Partilhar

Como aumentar o sinal de Wi-Fi

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como aumentar o sinal de Wi-Fi

Antes de começarmos esse texto o UmComo lembra que é importante que você entenda que não existe a possibilidade de “aumentar o sinal da wifi” como sinônimo de deixar a velocidade da sua internet mais rápida. A sua internet está limitada ao plano que contratou e olhe lá. Como aumentar o sinal da Wi-Fi se trata de maneiras que irão evitar que hajam interferências no seu sinal ou que você possa ajustar o local do seu roteador e obter uma qualidade superior de sinal wifi.

Também lhe pode interessar: Como configurar roteador Link One

Interferência

Dependendo de onde você more, outros sinais podem interferir na transmissão do sinal do seu roteador. Isso irá resultar numa má qualidade de download e upload. O que fazer nesse caso? Tente atualizar o firmware do roteador. O software do roteador também é atualizado, apesar de muitos ou não saberem ou simplesmente optarem por não atualizarem. Consultar o site do fabricante pode te ajudar a manter o firmware atualizado. Certamente com uma atualização a qualidade do sinal wifi irá melhor significativamente, mas é bom deixar avisado que isso não é 100% garantido em lugares como apartamentos onde a quantidade de pessoas usando roteador é muito grande e a chance de haver interferência também.

Como aumentar o sinal de Wi-Fi - Interferência

Trocar o canal

Ainda sobre a interferência entre a existência de vários roteadores em um prédio, por exemplo, o que você pode tentar fazer é usar um software para trocar o canal do seu roteador como o inSSider.

O que o inSSider faz? É um software gratuito que te permite trocar o canal de comunicação entre roteador e demais dispositivos que se comunicam por wifi.

Roteadores wifi operam em canais muito semelhantes e é isso que causa a interferência entre eles, por isso talvez seja o caso de você trocar o canal em que o seu roteador opera. O software também te dá uma visão mais clínica do que está acontecendo entre as tantas redes wifi que estão espalhadas. Vale a pena testar.

Como aumentar o sinal de Wi-Fi - Trocar o canal
Imagem: inSSider Reprodução

Distância

Se você tiver apenas um roteador em sua casa e esse roteador for responsável por “alimentar” muitos dispositivos e o lugar for muito distante, talvez seja necessário colocar um replicador de sinal. A função do replicador é bastante intuitiva: ele é responsável por replicar fielmente o sinal do roteador por mais alguns metros. Assim você terá o alcance do sinal aumentado sem perder a qualidade.

Como aumentar o sinal de Wi-Fi - Distância

Barreiras

Muitas paredes ou outras coisas que possam atrapalhar o sinal do roteador de alcançar o notebook ou o celular reduzem a qualidade da transmissão. Nesse caso o jeito é tentar por o roteador em um lugar com menos paredes ou outras barreiras possíveis. Talvez mais de um roteador também possa ajudar.

Como aumentar o sinal de Wi-Fi - Barreiras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar o sinal de Wi-Fi, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como aumentar o sinal de Wi-Fi

Como aumentar o sinal de Wi-Fi
Imagem: inSSider Reprodução
1 de 5
Como aumentar o sinal de Wi-Fi

Voltar ao topo da página