Como clarear fotos escuras

Como clarear fotos escuras

Fotografar é uma atividade muito interessante e prazerosa, principalmente por aprimorar a ideia de que fotos são imagens que para serem bem capturadas, precisam ser estudadas antes de se fotografar. Ter uma boa iluminação, um bom plano de fundo, tudo isso é fundamental para que o resultado final seja o melhor possível. Às vezes a imagem é perfeita, mas o resultado final fica muito escuro, com pouca iluminação e assim não é possível enxergar com tanta precisão o número de detalhes que uma imagem pode conter. Nesses casos é necessário mexer no contraste da imagem para iluminá-la mais, é uma tarefa bem simples, mas que requer alguns cuidados para que não apareçam distorções na imagem. Se você quer saber como clarear fotos escuras sem perder a qualidade original, neste post do umCOMO te damos algumas opções simples para aperfeiçoar as suas imagens.

Como clarear fotos escuras com o Gimp

Clarear fotos escuras é uma tarefa bem simples e atualmente qualquer software de edição de imagem pode fazer esse serviço com uma qualidade impressionante. Um bom programa para clarear fotos escuras é o Gimp, que você pode instalar gratuitamente nesse site: http://www.gimp.org/ (o Gimp é multiplataforma).

Para baixar o programa, basta clicar no botão de download no site indicado e, quando estiver terminado, executá-lo e seguir as instruções e abri-lo ao fim da instalação. Se você não costuma mexer com programas novos e está tendo dificuldades para instalar o Gimp, veja como instalar e desinstalar programas no PC, o que pode ser útil caso você não se adapte ao programa e queira futuramente removê-lo do seu computador.

Agora que tudo já está pronto, vejamos como clarear fotos escuras usando o Gimp. Siga os seguintes passos:

  1. Abra a imagem que você deseja alterar no programa e clique em Cores;
  2. Desça até a opção "Brilho e contraste";
  3. O ajuste do brilho funciona da seguinte forma: se arrastado para a esquerda, a imagem perde o brilho, portanto escurece; se arrastado para a direita, a imagem ganha brilho, portanto clareia. Por padrão o brilho e contraste sempre estarão centralizados, o que significa que a imagem está inalterada;
  4. O ajuste do contraste é: se arrastado para a esquerda ele perde o contraste, portanto a imagem clareia; se arrastado para a direita a imagem ganha contraste, portanto a imagem escurece. Um bom ajuste no Gimp funciona aumentando o brilho e reduzindo o contraste.

Veja abaixo o resultado da imagem depois da edição com o Gimp.

Clarear foto online com o Fotor

O Fotor é um site que permite a edição de imagens sem que seja necessário baixar um programa para clarear fotos, além de permitir outras alterações como recorte e redimensionamento. Para utilizar a ferramenta, primeiramente você precisará acessar o Fotor, depois, siga os seguintes passos:

  1. Selecione a opção "Editar uma foto";
  2. Clique no ícone + e vá até a pasta onde se encontra a imagem que você desejar alterar, selecionando-a;
  3. no menu de opção localizado do lado esquerdo da tela, selecione a opção "Básico";
  4. Irá aparecer os ajustes do brilho e contraste, de forma que aumentar brilho clareia a imagem e reduzir contraste. Faça os seus ajustes necessários e em seguida salve;
  5. Quando você tiver satisfeito com as alterações, salve a imagem selecionando a opção na parte superior da tela, escolhendo também em que pasta e com que nome deseja salvar o arquivo editado.

E pronto, abaixo nós temos o resultado da imagem editada no Fotor ao lado da mesma sem brilho.

Importante: para conseguir baixar os arquivos editados após clarear foto, é necessário criar uma conta e fazer login no site, ainda que seja uma ferramenta gratuita. É possível criar sua conta utilizando uma previamente existente do Facebook e, caso não for mais utilizar o site, você poderá deletá-la logo em seguida, o que também irá desvincular seu Facebook do site.

E aí, gostou? É possível clarear imagens bem mais escuras, mas para isso é preciso fazer outros ajustes para que não haja distorções na imagem. Uma boa fotografia é aquela que:

  • Enaltece as qualidades da paisagem;
  • Não perde a beleza da imagem original.

Como clarear uma imagem no Word

O Word é um programa que faz parte do Pacote Office, sendo muito utilizado principalmente para a elaboração de textos e de apresentações, o que pode incluir gráficos e imagens. O que poucos sabem é que, além das funcões citadas, o Word também é capaz de editar imagens e poupar o trabalho de termos que alterá-la em outro lugar para então importá-la para o arquivo .doc.

O clareamento de fotos com o Word é feito seguindo os seguintes passos:

  1. Com um arquivo do Word aberto, vá no menu superior e selecione a aba "Inserir", optando pela inserção de uma imagem;
  2. Procure a imagem que deseja em seus arquivos e, assim que for exibida no arquivo, clique com o botão direito e selecione "Formatar imagem";
  3. No menu de opções para edição da imagem, selecione a opção "Brilho" e ajuste de acordo com sua necessidade.

Além de alterar o brilho, você também poderá utilizar efeitos, recortar a imagem, inserir bordas e sombras.

Se você ainda não tiver o Word instalado em seu computador, veja como editar imagens no Word.

Como clarear foto no Photoshop

O Photoshop é o mais conhecido dentre os programas de edição de fotos, podendo ser utilizado tanto para coisas básicas, como clarear fotos, quanto para edições mais elaboradas e profissionais. Para aprender como clarear uma foto utilizando esse programa, veja abaixo o passo a passo:

  1. Com o Photoshop aberto, escolha em seus arquivos a imagem que deseja clarear.
  2. No menu superior do programa, vá em "Image", então em "Adjustments" e, por fim, em "Shadow/Highlight";
  3. Vá arrastando o cursor do computador para a direita, clareando a imagem até estar satisfeito com o resultado, sendo que a mudança será mostrada conforme você for fazendo alterações;
  4. No menu principal na parte superior da tela, vá em "File" e selecione "Save", escolhendo a pasta e o nome com o qual deseja salvar o arquivo.

Há ainda outra opção de clareamento de imagem com o mesmo programa, veja abaixo como fazer:

  1. Também com o arquivo de imagem já aberto no Photoshop, vá em "Image", então em "Adjustments" e, por fim, em "Levels";
  2. Vá mexendo o cursor para a esquerda até estar satisfeito com o clareamento da imagem;
  3. No menu principal na parte superior da tela, vá em "File" e selecione "Save", escolhendo a pasta e o nome com o qual deseja salvar o arquivo.

Dica: caso você esteja procurando um bom editor de imagens para celular, existe um aplicativo que, assim como o Photoshop, é do Adobe. Disponível tanto para Android quanto para iOS, o aplicativo se chama Adobe Lightroom e é ótimo para editar selfies antes de postar em redes sociais ou até mesmo fotos um pouco mais artísticas e profissionais que você tirou com o aparelho.

Ainda que clarear imagem com o Photoshop seja algo bastante simples, se você tem o programa instalado e não faz a menor ideia de como utilizá-lo, veja como usar o Photoshop para expandir suas possibilidades de edição com o programa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear fotos escuras, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.