Como bloquear ligações indesejadas

Como bloquear ligações indesejadas

Os aparelhos celulares foram feitos para que pudéssemos nos comunicar com quem quer que seja a qualquer hora e em qualquer lugar. Entretanto, às vezes as coisas saem um pouco do controle e acabamos em uma situação na qual ultrapassam os limites. Seja por causa de uma pessoa específica ou por causa de uma empresa que não para de nos ligar, por vezes precisamos bloquear chamadas de um número específico para termos a tão desejada paz. Mas, nem todo mundo sabe como fazer isso já que não é sempre que esse tipo de bloqueio é necessário.

Se você está com um ou mais números te incomodando com ligações constantes e quer saber o que fazer para impedir que consigam te ligar, veja como bloquear ligações indesejadas nesse artigo do umCOMO e nunca mais passe por esse tipo de problema.

Como bloquear chamadas indesejadas pelo celular

Se você quer saber como bloquear ligações indesejadas, pode se sentir aliviado, pois existe um mecanismo em todos os aparelhos celulares que tem justamente essa função, que é como um bloqueador de chamadas de telefone fixo, mas que funciona em celulares. Ao utilizarmos o bloqueio, qualquer número que escolhamos será impossibilitado de nos ligar, de forma que não seremos mais perturbados a não ser que mudemos de ideia e voltemos a permitir ligações do contato em questão.

Como você deve saber, muitas das funções do Android também existem no iPhone e vice-versa. Entretanto, é muito comum que o método para realizar as tarefas em ambos os sistemas operacionais seja um pouco diferente. Para não deixar ninguém na mão, explicamos abaixo como bloquear chamadas desconhecidas nos dois sistemas.

Para bloquear números no Android, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra seus registros de ligações;
  2. Toque e segure no registro do número que você deseja bloquear;
  3. Selecione a opção "Bloquear número";
  4. Confirme o bloqueio.

Para bloquear números no iPhone, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra seus registros de ligações;
  2. Encontre o registro do número que você deseja bloquear e vá na opção de informações, localizada ao lado do registro;
  3. Desça a tela e selecione a opção "Bloquear número".

Se você mudar de ideia e quiser desbloquear o número em questão, basta apenas repetir o processo e selecionar a opção de desbloqueio. Caso você tenha o número que deseja bloquear salvo em seus contatos, também é possível bloqueá-lo acessando a lista de contatos.

Caso seu problema seja apenas em relação a ligações de telemarketing, existem soluções que podem te ajudar de forma mais efetiva do que simplesmente bloquear um ou outro número. Para saber o que fazer, veja como bloquear ligações de telemarketing.

Importante: é bastante possível que, por não ser um número disponível, você não consiga chegar a seu objetivo com o método acima caso queira saber como bloquear chamadas privadas. O que acontece é que, justamente por ser secreto, seu aparelho não saberá qual número bloquear.

Não me perturbe ANATEL

Os serviços de telemarketing podem ser bastante vantajosos para quem prefere resolver certos assuntos por telefone. Entretanto, para aquelas pessoas que preferem a internet ou que acham melhor ir pessoalmente até lojas para contratar serviços, receber esse tipo de ligação pode ser incômodo. Para evitar que ligações de telemarketing incomodem pessoas que não têm interesse nesse tipo de serviço, a ANATEL tem o serviço Não Me Perturbe, um site no qual você remove seu número daqueles disponíveis para empresas de telemarketing.

Para conseguir impedir ligações por esse meio, basta entrar no site e fazer seu cadastro, fornecendo alguns dados básicos para que seu número saia da lista dos acessíveis às empresas de telefonia.

É relevante dizer que o site apenas impedirá que você volte a receber ligações de telemarketing, ou seja, não é uma forma de como bloquear número privado e também não será eficaz contra o recebimento de ligações de pessoas inconvenientes que possam vir a te ligar.

Neste caso, você não precisa ter medo de realizar o cadastro e de fornecer seus dados pois o site do qual tratamos é da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e é confiável.

Bloquear chamadas indesejadas no Procon

Como você viu acima, existem formas muito simples de como bloquear chamadas indesejadas. Entretanto, isso nem sempre é suficiente. Apesar de impedir definitivamente que números específicos consigam telefonar para você, é muito comum que empresas de crédito, operadoras e outras prestadoras de serviços sejam bastante insistentes e te liguem de números distintos e, assim, você terá que ficar repetindo o processo de bloqueio de chamadas sempre.

Se você insistir em bloquear números e, ainda assim, a mesma empresa seguir te fazendo ligações e te perturbando por meio de outros números, você tem a possibilidade de abrir uma reclamação formal no Procon.

Antes de conseguir realizar a denúncia, é necessário que você cadastre seu número dentre aqueles que não desejam receber ligações de telemarketing, o que pode ser feito no site da ANATEL exibido acima ou então no próprio site do Procon. Após 30 dias, caso você siga recebendo ligações indesejadas em seu número, poderá finalmente realizar a reclamação formal.

A reclamação deverá ser feita no mesmo link de acesso do site do Procon no qual você bloqueou seu número para chamadas de telemarketing. Entretanto, é válido dizer que o Procon funciona de acordo com subdivisões estaduais de forma que você deverá acessar o site equivalente ao seu estado. No deste artigo, deixamos o acesso para o estado de São Paulo por ser o mais populoso e, consequentemente, o que pode ajudar um maior número de pessoas.

Para encontrar o site de reclamação do seu estado, procure na internet "não me ligue procon" e o nome do estado em questão.

Como bloquear número privado

Receber ligação de número privado pode ser bastante incômodo, principalmente quando as recebemos em grande quantidade sem fazermos ideia de quem está do outro lado da linha. Para conseguir impedir que esse tipo de coisa aconteça, basta ir na configurações de ligação do seu aparelho e bloquear recebimento de chamadas de números que você não tenha na agenda.

A desvantagem desse método de bloqueio de chamada é que você também não receberá outras chamadas de números que não estão salvos em seu celular e que possam ser importantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como bloquear ligações indesejadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.