Outros Internet no telemóvel

Como carregar bilhete único pelo celular

Samanta Fluture
Por Samanta Fluture. Atualizado: 21 novembro 2019
Como carregar bilhete único pelo celular
Imagem: sptrans.com.br

Para quem está acostumado a utilizar o bilhete único para pegar o transporte público na cidade de São Paulo, agora o procedimento de recarga do cartão está mais fácil. A SPTrans lançou o aplicativo gratuito para celular Ponto Certo Bilhete Único, que permite não apenas colocar mais dinheiro no bilhete único através de um cartão de débito cadastrado, como também consultar o saldo e acompanhar os seus gastos. Com isso, das cerca de 2,5 milhões de pessoas que utilizam diariamente o bilhete único em São Paulo (seja ele Comum, Vale-Transporte ou Estudante), muitas não precisam mais gastar tempo nas filas, fazendo do celular um posto de recarga portátil.

Este artigo de umComo.com.br irá ensinar passo a passo de como carregar o seu bilhete único pelo celular.

Também lhe pode interessar: Como usar Whatsapp web pelo Firefox
Passos a seguir:
1

O aplicativo gratuito Ponto Certo Bilhete Único pode ser baixado pela Play Store do Google. Por enquanto, o app está disponível somente para aparelhos móveis com sistema Android e que tenham a função NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade, em português), uma funcionalidade que permite a troca de informações entre o aparelho de celular e o cartão do bilhete único, apenas aproximando um do outro. Se você tiver dúvidas na hora de baixar o app, leia o artigo que escrevemos sobre como baixar aplicativos no Android.

2

Ao abrir o aplicativo, a primeira solicitação será a de que você precisa ligar a função NFC do seu celular (caso ela esteja desligada).

3

Em seguida, já com o aplicativo aberto, o celular conectado à Internet e a função NFC ligada, preencha um campo solicitando o seu email.

4

Após o preenchimento dos seus dados, chegou a hora de carregar o bilhete. Para isso, coloque o cartão próximo ao celular (na parte traseira) para que o aplicativo o reconheça. Essa "mágica" acontece devido a funcionalidade NFC, que você ativou anteriormente em seu dispositivo.

Como carregar bilhete único pelo celular - Passo 4
5

Após reconhecimento, o saldo disponível é apresentado na tela, juntamente com as opções "Recarga VT" e "Comprar créditos". Na função "Recarga VT", é possível carregar seu bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo utilizador ou pela empresa empregadora, no caso do Vale-Transporte.

Como carregar bilhete único pelo celular - Passo 5
6

A opção "Comprar créditos" é voltada para quem não possui créditos e precisa fazer a recarga do cartão com o próprio dinheiro (Comum e Estudante). Assim, será necessário fazer uma compra de créditosonline. Para isso, o aplicativo permite que você compre os créditos que precisa na hora, usando um cartão de débito, bastando você adicionar todas as informações que forem solicitadas. Lembre-se: o valor máximo de recarga pelo cartão de débito é de R$230.

Leia também: Como saber o número do bilhete único pelo CPF

7

Além de carregar o bilhete único, você também pode usar o aplicativo Ponto Certo Bilhete Único para consultar o saldo restante e todas as informações referentes ao que você já gastou.

Leia também: Como saber se o bilhete único está vinculado a empresa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como carregar bilhete único pelo celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Ale
Excelente informação! Eu não sabia que poderia recarregar com aquele aplicativo. Eu gostaria de contribuir com minha experiência! Por um mês, tenho recarregado meu Bilhete Único com um novo aplicativo que descobri neste artigo https://www.recargabilheteunico.com/recargabilheteunico-com-carregar-bilhete-unico-com-cartao-de-credito/ Felizmente, tenho me saído muito bem com essa ferramenta porque é muito fácil de usar, e também posso recarregar o cartão de transporte da minha irmã que está em Fortaleza. Eu realmente dou 5 estrelas! Espero que esta informação seja útil.
jhonny
eu to querendo me cadastrar assim fica mais facil pra eu nao perder tempo na fila de recarga so ainda nao sei como fazer esses tipos te recargas se eu ver que e bom vou dar 5 estrelas coquer duvidas ta aqui meu zapp
A sua avaliação:
veronica
. . tem que ser com cartoes de creditos ?
Allan Azevedo
Bug ou má fé? A carga máxima que a SPTRANS permite no bilhete é de R$ 130,00. Fiz a compra pelo aplicativo Ponto Certo que permite a compra no valor de 230,00 e não consigo transferir os créditos para o bilhete por esse motivo (erro SPTRANS00004). Existem vários registros de casos como o meu no ReclameAqui, e muitas ainda sem resposta. SAC da Ponto Certo não funciona. Não há resposta aos emails nem telefone. Dica: compre os creditos diretamente no site da SPTRANS.
Imagem: sptrans.com.br
1 de 3
Como carregar bilhete único pelo celular