi-Fi e clicar na Wi-Fi que você está conectado. Clique em Modificar rede (Modify Network)

Marque a opção Estático e a partir disso você poderá colocar o DNS, mas será necessário informar o Ip também.

Informe 8.8.8.8 e 4.4.4.4 como mostra a imagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como configurar o DNS, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.