Diagramas e gráficos

Como calcular uma correlação num gráfico de dispersão

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular uma correlação num gráfico de dispersão

Um gráfico de dispersão estabelece uma coleção de dados entre os eixos para determinar uma correlação entre as variáveis. A correlação entre as variáveis é igual à inclinação que os pontos fazem juntos no gráfico. Embora os pontos não tenham uma linha sólida com uma inclinação distinta, uma linha artificial através dos pontos aproximar-se-à a esta gradiente. Os computadores e as calculadoras gráficas desenham estas linhas, e calculam o gradiente de forma automática. Pode, no entanto, fazer este cálculo manualmente.

Passos a seguir:

1

Desenha uma linha que una cada ponto do gráfico. A linha deve apresentar uma forma oval.

2

Desenhe uma linha através da forma, dividindo-a em duas metades alongadas, com áreas iguais numa e noutra área. Esta linha é a linha do gráfico de dispersão de melhor ajuste.

3

Escolha qualquer um dos pontos desta linha. Estes pontos podem ou não ser verdadeiros pontos de dispersão. De fato, a linha pode ou não passar por qualquer um dos pontos de dispersão originais e reais.

4

Subtraia as coordenadas correspondentes ao eixo do Y. Se os pontos das coordenadas são, por exemplo: (2, 9) e (4, 15), ficará da seguinte forma: 9 - 15 = -6.

5

Subtraia as coordenadas correspondentes ao eixo do X. No exemplo: 2 - 4 = -2.

6

Divida a diferença das coordenadas de Y, da diferença das coordenadas de X. Para o nosso caso ficará: -6 / 2 = 3. Este é o declive da linha e a correlação dos pontos evidentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular uma correlação num gráfico de dispersão, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Conselhos

  • Com prática, será capaz de desenhar linhas de melhor ajuste de vista, sem juntar os pontos dentro de uma forma.
  • Este processo supõe uma correlação. Se não existir, a forma no passo 1 não será retangular, e os cálculos não mostrarão relação entre as variáveis.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular uma correlação num gráfico de dispersão