Verificar o seu processador

Como atualizar meu processador

Como atualizar meu processador

Uma forma de melhorar o rendimento do seu equipamento é atualizar seu processador. O processador é o cérebro do computador. A capacidade de atualização do processador do computador depende da placa mãe do computador. Uma placa mãe só é capaz de suportar uma faixa específica de velocidades de processador e esta faixa varia entre as placas. A maioria dos fabricantes de computadores comerciais tende a vender seus computadores com o processador instalado com uma velocidade que já está no extremo superior da faixa de capacidade, fazendo uma importante atualização do processador sem ter que atualizar a placa mãe completa. Consulte a documentação que acompanha o equipamento ou consulte o site do fabricante para ver a faixa de processadores e tipo de processador compatível com seu sistema.

Vai precisar de:

  • Chave de fenda
  • Fio terra
  • Chave de fenda pequena de ponta plana
  • Pasta térmica
  • Álcool
  • Bastonetes de algodão
Também lhe pode interessar: Como atualizar meu tablet Android

Passos a seguir:

1

Para atualizar seu processador, primeiro apague o computador e desconecte todos os cabos da parte posterior da CPU.

2

Coloque a CPU do seu computador em uma superfície plana e bem iluminada. Se possível, deve estar em um quarto sem tapetes. Isso ajudará a reduzir as possibilidades de uma descarga de eletricidade estática acidental, que pode danificar os componentes do equipamento.

3

Retire o painel de acesso lateral da CPU do seu computador. Em alguns equipamentos, talvez seja preciso tirar um ou dois parafusos da parte posterior do computador para tirar o painel de acesso. Consulte a documentação do equipamento para o processo específico.

4

Retire o ventilador do processador. O dissipador de calor é um dispositivo de cobre ou de alumínio que é fixado na parte superior do seu processador para dissipar o calor gerado quando o processador está funcionando. O ventilador conectado ao dissipador de calor ajuda a dispersar o calor que é eliminado através do dissipador de calor. Para tirar o dissipador de calor, desconecte o cabo de alimentação que leva à placa mãe, levante as duas alavancas de retenção nos lados do dissipador de calor e depois, com cuidado, levante a do processador. Se você não conseguir levantar as alavancas de retenção com a mão, cuidadosamente utilize sua chave de fenda de ponta plana para alavancar as alavancas abertas. Se você desativou a alavanca de retenção e o dissipador de calor ainda não se levanta, pode ser que esteja fundido com o processador. No entanto, há uma maneira de eliminar sem risco de danos o processador ou dispositivo dissipador de calor. Veja a seção de Conselhos para os detalhes, caso contrário proceda ao seguinte passo.

5

Levante a alavanca de retenção do processador até desativar o bloqueio do processador. Seu processador se mexerá um pouco quando levantar a alavanca. A seguir, você pode levantar o processador da base.

6

Introduza com cuidado o novo processador na base. O processador só encaixa na tomada de uma maneira, de modo que garanta que os pinos estejam alinhados com os portos na base. Não force. O processador deve cair livremente nos portos. Se você empurrar, é provável que dobre os pinos e danifique o processador. Uma vez que o processador esteja colocado corretamente, baixe a alavanca de retenção para fixar o processador da placa mãe.

7

Molhe cotonetes de algodão em álcool e esfregue com cuidado qualquer resíduo de massa térmica do dissipador de calor.

8

Coloque uma quantidade pequena de massa térmica nova no centro do processador e volte a colocar o dissipador de calor. Conecte o dissipador de calor / cabo de alimentação do ventilador de novo na placa mãe.

9

Volte a colocar o painel lateral de acesso à torre, e volte a conectar todos os cabos.

10

Ligue o computador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atualizar meu processador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos

  • Se você descobrir que seu dissipador de calor gruda no seu processador, pode diminuir a calefação de cima. A melhor maneira de fazê-lo é conectando o dissipador de calor / ventilador de novo na placa mãe. Volte a conectar o cabo de alimentação à torre e ligue o computador. Deixe funcionar durante uns 10 minutos, e a seguir, apague o computador rapidamente e desconecte o cabo de alimentação. Posteriormente, levante o dissipador de calor do processador. Utilize luvas ao fazê-lo, já que o dissipador de calor esquenta.
  • Use sempre um fio terra quando trabalhar nas partes internas de um computador.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
luiz antonio de oliveira
e pra atualisar ou trocar de processador?
Como atualizar meu processador