Como cobrar uma pessoa pelo WhatsApp

Como cobrar uma pessoa pelo WhatsApp

Ter dívidas não é legal, mas muito pior do que ter dívidas é ter alguém devendo para você. Na hora de emprestar, a pessoa vem com educação mas, na hora de pagar, some e nunca mais fala nada. No entanto, se você está precisando do pagamento e sente falta desse dinheiro, é importante saber cobrar a pessoa e ter as melhores técnicas na hora de ser um cavalheiro dos credores. Afinal, não se pode ser grosso em demasia, mas deve-se mostrar austeridade e compromisso com a pessoa que está te devendo.

Nesse artigo do umCOMO, queremos te explicar como cobrar uma pessoa pelo Whatsapp e como cobrar as pessoas com elegância e fineza para que não saia como o sacana da história. Continue lendo para entender melhor e para receber o seu dinheiro sem perder as amizades por causa de dinheiro.

Como cobrar uma pessoa educadamente

Para cobrar uma pessoa educadamente, você deve buscar sempre as melhores palavras e as melhores maneiras de buscar a conformidade nos conflitos para redução de danos sociais. Uma das primeiras coisas a serem analisadas nesse momento é a quantidade de dinheiro do empréstimo que a pessoa deve para você. Isso muda o tom da conversa e também o nível de seriedade que deve ser utilizado na hora de debater esse tema, certo?

Se a dívida for pequena, aborde a pessoa com informalidade e no bom humor, sem humilhar a pessoa e com muito respeito, geralmente através de piada. No entanto, se a quantia for mais alta do que o aceitável, é necessário tratar do assunto com determinada seriedade. Contudo, evite ser excessivamente sério e não parta para o lado da ostensividade ou mesma de cobrança coercitiva. Mas, de qualquer maneira, é importante dizer as coisas de maneira séria. Marque uma conversa, não seja agressivo e pergunte honestamente se a pessoa irá pagar, quando ela irá pagar, sem exigências ou coerções.

Só que determinadas pessoas acabam sempre "se esquecendo" das suas cobranças e nessas horas você precisa intensificar as cobranças. Além de ser educado, você não pode mentir sobre o valor da dívida, não deve aplicar juros não avisados. Isso seria injusto e vai acabar afastando o devedor, assim como a sua grana. Portanto, não aumente o valor da dívida indevidamente.

Leia também: Como pedir dinheiro emprestado a um amigo

Como fazer um cobrança pelo WhatsApp

O melhor jeito de fazer uma cobrança pelo Whatsapp depende de quem é a pessoa que você está cobrando. Se quem você está cobrando não é uma pessoa próxima, as mensagens devem ser sérias - evite áudios, pois estes geralmente estão carregados de intenções e entonações que podem causar problemas, sem erros de português, claras e elegantes.

Caso a pessoa torne a fugir, faça ligações buscando-a. Dessa maneira, você poderá encontrá-la mais rapidamente e poderá conversar com ela. Explique que está necessitado do dinheiro e que o empréstimo foi um combinado. Caso a pessoa te bloqueie, peça para amigos falarem com ela ou ligue diretamente no número pessoal, explicando que era um combinado e que aquela grana realmente faz diferença.

É importante que você tenha os registros no Whatsapp tanto do empréstimo quanto da cobrança para que em caso de cobrança na Justiça Brasileira, possua provas e indícios de que o dinheiro realmente foi emprestado. Se o valor emprestado foi razoável e o devedor preferiu não pagar, saiba que você pode entrar com uma ação no Juizado de Causas Menores e pode exigir o seu pagamento através da justiça brasileira.

Leia também: Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome

Frases para cobrar alguém

Para fazer com que a sua cobrança seja um sucesso e que não precise de medidas drásticas ou perder a amizade, temos aqui algumas indiretas e diretas para que paguem o que lhe devem e o empréstimo seja finalmente quitado. Essas frases vão fazer a pessoa se tocar de que é uma cobrança e se sentirão pressionadas psicologicamente para pagar a dívida:

  • "Nossa, eu ando tão sem dinheiro ultimamente... Não sei o que está acontecendo, mas não estou conseguindo comprar nada."
  • "Lembra daquele dinheiro que te emprestei? Você conseguiu resolver o seu problema?"
  • "Putz... Deixei minha carteira em casa! Será que não tem como tu me pagar essa?"
  • "É muito bom ter amigos em quem você pode confiar, não é? Lembra daquela vez que te emprestei uma grana? É pra isso que amigos servem."
  • "Será que tem como você me pagar aquela grana que te emprestei, por favor? Dessa vez sou eu que estou precisando."
  • "Nós estamos com as contas em dia? Lembro que rolaram uns empréstimos entre a gente, nós poderíamos acertar, né?"
  • "Então, estou passando por um momento financeiramente complicando. Queria saber se tem como você me pagar aquela grana que te emprestei, por favor. Estou precisando"

Essas frases são indiretas para quem está precisando ser pago.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cobrar uma pessoa pelo WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.