Como compor música facilmente

Como compor música facilmente

A composição musical é uma prática que representa um desafio, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. Aprender a compor uma música de melodia agradável e interessante pode ser muito difícil para algumas pessoas. A educação e concentração necessárias para fazer uma composição bonita podem fazer com que você queira abandonar a ideia. Ainda assim, compor não precisa ser como resolver um problema matemático. Aprenda alguns passos fáceis para compor uma peça musical facilmente.

Passos a seguir:
1

Comece avaliando se você tem as características associadas a um bom compositor. Pergunte-se se tem capacidade de concentração, uma mente relativamente racional, bom ouvido e um conhecimento prático e teórico de música.

2

Ponha em dia seus conhecimentos básicos de teoria musical. Comece com o aspecto mais fundamental da música, que é o ritmo. Aprenda técnicas de vocalização, as questões estilísticas (considerações dinâmicas, tempo e limitações de gênero), e a forma de levá-los ao papel.

3

Determine que tipo de música você quer compor. Escute vários artistas e composições desse estilo de música e preste especial atenção em cada um dos detalhes da música.

4

Tente visualizar a música no papel e, se for possível, obter uma partitura da transcrição musical para poder acompanhar enquanto escuta. Isso irá dar-lhe uma boa ideia por onde começar. Comece com uma melodia e passe para a parte de apoio.

Imagem: brunofrancesco.com.br
5

Obtenha um teclado, piano ou violão, já que será a forma mais fácil de escrever sua obra musical. Após decidir o gênero e a instrumentação, compre um programa de composição musical para tornar mais fácil o processo (são especialmente úteis para os compositores iniciantes). O mais recomendável será avançar através da escrita das partes. Trabalhe em sua obra em pequenas seções, com uma introdução, um desenvolvimento e um bom final.

Imagem: temdownloadsgratis.com
6

Leve o seu tempo para avaliar o que escreveu todos os dias após escrever. Escute sua própria música esteja certo de percorrer cada parte e tocar o que está escrito para ficar intimamente familiarizado com isso. Se estiver escrevendo para um só instrumento, depois escreva algo que possa ser ligado a outro.

7

Inscreva-se em um curso de composição musical em uma universidade ou em um conservatório de música. Você também poderia considerar um curso online de composição, se não tiver acesso a um curso universitário. Comece com algo pequeno (uma composição de uma página) e sua forma de trabalho acabará servindo para composições maiores.

Leitura complementar: Como escrever uma música

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como compor música facilmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Conselhos
  • Junte-se com amigos e toquem o que você está compondo em grupo.
  • Você precisa ter conhecimentos de solfejo e harmonia para compor algo para vários instrumentos se quiser obter um bom resultado.